Olá,
Os custos operacionais, certamente devem entrar na conta de todo trader, especialmente os que fazem muito giro (day traders, saclper traders), porém deve-se colocar na balança o antendimento oferecido pela corretora, afinal, estamos todos expostos a eventuais falhas de sistema, e nessa hora ter um profissional atencioso é muito importante. E relação custo x benefício deve ser feita neste momento.
A maioria das casas negocia os custos com o cliente, dependendo do volume de operações que executa ou ainda oferecem pacotes de corretagem, enter os quais o cliente escolhe o que melhor lhe serve.
Tangente a matemática propriamente dita, considerando as operações junto com seus custos, considerando por exemplo que você vai começar fazendo DayTrade em mini contratos futuros de índice ou dólar, é ideal que você os considere para identificar o seu breakeven (ponto de equilíbrio, ou ponto zero), o valor em que sua operação te coloca no zero. Por exemplo: Se for fazer scalp trade em dólar, um tick (meio ponto) é praticamente o valor do seu custo, a patir do primeiro ponto de variação (2 ticks) você entra em zona de ganho.
Procurei ser sucinta e direta, espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida além, é só nos escrever!
Bons estudos.