Olá, Luis
Sim! Embora seja MUITO raro, sempre existe o risco de exercício antecipado se sua posição vendida for americana. Deve-se tomar esse cuidado ao montar travas. O ideal é tentar garantir que as duas posições sejam do mesmo tipo ou, na pior das hipóteses, que ao menos a ponta vendida seja europeia.
Entenda que quem exerce antes do prazo perde a oportunidade de um ganho maior, pois não há como saber onde o movimento do preço irá parar. Normalmente, quem comprou a opção de você tenderá a revendê-la mais caro e auferir lucro. Não vale a pena pagar os custos do exercício antecipado e negociar as ações a mercado.
Desde que comecei em 2006, acho que só fui exercido antes do prazo uma única vez... nem lembro...
Lembro-me de uma operação de taxa com BBAS3 onde o preço da ação disparou e, mesmo assim, não fui exercido antecipadamente, mesmo tendo lançado opções americanas. O exercício antecipado era o melhor dos mundos, pois embolsaria a taxa de rendimento num prazo mais curto, mas tive que esperar até o vencimento. Também não conseguiria recomprar as opções, mesmo que quisesse. O preço da ação subiu tanto que a opção ficou DITM (Deep In The Money) e, por isso, perdeu liquidez. Não tinha ninguém vendendo pra que eu pudesse recomprar.
Concluindo, vale sim dedicar atenção a esses detalhes, a fim de não correr riscos desnecessários.