Olá Claudio, tudo bem?
Obrigado pelo contato e por acompanhar o Portal! É muito bacana esse processo de troca de informações e ideias aqui no Portal.
Bom, vamos lá:
1) Sempre escuto sobre a falta de liquidez das opções no Brasil. O que seria considerada uma liquidez adequada? Em um dos livros do Bastter o autor fala sobre 100 negócios por dia, mas isso lá nos EUA. Aqui sei que a coisa é diferente, por isso a pergunta.
R: Liquidez adequada é algo relativo. Para calls de PETR e VALE, não existe falta de liquidez. Basta observar o book que o spread entre comprador e vendedor é mínimo. No caso de PUT´s em geral e as calls de outros ativos, a liquidez é realmente menor.
2) Quando faço venda coberta e as opções viram pó, isso diminui o custo das minhas ações e o imposto será pago somente na venda dessas ações, está correto? Mas se eu lanço opções (descobertas) e deixo virar pó, como faço para apurar e recolher o IR, já que terei lançado, mas não recomprado.
R: Há algum tempo eu contratei serviço de apuração de IR e não saberia responder essa pergunta. Acredito que o lucro seja contabilizado no vencimento (em tese, seria o momento de realização do lucro), mas seria bom confirmar com um especialista no assunto.
3) As corretoras de vocês permitem montar as estratégias (travas, vaca, etc) de uma única vez, ou tem que fazer opção por opção, manualmente? Existe alguma corretora que permite montar as estratégias com uma única ordem?
R: Eu monto manualmente, ordem por ordem. Já testei robôs que fazem entradas e saídas de forma automática, mas mesmo assim, requer supervisão e os custos são altos para pessoas físicas.
4) Existe algum jeito de stopar a operação com opções dependendo do preço do ativo alvo ou tem que ficar acompanhando para, se for o caso, desmontar manualmente?
R: Não conheço nenhum home broker que permita desmontar a operação com opções com base no preço do ativo objeto, somente os robôs.
5) Sei que o preço do ativo objeto, o tempo para vencimento e o VE são aspectos importantes na montagem das estratégias, mas e a volatilidade? Vocês levam em consideração na hora da escolha das estratégias? Onde encontro gráficos de volatilidade das ações (VI x VH), para poder verificar se certa opção está cara ou barata?
R: Gráfico de VI de opções você encontra em ferramentas como o Bolsa Financeira e o Flexscan. A VI é importante pois influencia diretamente no VE das opções. As vezes eu comparo a VI praticada com a VI esperada pelo modelo de Garch. Resultados práticos acontecem principalmente quando o modelo projeta uma VI e na prática está bem abaixo, ou seja, há grandes chances de um aumento significativo de VI.
E por fim, gostaria de agradecer imensamente ao @Petrokas pelas lições (em texto e vídeo) e pedir para, se possível, falar um pouco mais sobre a desmontagem das estratégias, quando as opções não vão para o pó.
R: Desmontar uma estratégia é desfazer o que foi feito inicialmente. Por exemplo: fiz uma trava de baixa com call. O lucro máximo ocorre no vencimento, caso as 2 opções virem pó. Se eu sair antes da operação, tenho que comprar a opção vendida e vender a opção comprada. Eu costumo fazer isso, pois estabeleço como alvo buscar 70% do lucro máximo da operação.
Agradeço pelo contato e fico à disposição.
Grande abraço,
Petrokas