Navegação

    Portal do Trader
    • Cadastrar
    • Login
    • Pesquisar
    • Categorias
    • Recente
    • Tags
    • Popular
    • Usuários
    1. Home
    2. Augusto
    • Perfil
    • Seguindo 0
    • Seguidores 27
    • Tópicos 26
    • Posts 357
    • Melhor 216
    • Grupos 1

    Augusto

    @Augusto

    admin

    Sou mestre em economia pela UFRJ com graduação pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Investimentos pela mesma instituição. Especialista em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.
    508
    Reputação
    1298
    Visualizações de perfil
    357
    Posts
    27
    Seguidores
    0
    Seguindo
    Cadastrou Última vez Online
    Website portaldotrader.com.br

    Augusto Seguir
    admin

    Melhores posts de Augusto

    • Planilha de acompanhamento dos Trades e IR (Atualizada para versão 4!! Café incluído!)

      Pessoal, essa planilha é para ajudar no acompanhanento do Trades e no IR. Qualquer dúvida que vocês tenham, me avisem. Fiquem à vontade para dar ideias que aprimorem a planilha.

      Segue o link: https://drive.google.com/file/d/0B3mcTYA6-Q84LVZnQWxtWmE5QzQ/view?usp=sharing

      Última atualização 08/08/2016 (Versão com café)

      postado em Trading Plan
      Augusto
      Augusto
    • RE: O segundo exercício está com resposta errada. O correto seria 1:4.

      Oi, Glauco! A resposta está correta. Veja só:

      A média dos ganhos é (+100 +200 +100 / 3) = 400/3 = 133,33

      A média das perdas é -100/1 = -100

      Risco neste caso vai ser 100 e o retorno vai ser 133,33. Logo, o Risco:Retorno é igual 100:133,33 ou 1:1,33.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Se tiver uma série de operações onde não foi usado o mesmo setup em todas, é correto calcular o pay

      Depende do que você está querendo responder.

      Se você quer saber o payoff das suas operações em conjunto, não teria problema nenhum de usar a série completa.

      Se você está querendo medir o payoff de um setup específico, então tem que pegar as operações daquele setup.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, Fiquei com agua na boca, a aula foi muito superficial....Por favor me indique algum materia

      Wagner, esta aula de Fibonacci vai ser aprofundada no módulo de Ondas de Elliott mais à frente! Lá vai ter mais material para se aprofundar!

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto olhando a tela pelos exemplos formulados verifiquei se colocado o inicio do ângulo no fundo

      Sim. Mas eventualmente você só vai ver a nova tendência depois de um tempo também. De toda forma, eu entendo que é possível colocar os ângulos nos principais fundos e também na tendência maior. Inclusive os ângulos podem mostrar pontos em comum.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Caro Augusto, se entendi bem a contagem e a plotagem da área serve para nos mantermos focados em sab

      Olá, Evando! A área demarcada é exatamente para ajudar na contagem. Se a virada foi com um candle baixista ou altista foi coincidência, pois foi a contagem de candles leva em consideração uma janela de 10 candles. A contagem é só mais uma ferramenta, mas é possível que você prefira olhar os padrões dos candles, como você disse.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • Renda Fixa: CDB com liquidez diária ou Tesouro Selic?

      Renda Fixa CDB ou Tesouro Selic?

      Uma dúvida muito comum das pessoas, seja por não gostarem de deixar o dinheiro imobilizado, seja para usar como margem de garantia para as operações no mercado futuro, é de qual rendimento com liquidez diária é melhor: CDB ou tesouro Selic? Ambos tem um imposto de renda (IR) que decresce de 22,5% até 15%. Até 180 dias o IR sobre o ganho é de 22,5%, de 181 a 360 dias o IR é de 20%, de 361 a 720 dias o IR é 17,5% e acima de 721 dias o IR é de 15%. Outra semelhança é que ambos são pós-fixados, um atrelado a taxa Selic e outro ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

      A diferença entre os dois tipos de investimento vai se dar na rentabilidade e no risco de crédito. O tesouro Selic vai ter um menor risco por se tratar de risco soberano, ou seja, risco do país não honrar a dívida. Um risco muito menor do que o risco de um banco brasileiro não honrar o pagamento. Entretanto, os CDBs fazem parte de uma gama de produtos que tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$250.000,00 por CPF por instituição, o que diminui o risco de investimento nesse produto.

      A rentabilidade do CDI reflete os empréstimos de curtíssimo prazo feitos entre as instituições financeiras e o seu valor é muito próximo a taxa Selic. O CDI sempre vai “acompanhar” a taxa Selic. Por exemplo: A taxa Selic oficial se encontra hoje em 14,15% a.a, o CDI está em 14,13% ao ano.

      Melhor escolha para o investidor

      Dada a cobertura do FGC, a rentabilidade vai ser um fator crucial para a escolha de muitos investidores. Por conta disso vamos responder a seguinte pergunta: Qual % CDI um CDB tem que ter para se igualar a rentabilidade do tesouro Selic? O tesouro tem taxa de intermediação de 0,3% ao ano, cobrada pela BM&FBOVESPA, independente de qual banco ou corretora você utiliza. A taxa de administração dos intermediadores costuma variar entre 0% e 0,5% ao ano.

      Utilizando a taxa Selic de 14,15% a.a, o CDI de 14,13% ao ano e utilizando um CDB de liquidez diária com vencimento em 721 dias (que não tenha cobrança de nenhuma taxa de intermediação), teremos os seguintes percentuais do CDI que se igualam a rentabilidade da taxa Selic (de acordo com a taxa de administração cobrada pela instituição):

      Assim, para uma instituição que cobra uma taxa de administração de 0,1% ao ano sobre os títulos do tesouro, o CDB equivalente ao Tesouro Selic seria de 96,8% CDI. Qualquer CDB que pague um CDI acima desse valor é mais atrativo que o tesouro Selic, pelo critério de rentabilidade.

      E aí? Tesouro Selic ou CDB?

      CDB ou Tesouro Direto?

      postado em Artigos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, Como eu operacionalizo o  do trailing stop? Abs

      Wagner, à medida que o preço for ao seu favor você vai modificando o stop na mesma amplitude. É possível você deixar isto automático pela plataforma de operação. Confere com o seu assessor este possibilidade. Se for assessorado pelo Portal AAI, manda e-mail para atendimento@portaldotraderaai.com.br que eles ajudam a explicar para a plataforma que você utiliza.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • O Brasil Tem a Maior Taxa de Juros Real do Mundo! O Que Fazer?

      Não é nenhuma surpresa que nesse momento o Brasil se encontra com a maior taxa de juros real do mundo, deixando o segundo colocado bem para trás. Em novembro de 2016, as maiores taxas reais de juros do mundo, descontando pela inflação esperada para os próximos 12 meses, foram:



      Diversos são os motivos abordados por economistas sobre a elevada taxa de juros no Brasil, passando pela alta dívida pública brasileira, pela baixa poupança doméstica..., além das questões microeconômicas. A ideia desse artigo não é adentrar a fundo sobre essas razões, mas sim entender o que devemos fazer com os nossos investimentos, dado que temos os maiores juros reais do mundo.

      A atual diretriz do Banco Central (BC), através da figura de Ilan Goldfajn, da muito mais importância ao controle da inflação do que a gestão anterior e manteve a taxa Selic em 14,25% a.a. enquanto as projeções de queda da inflação não se confirmavam. A partir do momento em que a convergência ficou clara, o BC começou o processo de queda das taxas de juros, adotando reduções de 0,25% p.p. nas últimas duas reuniões.

      Atualmente (Relatório Focus 09/12/2016), a mediana das expectativas aponta uma inflação de 4,88% para os próximos 12 meses e 4,90% para o fechamento do ano de 2017, indicando um valor bem próximo do centro da meta de inflação (4,5%). Nos meses de outubro e novembro de 2016, a inflação veio abaixo das estimativas e foram as menores do século XXI para os respectivos meses. Esses números dão indicativos que a taxa básica de juros tem espaço para cair, podendo chegar até 10,50% a.a. no final do ano de 2017, segundo o mesmo relatório Focus.

      Caso a inflação do ano de 2017 feche em 4,9% e a Selic em 10,5%, teremos uma taxa de juros real de aproximadamente 5,3% no final do ano. Caso no final do ano de 2017 a previsão de inflação para 2018 esteja ainda em 4,5%, a taxa de juros real ex ante giraria em torno de 5,75% (bem abaixo dos 8,53% que vemos no gráfico acima).

      O mercado já precificou parte da queda dos juros no curto prazo, tanto que podemos observar os títulos do tesouro Prefixado com taxas de compra em torno de 11,5%/12% ao ano e os títulos de do tesouro IPCA+ com taxas de compra em torno de 6% a.a.+ IPCA. Porém, o mercado ainda não precificou por completo todo esse movimento.

      Levando em consideração os pontos comentados e as expectativas futuras, vejo um cenário de inflação a 4,5% e taxa básica de juros em 10% no médio prazo (3 a 5 anos), o que resultaria em uma taxa real de juros em torno de 5,25%. Colocando uma banda de +- 1% p.p. para a taxa básica de juros e de +- 0,5% p.p. para a taxa de juros real, opções prefixadas que estejam pagando, para o médio prazo, pelo menos 11% ao ano de taxa nominal ou 5,75% de taxa real ainda estão bem atrativas.

      Vale lembrar que a tendência de queda deve ser ainda maior no longo prazo, tornando os títulos mais longos uma ótima opção.

      Segue abaixo as taxas de alguns produtos que estão bem interessantes hoje (15/12/2016):



      postado em Artigos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Professor Augusto:Parabéns pela aula. As informações passadas na aula são relevantes e importantes p

      Oi, Carlos! Prepara em partes. Quase todas essas certificações tem um módulo de mercado financeiro. Então certamente este curso vai te ajudar nestes tipos de módulo. Porém cada certificação tem também outros módulos mais específicos, como ética, regulação e etc. 

      No caso da certificação CNPI de analista, certamente este curso cobre grande parte do que se pede.

      Caso queira as bibliografias específicas pros módulos de uma determinada certificação, sugiro olhar no site da própria entidade.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto

    Última postagem realizada por Augusto

    • RE: Boa tarde Augusto!Estou muito feliz com sua aula, pois ela veio de encontro ao que já havia preparad

      Acho super válido esse backtest, Valdeci. Mas acho que vale ir além depois que você fizer este teste. Eu diria que é importante ter pelo menos 6 meses de operações pra testar.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, bom dia!Em mercado lateralizado, onde a variação não passa de 100 pontos para mais ou para

      Oi, Valdeci! Não sei te responder essa... Nunca operei assim. Mas eu não olharia o mercado lateral através de uma pontuação fixa. Isso vai depender da volatilidade. Talvez valha fazer a pergunta pro Sasaki, por conta dessa sua leitura de fluxo aí.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Fantástico!!!Uma sequencia de aulas que ninguém deveria perder. Paga 100% do curso.Vamos a pergunta:

      Vamos lá, Valdeci:

      1) Eu gosto da divisão em partes iguais. 5% em cada seria uma boa ideia.

      2) trimestralmente, no mínimo. Dado que os balanços são trimestrais, não faz muito sentido reavaliar em períodos menores que 3 meses.

       

      Abraços

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Grande Augusto!Podemos atualizar os números para hoje? Essa aula é de uns 2 anos atrás.Hoje, 02/2023

      Esse rascunho de dividir a taxa Selic por 100 é só uma ideia informal de verificarmos se o P/L da bolsa está muito longe do "preço justo". Não necessariamente você precisa usar isto.

      Mas vamos lá. Eu gosto da ideia de dividir pela Selic de Médio Prazo, ou a Selic esperada para os próximos anos. Assim como quando a taxa Selic estava em 2% a.a. não era sustentável, a Selic em 13,75% a.a também não me parece sustentável. Eu olharia atualmente para uma Selic de médio prazo entre 9/10% (Voc pode olhar o relátorio Focus pra fazer a sua expectativa). Isso quer dizer que se dividirmos 100/10 teríamos um P/L de 10x. E utilizando esta métrica, poderíamos dizer que a bolsa está barata dado que o P/L atualmente está próximo de 6x.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Fala Augusto, grande aula!!!Só uma dúvida: Como é que se faz o cálculo do P/L ou EV/EBITDA quando um

      Da mesma forma, Valdeci. Mas vai ficar com valor negativo. Ai cabe você analisar se este múltiplo faz sentido utilizar quando está negativo. Eu particularmente, acho que não vale.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Grande Augusto!Ótima explicação, mas fiquei com uma pequena dúvida: No último Slide você menciona qu

      Imagino que esteja comentando que 30% das ações estariam em Free Float. Mas não quer dizer que o resto das ações não possam ser negociadas em determinado momento.

      Refazendo a definição do valor de mercado para ficar mais claro: O valor de mercado é o Preço da Ação X Nº de ações emitidas.

       

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Fala Augusto, beleza!Você disse que muitos desses números / valores é possível encontrar através de

      Não necessariamente. Os múltiplos são uma forma de analisar, mas não quer dizer que os valores vão se ajustar. É importante ter uma forma de análise. Por exemplo: múltiplos de estatais sempre deram a entender que essas empresas estavam "baratas", porém estes múltiplos dificilmente foram ao encontro de empresas privadas. Isso quer dizer que é normal termos múltiplos "atrativos" para estatais e que eles tendem a continuar distante dos pares privados. A explicação disso acontecer é por conta de uma ingerência do governo nas empresas. 

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Boa tarde, em que momento eu contrato um assessor de investimento? Qual o custo de ter um assessor d

      Boa tarde, Henrique! Tudo bem? Se possível, tenha um assessor sempre! O assessor recebe pela corretora, então não tem um custo direto pra você. Os assessores costumam ter vínculo com somente uma corretora, então pode ser que você tenha procurar alguém que atende por aquela corretora.

      Eu assessoro somente pela XP Investimentos. Caso você tenha conta lá ou tenha interesse em ter uma conta (e com a assessoria do Portal do Investimento), me mande um e-mail: augusto.andrea@portaldoinvestimento.com.br

      Caso queira abrir uma conta na XP, no meu código assessor: https://cadastro.xpi.com.br/cadastro?assessor=A67704

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Boa tarde, professor!Tenho uma dúvida relacionada ao Tesouro Direto e Corretoras. Quem quiser invest

      Oi, Marcelo! Você necessariamente precisa de um intermediário, ou seja, uma corretora. Caso tenha interesse em abrir conta na XP e contar com a assessoria gratuita do Portal do Investimento para adquirir estes ativos, pode fazer a conta através deste link: https://cadastro.xpi.com.br/cadastro?assessor=A67704

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Bom dia, ugusto!Excelente aula, mas tenho uma pergunta: Por que me preocupar tanto com os movimentos

      Fala, Valdeci! Beleza?

      Os gráficos podem oferecer um bom timing para fazer seus aportes de longo prazo pois os gráficos não sobem em linha reta e ele faz "paradas" (pullbacks) ao longo da tendência. E conhecer bem a análise técnica poderá te dar esse timing melhor na hora de fazer seus investimentos (comprando nos fundos ascendentes ao longo da tendência de alta) ou para aproveitar os momentos de pânico do mercado (vendendo os topos nas tendências de baixa).

      Lembrando, são duas análises diferentes e tem gente que prefere só focar em um tipo. Ou seja, não tem certo ou errado, depende de como você prefere analisar. Eu gosto da ideia de juntar a análise fundamentalista com a técnica.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto