Olá, Sanderson
Vamos lá:
a borboleta é uma operação de alvo. O seu ganho máximo só acontecerá se o preço da ação estiver no strike da sua posição vendida. Você pode montar borboletas para ficar comprado ou vendido em expectativa. Tudo vai depender dos strikes que você vai usar. Quanto mais ATM for sua posição vendida, mais vendido você estará em expectativa. É importante entender que as opções ATM (No dinheiro) são as que têm maior expectativa.
Talvez, você tenha se referido a estar comprado em volatilidade. A borboleta, por ser uma estrutura que busca um alvo específico, é uma venda de volatilidade. Ou seja, você está apostando num mercado lateralizado. A borboleta invertida, essa sim, é uma compra de volatilidade. Você PRECISA que o preço se mova em alguma direção.
O mesmo raciocínio vale para o condor invertido. É uma compra de volatilidade. A diferença é que você precisa que o preço se mova com MUITA força em alguma direção.
No straddle, você necessariamente está comprado em volatilidade e em expectativa, pois trata-se de duas compras a seco, uma de CALL e outra de PUT, ambas no mesmo strike. É uma operação mais cara e precisa que o preço se movimente com força para algum lado. Se isso não acontecer, a tendência é de perda do capital utilizado para comprar as opções.
O straddle é interessante na véspera de algum dado importante. Recentemente, tivemos eleições presidenciais e esse foi um excelente momento para montar um straddle. Como o resultado não foi o esperado pelo mercado, ações de empresas onde a União é majoritária tiveram forte queda, fazendo as Calls virarem pó e explodindo as Puts. Não foi lá um grande lucro, mas deu pra tirar um troco do mercado. Particularmente, não gosto de straddles, mas vai do perfil de cada operador.