Caro colega de Portal do Trader, Juan Trader e demais colegas boa noite. Gostei do seu link sobre análise fundamentalista, traz conceitos importantes.
Eu parto do seguinte pressuposto utilizar sempre análise fundamentalista, pois é investimento de verdade, ou seja, você realmente adquire ativos, realmente se tornar dono, proprietário nem que seja por dias ou semanas, mas investir por fundamentos é investir de verdade como diria Warren Buffet.
Digo isto porque eu uso muito análise técnica, mas sob o ponto de vista de simplesmente comprar e vender em minutos, horas, dias ou até semanas, única e exclusivamente pensando no ganho de capital, ou seja, pensando na diferença de preços - comprar barato e vender caro - eu gosto mais de investir pensando no acúmulo de capital seja exatamente pelo ganho de capital (aumento de preço), mas também e principalmente pela posse/propriedade do ativo que dá como retorno dividendos, juros sobre o capital, por exemplo.
Então o que estou tentando dizer é que ao priorizar o investimento por fundamentos a busca principal é por criação de valor, é valor adicionado, valor agregado e não unicamente a busca de ganho de capital na diferença de preços, arbitragem de preço (comprar barato e vender caro) mesmo que seja por segundos (scalper trader), minutos (tape reading).
Ambas as fortes são possíveis de se ganhar dinheiro, mas para fins de acúmulo de capital, de formação de patrimônio, penso mais na análise fundamentalista e gestão de carteira, do que fazer vários trades em mercado futuro (índice, dólar, commodities, milho, boi, etc).
Então eu aproveitei e abri um novo tópico para discutir e debater sobre análise fundamentalista.
Bons negócios. Atenciosamente.