Olá Marcelo, tudo bem?
Vamos lá, primeiro de tudo, é necessário identificar essas crenças e esses valores negativos, e por mais que você acredite reconhecer alguns, muitos estão tão escondidos que mal sabemos o impacto que eles tem em nossas vidas. Nesse caso, quando a vida parece não sair do lugar e você não encontra saída, não entende porque as coisas não dão certo pra você, oriento procurar um psicoterapeuta que te ajudará a entender os seus "poréns" e com isso, dando luz ao que te atrapalha fica muito mais fácil mudar essas programações.
Agora, quando você já identifica tais crenças e valores que te atrapalham, o caminho é dessensibilizar essas crenças e valores dentro de você... E como iniciamos essa dessensibilização? Comece questionando seus pensamentos! Sim! Questione aquilo que pensa, acredita e que tem como impulsionador (que pode no caso estar te tirando o seu gás no momento), procure "contra pontos", exemplos diferente daqueles que você teve na infância... Busque estudar mentalidades diferentes das suas, prestar atenção no que as pessoas de sucesso pensam, como elas lidam com o mundo, como enxergam as coisas ao seu redor.
Por muito tempo, pensei que prosperar era algo muito difícil, praticamente impossível! Lembro que todos os anos pedia para meus pais para me colocarem no balé, porém só escutava "ano que vem"... Viajar, fazer cursos, ter determinados brinquedos, era algo verdadeiramente distante pra mim... E quando cresci, a ùltima coisa que pensava era na possibilidade de prosperar, era como se o dinheiro fosse algo muito escasso, muito díficil de conquistar... inúmeras vezes me vi dizendo pra mim mesma "ano que vem".
Estudando a mentalidade de pessoas bem sucedidas, de pessoas que chegaram onde eu gostaria de chegar, descobri coisas incríveis, que meus pais não puderam me ensinar por simplesmente não terem aprendido... E hoje eu sigo crescendo e percebo que "o céu o limite"...
Ampliar seu "mapa" estudando outros "mapas" é um caminho mais rápido do que enfrentar as próprias limitações, que muitas vezes, na verdade, são inexistentes. Por isso muitos cortam caminho tendo bons mentores =D
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Abraços S2