Otávio, não sei  há quanto tempo você opera e em que estágio você está, mas é comum os iniciantes estabelecerem metas fincanceiras e operarem com foco em ganhos financeiros, contudo, sem ter base alguma para isso. Assim, por mais que comecem bem, é comum terem um "vôo de galinha" e acabarem perdendo mais do que ganhando. Frizo isto porque se você tem dúvidas quanto a margens, é provável que seja um iniciantes, sem muita base técnica e de gestão de risco.

O que eu recomendo é alocar todo seu capital em ativos adequados ao seu perfil (renda fixa + variável, e quem pode te ajudar cm isso é um assessor de investimentos) e deixar apenas R$2 mil na sua conta para balizar eventais perdas, mas sem se preocupar com a sua margem, pois esta pode vir da sua carteira que pode servir como margem de garantia. Assim, você tem margem em abundância, contudo, sem arriscar um capital comprometedor.

Outro ponto é que você precisa ter um trading plan, ou seja, um plano de evolução, partindo de apenas um lote mínimo e prevendo um crescimento gradativo a medida em que vai obtendo sucesso. É importante focar em operar certo, pois o ganho financeiro é consequencia disso. A maioria das pessoas tem pressa em operar "grande" para ganhar dinheiro logo, e justamjente por isso acabam trocando os pés pelas mãos.