@M-Clique como disse o Henrique Vilela do ONE colocou o gráfico Renko:
@M-Clique como disse o Henrique Vilela do ONE colocou o gráfico Renko:
Obrigado M.Clique. E parece que o Henrique Vilela do robô ONE colocou o gráfico RENKO no metatrader, vou procurar
Boa tarde traders.
Alguém sabe se há indicador gratuito de Renko no Metatrader?
Outras plataformas como Profitchar oferecem o Renko e outros gráficos por ticks, mas alguém sabe se já existe no Metatrader e se funciona em robôs autônomos (expert advisor) de investimentos?
Bons negócios
Mauricio Brito (Trader2702) boa noite.
Seu post tem várias dúvidas e estas eram minhas dúvidas também.
Com relação a fazer cursos para se tornar trader acho muito interessante, eu mesmo já fiz curso com o Sasaki, com o Marcos Moore e outros traders no antigo Master Trader e recomendo fazer o TNT aqui do Portal do Trader porque sei dos grandes profissionais envolvidos.
Já sobre prop tradings (mesas proprietárias) eu penso o seguinte, se a pessoa estiver disposta a pagar os cursos oferecidos pela mesa proprietária e depois do curso realmente se tornar um trader profissional, ótimo para todas as partes. A mesa proprietária disponibiliza custos reduzidos, plataformas inovadoras, etc, etc, conforme as vantagens apontadas pelo Sasaki e vai ser bom para o trader porque não precisa usar seu próprio capital.
Para a mesa proprietária é bom de qualquer jeito porque ela ganha ao cobrar para o trader fazer cursos e se o trader começar a perder dinheiro nos trades de verdade no mercado, a prop trading tem limites de perda e é só demitir o trader, limitando seu prejuízo.
Agora outro ponto de vista é o seguinte, realmente quantas pessoas existem no Brasil que vivem de trades? São pouquíssimas, são raríssimas pessoas. Hoje no Brasil são menos de 600 mil pessoas investindo em renda variável, ações por exemplo, conforme informações da própria B3 (nossa bolsa de valores). Destas 600 mil pessoas, eu não consigo nem arriscar quantas são traders mesmo e vivem de scalper trading, tape reading, day trade, swing trade, position trading ou buy and hold. Hoje se você fizer uma pesquisa na internet vai encontrar publicações em grandes revistas, Exame, Veja, etc, sobre grandes investidores brasileiros como Luiz Barsi, Jorge Paulo Lemann ou Lirio Parisotto, porém pelo o que eu saiba eles não seriam scalper trades, tape reading, day trade, muito pelo contrário, imagino que eles são investidores fundamentalistas.
Então Mauricio eu te confesso que não conheço nenhum trader que vive de day trade ou até mesmo swing trade, que única e exclusivamente viva dos seus trades. Eles devem existir, sim, devem existir traders, mas imagino que destes menos de 600 mil brasileiros que investem em renda variável, eles em sua grande maioria, sejam investidores fundamentalistas com objetivo de formação de carteiras e acumulação de longo prazo.
Ser um day trader consistente é muito difícil, ganhar algumas vezes é fácil, agora ganhar de forma consistente de tal modo que seus ganhos sejam maiores do que suas perdas, é bem complicado. Isto do ponto de vista do ganho de capital, ou seja, de comprar barato e vender caro. Digo isto porque o investidor fundamentalista também busca ganhar dividendos e juros sobre o capital e não somente comprar barato e vender caro (ganho de capital).
Já assisti videos do André Hanna e André Antunes que parecem ser realmente pessoas capacitadas, conhecedores do que dizem, então imagino que os cursos deles sejam bons. Já li livros do Oliver Velez, já assisti videos dele, já li sobre seus cursos e até acredito que uma minoria consegue aprender, aplicar o que aprendeu e obter resultados positivos consistentes.
Penso que realmente seja possível aprender técnicas e botá-las em prática, no entanto o aspecto psicológico influência muito, de tal forma que obter consistência é o maior desafio.
Com a chegada no mercado de varejo de investimentos das plataformas como o Metatrader 5, isto possibilita uso de robôs (EA expert advisors) e automatização de técnicas de investimentos, retirando o fator psicológico de medo, cansaço, ansiedade e pode tornar estratégias vencedoras em modos consistentes de sucesso nos trades. Haja vista os Colocation das grandes corretoras e bancos de investimentos, dos grandes fundos, os HFT (high frequency trades) que usam algoritmos, programas de computador com inteligência artificial que substituem o ser humano com muitas vantagens.
Mauricio procure na internet pelo livro Flash boy a wall street revolt, tem nas principais livrarias.
Pesquisa na internet também a respeito de gestores de fundos de investimentos ativos, ou seja, são gestores que tem autonomia para tentar "bater" o mercado, tentar vencer o mercado e não exclusivamente seguir o mercado. São pouquíssimos aqueles que conseguem superar o mercado, isto é difícil demais, olhe no mundo, pesquise nos Eua, Europa, no mundo é muito difícil superar o mercado. Alguns conseguem como Warren Buffet, mas é mais fácil seguir o mercado do que superá-lo o tempo todo.
Então resumindo Mauricio, as prop trading ganham dinheiro vendendo cursos e dividindo lucros com os traders vencedores. O trader profissional se realmente existir, é uma minoria no país de tal modo que os pouquíssimos brasileiros que são ricos a partir dos seus investimentos que eu conheço, que tem informações públicas a respeito deles, são Jorge Paulo Lemann, Luiz Barsi, Lirio Parisotto e outros raríssimos brasileiros bilionários com a Bolsa de Valores, que por coincidência me parecem que utilizam análise fundamentalista como forma de investir. Não tenho nenhum informação de que eles usam scalper trading, tape reading ou outras formas de day trade.Claro que não quero desmerecer tais técnicas, acho que são todas válidas, mas penso que conseguir aplicá-las com obtenção de resultados positivos e recorrentes é mais difícil e raro de acontecer.
Bons negócios para você Mauricio
Caro colega de Portal do Trader, Juan Trader e demais colegas boa noite. Gostei do seu link sobre análise fundamentalista, traz conceitos importantes.
Eu parto do seguinte pressuposto utilizar sempre análise fundamentalista, pois é investimento de verdade, ou seja, você realmente adquire ativos, realmente se tornar dono, proprietário nem que seja por dias ou semanas, mas investir por fundamentos é investir de verdade como diria Warren Buffet.
Digo isto porque eu uso muito análise técnica, mas sob o ponto de vista de simplesmente comprar e vender em minutos, horas, dias ou até semanas, única e exclusivamente pensando no ganho de capital, ou seja, pensando na diferença de preços - comprar barato e vender caro - eu gosto mais de investir pensando no acúmulo de capital seja exatamente pelo ganho de capital (aumento de preço), mas também e principalmente pela posse/propriedade do ativo que dá como retorno dividendos, juros sobre o capital, por exemplo.
Então o que estou tentando dizer é que ao priorizar o investimento por fundamentos a busca principal é por criação de valor, é valor adicionado, valor agregado e não unicamente a busca de ganho de capital na diferença de preços, arbitragem de preço (comprar barato e vender caro) mesmo que seja por segundos (scalper trader), minutos (tape reading).
Ambas as fortes são possíveis de se ganhar dinheiro, mas para fins de acúmulo de capital, de formação de patrimônio, penso mais na análise fundamentalista e gestão de carteira, do que fazer vários trades em mercado futuro (índice, dólar, commodities, milho, boi, etc).
Então eu aproveitei e abri um novo tópico para discutir e debater sobre análise fundamentalista.
Bons negócios. Atenciosamente.
Re: [Análise Fundamentalista](/topic/781/análise-fundamentalista)
Em respeito ao colega de Portal do Trader, Juan Trader, gostei muito do seu link sobre análise fundamentalista. Já fiz alguns cursos tanto de análise fundamentalista quanto de análise técnica, no entanto neste tópico meu interesse será por fundamentos.
Gostaria da opinião dos caros colegas sobre gestão de carteira, sobre uso de Position Trade ou Buy and Hold na gestão das carteiras.
Estou buscando maiores conhecimentos na gestão de carteira e comecei a ler o livro Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos de Stephen J. Brown e Willian N. Goetzmann.
Eu sigo o blog de Willian Alves (ex-analista chefe da XP Investimentos) e acompanho seu trabalho desde 2009.
Então gostaria de trocar ideias a respeito de Análise Fundamentalista e uso de Estatística e Econometria para gestaõ de carteiras.
Atenciosamente.
CaiooK bom dia, legal sua resposta. Também concordo que nós, seres humanos temos muito mais capacidade do que os robôs.
Porém exatamente essa capacidade, em termos de sentimento é que fez com que começasse a usar robôs. Minha ganância, minha raiva, minhaimpaciência começaram a me atrapalhar muito nos meus trades.
Então eu comecei a usar robôs (expert adivisor do Metatrader 5) para eliminar essas emoções, além da praticidade e segurança na execução das ordens.
Mas uma coisa eu não esqueço que desempenho passado (backtest) de algum robô não quer dizer que vai acertar no futuro. O mercado é caótico, dinâmico e imprevisível, porque do contrário algum matemático, algum programador iria prever o comportamento futuro do Ibov, Petro, Vale, Dólar, etc.
Se fosse fácil os estatístico e os economistas econométricos ganhariam tudo.
Bons trades galer
Boa tarde Portal do Trader.
Assisti um video a seguir do Portal do Trader sobre Metatrader 5 e surgiram diversas dúvidas quanto ao futuro uso de expert advisors (robôs/trading system) para pessoas físicas versus os robôs dos grandes players com inteligência artificial, redes neurais, etc:
#action=share
Nos EUA como disse Marcos Moore mais de 70% das operações são feitas por robôs. Eu mesmo já estou quase que completamente só operando por robôs (expert advisor do Metatrader 5).
A pergunta, a dúvida que quero deixar aqui é se aqueles que usam robôs no Metatrader 5 usam um determinado robô por muito tempo ou vão mudando de robôs toda semana, todo mês, todo trimestre, etc?
Num outro post do colega trader MSK, ele me parece otimizar seus robôs quase que semanalmente buscando se adaptar as mudanças do mercado.
Eu não tenho mudado muito não de robôs, tenho usado os mesmos e comparando os resultados com alguns benchmarks (referências) para decidir de continuo com determinado robô ou se mudo para outro. Além é claro de mudar de robôs se os resultados fogem muito do esperado.
Outra dúvida e pergunta: como eu posso concorrer com os grandes players que tem computadores poderosos para otimização de setups, usam redes neurais, algoritmos genético ultra modernos que estão a anos-luz da capacidade de um computador pessoal. Então o que nós pessoas físicas podemos fazer?
Quero dizer o seguinte, escolho um robô, faço backtest e ele me atende, fico satisfeito. Começo a usar e parecesse que o mercado ou os robôs dos grandes players já perceberam como meu robô trabalha e vão atacar meus stops. Meu robô para de operar porque atingiu o limite de perdas diários. Então tento mudar de robô? Volto a operar manualmente para perceber a inteligência artificial dos robôs dos grandes players atuando e assim eu como a percepção de um ser humano e não do meu expert advisor, uso minha malandragem para conseguir superar os robôs dos grandes players?
O que os nobres colegas do Portal do Trader acham disso?
@Trader3773 parabéns.
Muito boa sua ideia sobre o RSI e Hi Lo juntos.
Concordo que o Hi Lo dá sinais de reversão falsos dentro de uma tendência. Pra diminuir essas reversões falsas eu escolhi a opção no robô que quando estiver num trade e estiver ganhando e o Hi Lo der sinal de inversão, o robô apenas encerrar o trade e não entra no novo trade. Se depois disso houver nova inversão de sinal no Hi Lo, aí sim o robô entra num novo trade.
Mas vou fazer backtest com sua ideia de usar o RSI junto com o Hi Lo.
Rezera bom dia.
Eu fiz backtest com o Hi Lo usando o set up do Marcos Moore aqui do Portal do Trader e tive resultados satisfatórios.
Mas não fiz backtest com o Hi Lo e outros indicadores. Uso somente o Hi Lo sozinho mesmo
Márcio bom dia.
Acho que o melhor é usar um servidor virtual e colocar seu Metatrader pra rodar lá (Rodrigo Cohen tem um vídeo da Rico ensinando a usar um servidor virtual da Amazon).
Isso caso você use robôs (trading system) no Metatrader.
Mas se você mesmo faz suas operações e tem tempo para ficar na frente do computador, então em caso de queda na internet o melhor é ligar para seu assessor de investimentos e deixa-lo avisado para possíveis situações de risco.
Tem algumas ordens do Metatrader que ficam na "pedra" como é o caso de buy limit e sell limit. Já as outras ordens não ficam na "pedra" e somente quando o preço de negociação atinge o preço de disparo é que tais ordens são enviadas do Metatrader para a corretora, tipo buy stop/sell stop e buy stop limit e sell stop limit.
Roberto Tiburcio boa noite.
Já entrou em contato com o Henrique Vilela (desenvolvedor de robôs)?
Digite http://henrique.vilela.me/#welcome e entre em contato com ele. Eu recomendo e o Henrique Vilela participa muito aqui no Portal do Trader, vai tirar sua dúvida.
Diogo Santos boa noite.
Não sei por qual corretora você opera, mas pela XP se você usar o robô Turbo, ele automaticamente abre uma boleta de compra ou venda de acordo com sua ordem.
Se você usar robôs do Henrique Vilela, o próprio robô executa as ordens. Do contrário você pode usar as opções do próprio Metatrader 5 pra comprar ou vender.
Tape Reader boa noite.
Converse com o Henrique Vilela (fabricante de robôs) que ele pode te ajudar.
Pessoal boa noite. Este indicador Pzdaytrading guarda semelhança com o Hi Lo?
Estou fazendo testes para compará-los e me parece que o Hi Lo atende a mais tempos gráficos (5 min, 15 min, 60 min, 1 dia, 1 semana) de modo mais satisfatório do que o Pzdaytrading. O que acham?
Olá Marcio boa tarde.
Então eu ainda não troquei de corretora. Tenho conta na Xp, na Rico e na Clear, porém eu quero concentrar os investimentos na Rico e estou aguardando apenas o vencimento de alguns CDB pra eu efetuar o resgate e transferir da Xp pra Rico.
Enquanto isso eu desliguei meus robôs nos últimos três dias de pregão exatamente porque tive muitas perdas de sinas operando pela XP.
A própria Xp recomendou usar outras plataformas como Profitchart, Tradezone e Flashtrader. Então eu estou pesquisando estas plataformas pra saber se tem robôs disponíveis, porque eu não opero manualmente mais, eu já escolhi meus robôs e só faço trades através dos robôs.
Não vou ter tempo para acompanhar o mercado porque vou começar um mestrado e ainda trabalho como contador, então mercado pra mim só com robô.
Estou olhando agora no site da Nelogica (profitchart rt), Tradezone e Flashtrader pra ver se tem robôs, caso tenha vou migrar para outra plataforma.
E também vou verificar através da minha conta Demo se durante o próximo pregão vai cair o sinal do Metatrader através da Xp ou da Rico. Caso o sinal funcione normalmente eu volto a usar o MT5.
Bons negócios pra você Márcio.
Marcio boa noite.
Eu tive muitos problemas com perda de sinal da corretora Xp operando pelo MT5.
Na verdade as perdas de sinal ocorreram em todas as plataformas da Xp: homebroker, Xp Pro e MT5. Eu perdi várias oportunidades de negócios .
Rodrigo Tadewald boa tarde. Legal este site que você indicou. E você poderia indicar site brasileiros com estatísticas nacionais? Grato
Sasaki muito obrigado. Ajudou bastante. Já estou vasculhando o site da Bolsa e seguindo suas orientações quanto ao DOL cheio e mini, assim como para o IND e WIN.
Valeu demais