De mogo geral, o Drawdown é o tamanho do recuo a partir do maior topo marcado até então. É uma variável muito utilizada para controlar risco e gerenciar perdas. Para entender melhor vou ilustrar uma situação:

Você investiu 100 mil numa carteira de ações e pretende zerar suas posições se houver um recuo de 5%. Esse é o SEU drawdown, ou seja, em outras palavras é o quanto você admite perder (ou quando você pretende sair da sua posição). Se a valorização for a 110 mil e recuar 3%, você mantem a posição; se continuar avançando e for a 120 mil para em seguida recuar 4%, você mantem a posição; se for a 300 mil sem ter recuado mais de 5% em momento algum, você mantem a posição... e assim segue até momomento em que o recuo for de 5%.

Drawdown durante um trade é o que muitos chamam de trailing stop (ou stop móvel), e numa gestão de day trade é o que chamamos de loss from top (há uma aula sobre isso no módulo 1: https://portaldotrader.com.br/tnt8/8-1-construindo-seu-alicerce/gestao-de-risco/os-6-tipos-de-stop)

O drawdown também pode ser aplicado na gestão de setups técnicos para decidir quando um setup não é mais eficiente naquele dado cenário.