O caminho é o da interpretação dos candles dentro do contexto gráfico. Candles de corpos grandes revelam força dos players. Candles de pavios grandes mostram rejeições de movimento.
Imagine um gráfico com preços subindo. Visualise os candles se formando, todos com corpos grandes e pouco pavio. Agora imagine os preços se aproximando de uma forte resistência e, à medida que se aproximam, seus corpos começam diminuir a cada novo candle, ao mesmo tempo que começam a surgir pavios cada vez mais compridos. Então, quando bate na resistência, você vê formar uma estrela cadente (um corpo pequeno com um grande pavio acima mostrando rejeição da continuidade do movimento de alta). Nesse momento, as chances do preço cair são maiores do que as chances do preço subir. então você toma a decisão de vender. Coloca a entrada no rompimento da mínima da estrela cadente. Mas se sua análise estiver errada, você deve cortar seu potencial prejuizo - e então vc coloca um stop logo acima do pavio deixado na estrela cadente.
O que fizemos aqui? Foi a interpretação do contexto do gráfico onde a leitura do último candle (no caso aquela estrela cadente) deu a dica de que o movimento de alta talvez tenha terminado.
Então, não basta decorar um padrão de candle (estrela cadente, por exemplo) - tem que entender o que aconteceu antes dele ser formado e ver exatamente aonde ele foi formado para então termos uma correta interpretação.