As "competências" básicas de um bom trader dizem muito mais respeito a suas características comportamentais do que conheicmento técnico (muito embora este seja importante também).

Paciência, disciplina e perseverança são algumas das qualidades indispensáveis. Acredito que o primeiro ponto é entender o seu perfil (quanto tempo pode operar e quanto risco está disposto a correr). Neste caso, por exemplo: uma pessoa com pouco tempo e que não se sentiria confortável em perder 100% do dinheiro "em jogo", deveria procurar algo fora do day trade (possivelmente algo no médio/longo prazo em ações). Reflita sobre isso!

Sobre a ordem de aprendizado, o primeiro ponto é entender o mercado que você deseja atuar: ações, opções, contratos futuros etc. E com relação a técnica exitem basicamente 3 base que todos deveriam aprender o mínimo necessário: fluxo de negócios (tape reading), análise técnica (que inclui indicadores técnicos e price acrion), e análise de cenário (que inclui análide macro, geopolítica e fundamentalista). Na área aprenda você encontra esses assuntos num nível introdutório. Contudo, independentemente do se perfil, recomendo o TNT como um balisador geral, pois dentro dele existe material e orientaçções para todos os perfis de traders.