Olá, Jota Gabriel
Em primeiro lugar, obrigado por seu elogio. Fico feliz que o conteúdo tenha ficado claro.
Vamos lá: sim, é possível sair da operação com um prejuízo menor, ou seja, desmonta-se a operação antes do vencimento. As estruturas explicadas nessa aula - straddle, strangle, strip e strap - são todas compras de volatilidade, ou seja, você espera que o preço da ação se movimente com força para um dos lados. Se o preço ficar de lado, você já começa a ficar no prejuízo, pois suas posições são compradoras de expectativa. À medida que o prazo para o vencimento se aproxima, aumentam-se as certezas e diminuem-se as expectativas. Essa diminuição de expectativa faz com que as opções sejam negociadas a prêmios inferiores, a cada dia. É o efeito THETA.
Digamos que você monte hoje um straddle com vencimento em outubro e paga R$0,95 para comprar CALLs e mais R$0,90 para comprar PUTs. Se o preço da ação ficar de lado nos dias que se seguem, dificilmente você conseguirá revender suas opções pelo mesmo prêmio. Provavelmente, venderá por prêmios mais baixos. À medida que o tempo passa, as ofertas de compra e venda serão a prêmios cada vez mais baratos, fazendo com que seu prejuízo se aproxime cada vez mais do máximo. A única forma de diminuir o prejuízo é vendendo suas posições em opções antes do vencimento. Só que, ao fazer isso, você mata todas as chances de ganhar alguma coisa, caso o preço da ação se mova com força em algum dia mais pra frente. E isso pode efetivamente acontecer. A vantagem da estrutura com opções é que você pode se dar ao luxo de esperar o mercado voltar, pois haja o que houver, seu prejuízo está limitado - diferente do mercado de ações, onde seu prejuízo poderá ser muito maior do que o planejado, caso haja um gap. Se isso acontece, a tendência é de que você saia da operação com um prejuízo maior do que o planejado, por medo de que essa perda seja ainda maior, caso o preço continue na direção oposta à sua posição. E aí, você corre outro risco: o da violinada.
Com estruturas, isso não acontece. Seu prejuízo está limitado. Então, você pode ficar sossegado e se dar ao luxo de esperar pra ver se o preço volta para a região de break even ou até mesmo de ganho.
Se o prejuízo máximo na sua estrutura "te incomoda", diminua a mão. Se você já está operando lote mínimo, experimente operar opções de BOVA11. Não há lote mínimo para opções desse ETF.