Novos estudos compartilhados, Máximus setup e outras novidades
Prezados foristas,
retorno ao fórum depois de um breve momento de férias e de um tempo dedicado a renovação e reinvenção necessários na vida de qualquer Trader.
Para quem ainda não percebeu, a reinvenção é algo inerente ao ofício de Trader. Tal constatação decorre do fato de que o Mercado é vivo e dinâmico, e suas estratégias se renovam a partir da renovação das estratégias desenvolvidas pelos seus milhares de participantes.
Por este motivo, muitos setups bem sucedidos, perderam o efeito ao longo do tempo e passaram a ser "generosamente" compartilhados por seus autores na forma de vídeos "reveladores" que não cessam de se multiplicar na internet.
Ocorre que estes setups simplesmente foram absorvidos pela imensa e eterna espiral do Mercado. A estatística dos resultados ficou contra eles. Em muitos casos passaram a resultar em mais operações perdedoras do que vencedoras. Contudo, as operações vencedoras que ainda são capazes de gerar seduzem aspirantes a Traders ávidos por consumir novidades.
Bom, não quero passar nosso tempo aqui dando uma de "Mister M do Mercado", desvendando estratégias ineficazes que ficaram no passado. Vamos ao que interessa.
Nos últimos meses percebi uma queda na estatística relacionada aos resultados dos meus estudos e constatei que na maioria dos casos as entradas atingiriam os alvos se não fosse precocemente stopados. Ficou evidente ai a necessidade em rever o posicionamento dos pontos de Stop Loss. Seria fácil resolver não fosse o fato de que o aumento da distância dos pontos de Stop comprometeria a relação risco retorno de muitas das entradas geradas no meu antigo Setup.
A partir desta premissa percebi a necessidade em fazer ajustes em todo o operacional. Parte da solução foi substituir e calibrar novos indicadores e fazer uma análise por ativo que envolve permissão para operar nos tempos semanal Diário e H4, entre outras complexidades.
Ocorre que tentar manter ou até diminuir em algumas operações os pontos de Stop Loss resultou na diminuição de entradas geradas pelo Setup e isso também não foi bom. Sempre precisamos de alternativas que nos permitam diversificar nossas entradas pois o trabalho de um analista não é adivinhar a melhor entrada mas sim descobrir aquelas que tem a maior chance de obter resultado favorável. Quero dizer que é comum que um ou outro estudo não se desenvolva conforme o proposto, mas não é comum que isso ocorra com muitas análises. Por isso a necessidade de diversificação. Nunca colocar todos os ovos numa só cesta é fundamental.
Foi então que resolvi a questão da redução opções de entrada na semana com a ajuda da tecnologia: automatizei o setup de forma que ele filtra as melhores oportunidades. Tal filtragem envolveu abraçar todos os ativos disponíveis, tanto no Mercado Nacional quanto no Forex. Muitos destes nunca operei, mas reagiram bem ao novo Setup.
Fiquei bastante feliz com o resultado dos testes realizados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Espero que o Sr Mercado não mude muito as coisas nos próximos anos e que este mecanismo de análise permaneça o maior tempo possível sendo atual e generoso nas estatisticas favoráveis ao trader.
Daqui para frente os estudos postados serão aqueles originados no sistema que passei a denominar de Máximus Final. "Máximus" em homenagem ao incansável e determinado Gladiador e "Final" para fazer referencia a última versão que prevaleceu em meio as dezenas de versões que foram geradas ao longo deste processo.
Somente neste sábado filtrei diversas possibilidades as quais pretendo postar, em parte, ainda neste final de semana.
O momento não é dos melhores para tal "lançamento" pois o IBOV flerta com os 100 pontos e poderá ficar assim por um longo tempo até que as reformas desejadas pelo Governo ganhem alguma forma.
Sabemos que se o índice não andar muitos ativos ficarão no compasso de espera mas isso não impedirá de postar alguns estudos até para avaliar o comportamento neste momento atípico.
Por enquanto é isso.
Saudações e bom domingo!