Navegação

    Portal do Trader
    • Cadastrar
    • Login
    • Pesquisar
    • Categorias
    • Recente
    • Tags
    • Popular
    • Usuários
    1. Home
    2. Ebecker
    • Perfil
    • Seguindo 0
    • Seguidores 4
    • Tópicos 3
    • Posts 213
    • Melhor 148
    • Grupos 1

    Ebecker

    @Ebecker

    Trader, Professor de Mercado de Capitais da FECAP, Produtor de conteúdo educacional nas áreas de trading, finanças e investimento
    329
    Reputação
    976
    Visualizações de perfil
    213
    Posts
    4
    Seguidores
    0
    Seguindo
    Cadastrou Última vez Online

    Ebecker Seguir
    admin

    Melhores posts de Ebecker

    • Vida de Trader - Expectativa vs Realidade

      Vida de Trader

      Muitos são os caminhos que trazem alguém para o mundo da especulação financeira e do investimento. Alguns são realmente vocacionados e desde jovens alimentaram o sonho de trabalhar na área financeira. Outros vislumbram a área como um caminho para conquistar a riqueza. Também há pessoas que encaram a vida de trader como uma forma de trabalhar com muita liberdade, sem estar subordinado a ninguém, sem ter que se descolar pelo trânsito pesado das grandes cidades sem muitos horários a cumprir, e há ainda aqueles que enxergam a profissão de trader como uma tábua de salvação para uma situação de desemprego.

      Independente dos motivos que fizeram alguém querer trabalhar nessa área, praticamente todos os que dão seus primeiros passos na profissão parecem compartilhar de algumas ilusões.

      A primeira delas é pensar que o trading é uma forma fácil de ganhar dinheiro. Afinal, é só colocar ordens no gráfico com uma entrada decidida por algum setup campeão, e realizar lucro quando o preço atinge o alvo estabelecido.

      Outra ilusão comum é acreditar que em pouco tempo, e com pouco esforço, poderá ficar rico. Esta ilusão, aliás, é a pior de todas, já que pode fazer com que pessoas desempregadas procurem transformar-se em traders no pior momento para se fazer isso. Uma das ferramentas vitais para o trader é o domínio psicológico. A pessoa desempregada, repleta de compromissos financeiros e sem uma reserva considerável, estará emocionalmente abalada – razão suficiente para o fracasso na nova profissão.

      Há, em torno da profissão, uma aura de luxo, glamour e riqueza que não corresponde à realidade da maioria dos traders. Contribui para isto os filmes e séries de TV, além de sites contendo inúmeros relatos de pessoas que mostram orgulhosos suas boletas abarrotadas de zeros à esquerda da vírgula, carrões de luxo e viagens à países exóticos, propagando aos quatro ventos seu mais recente gain.

      Então, cheios de esperança e já em seus passos iniciais, os candidatos, ansiosos por alcançar a tão sonhada vida de trader, começam até mesmo a fazer contas para saber quanto terão que operar para alcançar a tão sonhada independência financeira. Alguns chegam mesmo a prever a data em finalmente terão alcançado sua independência financeira.

      Com o passar do tempo, a realidade vem bater à porta mostrando que a vida de trader não é tão simples. A começar pela formação.

      Embora a profusão de vídeos e sites na internet, aprender todos os meandros da profissão requer o apoio de pessoas experientes, que já trilharam os caminhos que levam ao sucesso profissional. Estudar sozinho, embora seja tecnicamente possível, fará com que o aspirante a trader percorra um caminho substancialmente mais longo do que o necessário. Sem a visão do todo, o aluno autodidata – mesmo aquele que possui o perfil adequado para o auto-estudo – poderá pular etapas que são necessárias à fundamentação de sua formação, obrigando-o a reavaliar seu conhecimento a cada situação inédita.

      Além disso, serão necessárias muitas horas de dedicação e operação. A formação completa de um trader profissional é demorada.

      Qualquer profissão carrega as mesmas exigências. Pense em quanto tempo um médico leva para se formar, ou um engenheiro, ou mesmo um profissional eminentemente técnico como um eletricista ou um programador de computadores. Serão anos de estudo, investimento financeiro – e as mensalidades escolares não são exatamente baixas – e treinamento prático. Só então, depois de um longo período de muito esforço, o profissional começa a obter os primeiros resultados que, no começo, ainda serão tímidos.

      Por que razão, para a formação de um trader, isso deveria ser diferente? Muitas pessoas chegam despreparadas e desinformadas no mercado. Acreditam que com pouquíssimo dinheiro, um curso de final de semana e uma plataforma gratuita, serão capazes de alcançar resultados de excelência.

      Além da formação inicial, são necessárias muitas horas de prática para que se adquira a experiência que garantirá a consistência nos resultados.

      A vida de trader é como a vida de qualquer outro profissional. Exige gosto pela atividade, senso de responsabilidade, resiliência, dedicação, esforço e investimento financeiro. Sem isso, as chances de ser prematuramente excluído do mercado serão enormes. Todo trader bem sucedido está o tempo todo ligado à tudo que se relaciona ao seu trabalho.

      Embora aquela imagem romântica do trader que opera por uma hora e vai para o shopping passear, a realidade é que a profissão é estressante, exigente e só premia quem verdadeiramente se entrega à ela.

      Finalmente, não se deve esperar ficar rico fazendo trading. A profissão, sem sombra de dúvida, será capaz de oferecer excelentes ganhos mensais à todo aquele que se dedicar e souber trilhar seus caminhos. Mas o trader profissional, ainda que autônomo, continuará dependente de um salário, dependente de seu esforço diário. Isto significa que qualquer incidente que o impeça de operar impactará seu rendimento mensal. Nada muito diferente do que ocorre com qualquer profissional liberal como advogados, dentistas ou contadores. Vale a frase: não é o salário que te deixa rico, mas sim o que você faz com ele depois de recebê-lo.

      Por isso, é importante que, tão logo seja capaz de adquirir consistência nos resultados, o trader comece a trilhar os caminhos do investimento, poupando parte dos seus rendimentos e aplicando-o em ativos de longo prazo. Isto irá inclusive assegurar uma renda passiva para os dias mais difíceis ou mesmo para a aposentadoria.

      Iniciativas como o Portal do Trader contribuem para aquisição e desenvolvimento desta consciência profissional. Ali se encontram pessoas realmente dedicadas a construir uma carreira sólida e duradoura.

      Por tudo isso, a primeira coisa a se pensar antes de decidir encarar a vida de trader, é tomar consciência de que embora os resultados demorem a aparecer, eles premiarão fartamente somente aqueles que estiverem dispostos a pagar o preço.

      Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      Ebecker
      Ebecker
    • Conta demo or not conta demo? Eis a questão!


      Uma das frases mais conhecidas do teatro clássico talvez seja aquela onde o personagem Hamlet, questionando-se sobre o dilema da existência, pergunta: ser ou não ser? Eis a questão (To be or not to be? That is the question).

      Desde então, a frase caiu no gosto popular e acabou tornando-se um emblema das grandes questões existenciais da humanidade.

      Guardadas as devidas proporções, e no âmbito da nossa atuação profissional, utilizar ou não uma conta demo durante as fases iniciais do trabalho do trader é uma dúvida que paira sobre as mentes de todos nós. Defensores e detratores da eficácia da conta demo durante a fase de treinamento costumam provocar episódios de acalorados debates nos fóruns e grupos de whatsapp.

      Os detratores da conta demo argumentam que o treinamento em simuladores tira do trader iniciante a possibilidade de exercitar a parte mais importante do trabalho, que é o domínio psicológico. Para eles, por mais que alguém seja capaz de fingir estar operando em conta real, no fundo ele sabe que qualquer perda jamais o afetará financeiramente, e isso basta para que não execute seus trades do mesmo modo que o faria em uma conta real.

      Para reforçar esta ideia, muitas pessoas que começam seu treinamento em simulador, acabam operando um número de contratos muito maior do que operariam em sua conta real. Isso, de certa maneira, acionaria  mecanismos psicológicos que os fazem sentir-se vitoriosos ao verem  valores de cinco ou seis dígitos em seus resultados operacionais, criando uma falsa sensação de consistência.

      Dessa forma, o mais efetivo seria já começar seu treinamento em conta real para que se possa desde o começo ir educando a parte psicológica.

      Por outro lado, iniciar seu treinamento em conta real também tem os seus reveses.

      Como sabemos, existem três pilares que sustentam a atividade do trader: técnica, gestão financeira e psicologia.

      Ocorre que, no início dos estudos, ainda não temos pleno domínio das técnicas e suas diversas aplicações. Desconhecemos muitos setups e suas possibilidades. Podemos escolher retorno à média, Fibonacci, price action, cruzamento de médias, Bollinger, Elliott e inúmeras outras ferramentas que nos ajudam  tomar a melhor decisão de entrada e saída das operações.

      Um trader profissional conhece muitas técnicas. Ele não as usará todas o tempo todo, mas terá um conjunto delas em seu repertório e as executará com destreza de acordo com cada situação apresentada pelo mercado.

      Adquirir essa fluência, esse quase automatismo, leva tempo. Serão horas de tela executando cada setup até sermos capazes de responder imediatamente a qualquer situação de mercado. Esse automatismo tem pouco a ver com psicologia. Saber executar uma técnica independe da quantidade de dinheiro que se tem na conta ou de medo de perder dinheiro ou errar o trade. Este processo está ligado à capacidade de, rapidamente, fazer uma leitura de mercado e responder com a técnica mais apropriada para aquela situação.

      Adquirir fluência no uso das técnicas leva tempo e, realizar esse treinamento já utilizando sua conta real, poderá lhe custar dinheiro, desgaste emocional e até a própria crença em si mesmo.

      Para os defensores da ideia de que se deve utilizar a conta demo durante a fase de treinamento, o trader deveria primeiro exercitar suas técnicas até adquirir fluência operacional para, só depois, quando souber exatamente o que fazer em cada situação, partir para a conta real e treinar o componente psicológico. No início da carreira, a quantidade de informações com que temos que lidar simultaneamente é tão grande que tentar aprender tudo ao mesmo tempo, embora seja possível, causará um desgaste desnecessário, tanto na psicologia quanto na conta bancária.

      Para os adeptos da conta demo, a ideia é fazer uma coisa por vez, até adquirir maestria em cada elemento. Assim como um piloto de avião que começa seu treinamento em simuladores, depois passa para aviões pequenos junto com seu instrutor, depois voo solo para somente muito tempo depois encarar um jato com 150 pessoas lá dentro, o trader deveria realizar todo seu treinamento em fases.

      Assim, diante da pergunta "conta real ou conta demo?", a resposta é: depende de cada um. Ambas apresentam seus prós e contras, ambas afetam diferentemente as pessoas, seja no aspecto emocional, seja no aspecto técnico, seja no financeiro.

      A escolha é individual e cada uma tem seu preço. O importante é saber que, qualquer forma escolhida será capaz de levar o trader ao sucesso, desde que executada com disciplina e rigor.

      Não esqueça de deixar seu like, assim sabemos que tipo de material continuar produzindo. 

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      Ebecker
      Ebecker
    • Trader S/A – Aprendendo a encarar o Trading como um Empreendimento

      Trade encarado como empresa

      A primeira ideia que vem à mente da maioria das pessoas que descobrem a profissão de trader, invariavelmente está relacionada a ganhar muito dinheiro, com baixo custo e trabalhando pouco. A segunda ideia que acomete quase todo trader iniciante é acreditar que ganhar muito é a mesma coisa que ficar rico.

      Se você tem ou teve esse tipo de pensamento, não deve sentir-se culpado. Embora equivocadas, essas idéias são naturais, comuns a maioria dos traders iniciantes e se desfazem aos poucos, à medida que se progride na profissão.

      Passada a fase da busca de domínio técnico, em que se aprende como retirar dinheiro do mercado com alguma consistência, começa a se apresentar na vida do trader o maior desafio: encarar a atividade de forma profissional. É nesse momento que podemos separar os verdadeiros traders daqueles que quase chegaram lá.

      Se você pretende viver dessa profissão, retirar sua renda mensal e viver com certo conforto, terá que dar um passo a mais, partindo para a profissionalização do seu negócio de trading.

      Para isso, você precisará criar e manter um mindset semelhante ao de um proprietário de um pequeno negócio, e agir como tal. Ter e manter um negócio exige estrutura mental, desenvolvimento de habilidades e atitudes próprias, diferentes daquelas cultivadas por aqueles que trabalham com vínculo empregatício.

      Todo negócio está baseado no desenvolvimento de uma atividade que exige conhecimento, possui custos e faturamento. Portanto, assim como em qualquer tipo de negócio, seja uma loja, uma empresa de prestação de serviços ou uma fábrica, o lucro resultante da atividade será a diferença entre faturamento e custos.

      Apesar de óbvia, esta informação trás diversas implicações importantes, e a principal é o gerenciamento dos custos que se têm para manter o negócio no mercado. O trading tem como principal atrativo o ganho financeiro que se pode obter. 

      Apesar de uma ideia encantadora, não podemos relegar a questão dos custos a um plano menos importante.

      Sem sombra de dúvida, o maior custo de um negócio de trading são os trades perdedores. Sim, perder é parte integrante do negócio. Não existe a menor chance de trabalhar nessa área sem incorrer em perdas. Lidamos com chance e probabilidade e estas definirão nossas taxas de acerto e de erro. Acertamos alguns trades, erramos outros e isso é tão natural quanto um time de futebol tomar gols ao longo de um campeonato. Perdas, no trading, são inescapáveis.

      Portanto, se você não pode evitar o Loss, terá que mantê-lo sob controle através de um preciso gerenciamento de risco.

      Outros componentes de custo associados à operação estão ligados à corretagem, taxas, emolumentos e impostos. Tenha sempre em mente de que todo trader quando ganha, ganha menos do que o valor que aparece na boleta, e que quando perde, perde mais. Isto ocorre porque do ganho bruto serão descontadas as taxas, emolumentos e impostos. E da perda bruta, serão acrescentadas todas essas taxas (exceto, obviamente, os impostos).

      Além dos custos operacionais, há também os custos de setup: você tem que ter um bom computador, trocá-lo periodicamente por outro mais novo, pagar pela plataforma, incorrer em despesas como água, luz, telefone, internet, cursos e livros. Esses custos, distribuídos ao longo do ano, deverão ser considerados e descontados do seu lucro.

      Você também deverá retirar um salário mensalmente para sua sobrevivência. Lembre-se que, por mais que você ganhe no trading, continuará sendo considerado pobre se gastar tudo. A riqueza não é uma função do ganho, mas do acúmulo. Pense que sua renda mensal depende exclusivamente de seu desempenho diário. Se em algum momento você tiver que se afastar por um ou mais dias de sua atividade, seu faturamento mensal irá diminuir na exata proporção dos dias parados.

      Portanto, parte do que você ganha deverá ser aplicado em investimentos de longo prazo que servirão a diversos propósitos, desde a construção de uma reserva para emergências, até a compra de um bem de maior custo ou mesmo sua aposentadoria.

      Conclusão

      Encare seu trabalho como se fosse um pequeno negócio. Separe um tempo para realizar o planejamento estratégico, com objetivos e metas de longo prazo. Dele, você poderá criar um plano tático que o orientará na execução de sua estratégia, e também uma projeção financeira de custos, faturamento e lucro almejados.

      Escreva seu plano, coloque-o em prática e faça revisões periódicas. Isso o ajudará manter-se plano no rumo certo, perceber antecipadamente eventuais desvios e realizar as correções necessárias.

      Como se vê, trading não se resume a ligar o computador de manhã, boletar e sair para fazer outra coisa.

      Trading é uma profissão como todas as outras, que requer responsabilidade, planejamento e manutenção.

      Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Augusto... Boa noite...Por favor, poderia verificar a resposta do teste de aprendizado: É uma forma

      A resposta correta é a letra (c)  É uma modalidade em que as operações podem durar um ou mais dias

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Tenho dificuldade em entrar no momento certo no trade... quando espero um rompimento o stop fica alt

      Kmelo765, vc tem que criar um trading system (reveja a aula, se for o caso). Nele, você estabelece os critérios exatos e precisos de entrada. Uma vez feito isso, vc só entra na operação quando 100% dos critérios forem preenchidos - se faltar pelo menos um (01) deles, você não entra na operação, mesmo que seja obrigado a assistir o preço ir até o seu alvo.

      Se sua entrada está dando stop alto, duas coisas podem estar acontecendo: (a) Ou seu trading system precisa ser revisto  ou (b) você está com pouco dinheiro (e se for este o caso, vá com apenas um (01) contrato até conseguir ficar consistente por pelo menos um (01) mes operando todos os dias.

      Se você é violinado, isto significa que o preço pegou você e depois foi no seu alvo - se é isso o que está acontecendo, aí o problema é psicológico. Tem que colocar o stop técnico (que seu capital permita) e esperar o trade evoluir.

      Lembre-se que vc não precisa fazer muitos trades por dia (nem por semana) para viver disso. Basta entrar no lugar estabelecido pelo seu trading system (por isso vc tem que testar antes).

       

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Caio, nao sei bem pq mas nao gosto muito de tape reading, embora ja tenha feito o curso básico e pre

      Trader64 - cada pessoa tem o perfil mais adequado para um tipo de técnica, uma dinâmica de trabalho. Se você se dá melhor com gráficos, especialize-se neles. Todas as técnicas são boas e permitem ganhar dinheiro. Claro que saber um pouco sobre TR pode ser interessante, mas vc não precisa dele para viver de trade. Você tem que escolher aquela técnica que funciona melhor para você.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Moore, boa noite...Minha duvida é sobre a resposta do teste deste tópico, pois, ela está divergente

      A resposta correta é a letra (c)  É uma modalidade em que as operações podem durar um ou mais dias

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Conta demo or not conta demo? Eis a questão!

      @MuriloBarquette Nossa, sinto-me lisonjeado por seu comentário. Fico feliz que tenha gostado. Muitíssimo obrigado :)

      postado em Artigos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Em questão do índice como funciona no swing trader?

      Para fazer Swing Trading no índice você terá que deixar depositada uma margem (que é bem maior do que a margem para Day Trading) - você será creditado ou debitado todos os dias no final da tarde em relação ao preço de ajuste e poderá operar nas duas pontas: comprado ou vendido.

      Sugiro que falça os cursos gratuitos da área APRENDA do Portal. Lá tem muitas informações úteis para você (inclusive esta):

      https://portaldotrader.com.br/aprenda

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Olha eu não gostei muito professor... Tipo, essa parte de análise técnica não é uma introdução? O sr

      Olá.

      A Introdução à parte de Análise Técnica foi ha 3 aulas antes desta. O programa do módulo de análise técnica começa com Introdução, depois vem Candlestick, Suporte e Resistência e Rompimentos. Consideramos que as três aulas que antecederam a aula de rompimentos proporcionam o conhecimento necessário para o aluno já poder começar aprender algumas estratégia bastante elementares e simples como é o caso dos rompimentos.

      Quanto a pergunta da aula, a resposta correta é é no Pullback - a equipe técnica já foi avisada para a correção da resposta

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker

    Última postagem realizada por Ebecker

    • RE: Estou confuso. Acabei de ter aula de Day Traders e agora de Swing Traders e nas 2 aulas aconselharam

      Você deve ter um Trading Plan para cada estratégia. Note que no Swing Trading você não poderá alavancar do mesmo modo que você alavanca no Day Trading. Os alvos serão diferentes e sua exposição ao risco também. Eventualmente as estratégias podem mudar. Digamos, por exemplo, que no Day Trading você opera Scalp e no Swing você opera tendência. Nesse caso, até as técnicas serão bastante diferentes. Por isso, tenha um Trading Plan para cada um.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: O link do filme não funciona. Por acaso seria esse documentário? https://www.youtube.com/watch?v=VPv

      Sim, Iza, é este mesmo.  Já pedimos para corrigir lá na aula.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: É possivel ter conta em duas corretoras ao mesmo tempo?Eu tenho conta em uma corretora, e no Canal e

      Sim, você pode ter conta em quantas corretoras quiser. Não há qualquer impedimento

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Olha eu não gostei muito professor... Tipo, essa parte de análise técnica não é uma introdução? O sr

      Olá.

      A Introdução à parte de Análise Técnica foi ha 3 aulas antes desta. O programa do módulo de análise técnica começa com Introdução, depois vem Candlestick, Suporte e Resistência e Rompimentos. Consideramos que as três aulas que antecederam a aula de rompimentos proporcionam o conhecimento necessário para o aluno já poder começar aprender algumas estratégia bastante elementares e simples como é o caso dos rompimentos.

      Quanto a pergunta da aula, a resposta correta é é no Pullback - a equipe técnica já foi avisada para a correção da resposta

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Qual tempo grafico devo utilizar as bandas de bolinger de 2 períodos?

      As Bandas de Bollinger podem ser utilizadas em qualquer tempo gráfico. Desde o gráfico de 1 minuto até gráficos semanais ou mesmo mensais.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Quais seriam as diferenças entre a borboleta e a vaca, pois as 2 são muito parecidas.

      Ambas operações são realmente bem parecidas. A vaca é basicamente uma venda de volatilidade (ótima para se operar em mercados laterais, mas que proporciona algum ganho caxo o mercado caia um pouco). A principal diferença da vaca em relação à borboleta é a posição “assimétrica” das travas. Enquanto a borboleta é basicamente um conjunto formado por uma trava de alta e uma trava de baixa (as pontas da borboleta sempre estarão vendidas no mesmo strike).

      Na vaca a trava de baixa é em maior quantidade que a trava de alta (normalmente, o dobro). Essa assimetria ajuda a melhorar a relação risco/ganho sem abrir mão do limite de perda e das chances de acerto na operação. O ganho máximo acontece quando o preço do ativo subjacente (a ação) estiver no strike das pontas vendidas. E em caso de alta do papel, os prejuízos estarão limitados.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Olá, saudações Mentores..Em todas as vezes que tentei acessar o Link: Acesse: http://migre.me/unoUD

      Guara

       

      Obrigado por nos informar. O link já foi corrigido e o vídeo poderá ser encontrado aqui: https://goo.gl/q98Lkc

       

      Obrigado

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Eu considero apenas o corpo do candle pra considerar o start e o stop ou a sombra também?

      Se for para entrada e saída das operações, considere os pavios. Entre (ou saia) nos rompimentos, pelo menos um (01) tick acima/abaixo deles.

      Para marcar suportes e resistências é que geralmente usamos os corpos.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: "Contudo, pelo pela padrão oficial, o segundo candle tem que ter máxima maior que a do primeiro

      ksio - obrigado por ter notado. Já pedi para o pessoal que cuida do site corrigir. Muito obrigado

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker
    • RE: Sasaki, teve um dia que vi uma compra e uma venda da mesma corretora de 1.000.000 em goau4, forçando

      Se foi em um leilão de pré-abertura, duas ordens opostas anulam-se uma à outra. Digamos que durante o leilão você colocou uma ordem de compra mas logo em seguida - antes de abrir o mercado - vc se arrependeu. Basta colocar uma ordem oposta (no caso, uma ordem de venda), que na abertura do leilão elas se anulam e você paga somente a corretagem.

       

      Mas se foi durante o pregão, pode ter sido uma ordem direta, ou seja, um cliente de uma corretora vendendo para outro cliente da mesma corretora.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Ebecker
      Ebecker