Olá Renan

Operar notícias no momento em que elas acontecem nunca foi uma boa idéia. Como deve imaginar, as grandes notícias, que impactam o mercado, chegam mais rapidamente para aqueles que dispõe de terminais de notícias como o Bloomberg (US$ 2,400.00 por mês). Para nós, simples mortais, as notícias chegam através de portais como por exemplo o jornal Valor econômico, que vão buscar essas notícias lá no terminal da Bloomber. Então a pessoa física sempre estará atrasada.

Além disso, jamais seremos capazes de dimensionar o impacto da notícia. Uma boa notícia pode derrubar um preço, fazer o preço subir ou causar neutralidade - não há como saber.

Então, só nos resta reagir a elas.

Mas se houver uma notícia realmente impactante como por exemplo o Payroll (toda primeira sexta-feira de cada mes), o melhor mesmo é ficar de fora porque os mercados futuros ficam extremamente voláteis no momento da notícia e nos minutos seguintes.

Mas como diz a Teoria de Dow, os gráficos descontam tudo. Então o melhor que temos a fazer é operar o que o gráfico nos diz.

 

Quanto a viver de traade, a atividade é muito desgastante. mesmo que você opere poucas horas por dia, no momento em que você está operando você é tomado por um forte stress, tensão, medo, euforia... E isso não melhora com o tempo. Em diversas entrevistas, o Didi Aguiar (trader famoso e super vencedor, criador do indicador Didi Index), afirma que fica absolutamente estressado toda vez que entra em uma operação.

Se você curte esse estilo de vida, o day trade será divertido. Mas se você busca dinheiro com qualidade de vida, há caminhos melhores.

Você pode optar pelo swing trade - milho e boi futuros são tranquilos de se operar e bastante alavancados (esqueça o café que esse mata hahaha). W o Swing com açõesnão tem alavancagem - você precisa ter capital (pelo menos R$ 3.000,00 para começar). No Swing com ações o processo de capitalização do dinheiro é bem mais lento, mas é mais seguro e eficiente.

Há também a possibilidade de você trabalhar com Opções (não as Binárias, que é uma frande - veja as Opções de Bolsa, que você opera em corretoras brasileiras). É algo bastante lucrativo, divertido mas exige bem mais raciocínio. Esqueça estratégias de pozinho e outras bobagens. Concentre-se nas estruturas como Travas, Borboletas, Trava Horizontal de Linha, Fly e essas coisas.

Na área APRENDA do site do Portal do Trader há um curso gratuito de Opções. Você também encontrará muita coisa no youtube.

Esses são os caminhos possíveis.