Olá pessoal,
Como nem todos os amigos tem disponibilidade de acompanhar as transmissões do Momento Opções, programa que eu apresento no Portal do Trader todas segundas e quartas-feiras, às 13:30h, compartilho o resultado dos seis estudos que foram realizados durante as transmissões. Infelizmente, acabei não anotando a data de encerramento das operações, porém, tenho certeza que tudo está devidamente registrado nas transmissões posteriores à realização dos estudos. Foram 6 operações com opções que venceram em julho, todas encerradas com ganho. O intuito aqui é mostrar um pouco do que é possível fazer com opções, principalmente ganhar contando com a ajuda de outros fatores, e não somente acertar se determinado preço vai cair ou vai subir...
OBSERVAÇÕES:
1) Os estudos apresentados não possuem caráter de recomendação.
2) O Portal do Trader disponibiliza em seu site a área de coaching, sendo que você pode montar pacote de aulas com os especialistas. Basta acessar: https://portaldotrader.com.br/coaching#coach_petrokas
Estudos:
1) Trava de alta com PUT em GGBR4 – 20/06/2016
Operação: mercado testando e respeitando região de suporte no gráfico diário. A opção vendida foi ATM, com muito VE (Valor Extrínseco), para ganhar mesmo com pequenas oscilações do ativo.
Opções: Venda GGBRS59 e compra GGBRS49.
Resultado: Como entrou forte pressão compradora após a montagem, a operação foi encerrada no lucro.
2) Short Iron Condor em VALE5 – 20/06/2016
Operação: consiste em combinar uma trava de alta com put e trava de baixa com call, vendendo VE em duas pontas. A operação ganha com o passar do tempo e dentro de um range de preços. Se subir ou cair muito, fora do range de ganho, a operação apresentará prejuízo.
Opções: Venda VALES4 e compra VALES70 (trava de alta com put) + venda de VALEG43 e compra de VALEG96.
Resultado: Como o ativo não realizou nenhum movimento agudo, ganhamos com a passagem do tempo e desvalorização das opções vendias, encerrando a operação no lucro.
3) Borboleta assimétrica em VALE5 – 20/06/2016
Operação: consiste em definir um alvo estimado do preço da ação na data do vencimento e ganhar se a ação estiver próximo desse alvo. Optei por vender uma call ligeiramente OTM (fora do dinheiro), com bastante VE para perder o seu valor com a passagem do tempo. Para aumentar o range de preço e, consequentemente, as chances de a operação ser lucrativa, deixamos ela assimétrica (com distâncias diferentes do alvo).
Opções: compra VALEG11, venda VALEG3 e compra VALEG77.
Resultado: Como o ativo não realizou nenhum movimento agudo, ganhamos com a passagem do tempo e desvalorização das opções vendidas, encerrando a operação no lucro.
4) Trava de alta com PUT em PETR4 – 27/06/2016
Operação: ativo em tendência de alta no gráfico semanal e diário. No dia da montagem, o ativo realizou um recuo até a média de 20 no gráfico diário. A operação seria lucrativa mesmo com o ativo parado (com poucas oscilações ao redor do preço).
Opções: venda PETRS10 e compra PETRS9.
Resultado: Como entrou forte pressão compradora após a montagem, a operação foi encerrada no lucro.
5) Trava de baixa com PUT em CSNA3 – 04/07/2016
Operação: ativo sobre comprado no curto prazo, fazendo um candle totalmente fora das bandas de Bollinger (20 períodos e 2 desvios) no gráfico diário. A expectativa era de um recuo rápido, por isso, optei por montar a operação com puts, que valorizam em caso de uma queda expressiva e rápida do ativo.
Opções: Compra CSNAS96 e venda CSNAS8.
Resultado: Como entrou forte pressão vendedora após a montagem, a operação foi encerrada no lucro.
6) Trava de alta com PUT em BBAS3 – 06/07/2016
Operação: ativo trabalhando dentro de um retângulo no gráfico diário, mas acima da média de 20 e de certa forma atrasado em relação às outras blue chips. Recuou por alguns dias e deixou um candle comprador com longa sombra inferior, próximo à média de 20 períodos.
Opções: Venda BBASS47 e compra BBASS16.
Resultado: Como entrou forte pressão
compradora após a montagem, a operação foi encerrada no lucro.