Bom dia, Gustavo
Então: não vejo sentido em usar a volatilidade histórica da opção em si. O interessante é você comparar a volatilidade implícita da opção em relação à volatilidade histórica do ativo objeto. Dessa forma, você consegue visualizar possíveis distorções e até como o mercado está "vendo" os riscos de exercício, naquele exato momento.
Sobre os IVs, confesso nunca ter utilizado para montar estruturas.... talvez seja interessante, se você está buscando alguma distorção no prêmio da opção, a fim de fazer um trade rápido, uma vez que o IVRank vai te dar um panorama sobre a volatilidade da opção.
Particularmente, não gosto de operar opções buscando distorções. Primeiro, porque hoje, com a quantidade de algoritmos presentes no mercado, qualquer distorção é rapidamente corrigida e, segundo, porque exige atenção constante às variações de preços. Não podemos esquecer que esses parâmetros são totalmente variáveis. Basta a variação de R$0,01 no prêmio da opção para que o resultado da volatilidade implícita seja modificado.