É muito comum ouvirmos sobre como o início na atividade de trading é conturbado, períodos longos de perdas e a dificuldade de encontrar a tão sonhada consistência, pensando nisso, decidi trazer o exemplo do Michael Marcus, que certamente exemplifica muito a luta do trader para se tornar um vencedor consistente, indo até os limites de suas capacidades emocionais e financeiras.
Ao iniciar suas atividades no trading em 1969, logo após o término de seu Ph.D, Michael Marcus ficou impressionado com um colega que estava ganhando dinheiro no mercado e o contratou como consultor por $30/semana para fazer seus primeiros trades no mercado de commodities.
Partindo de $1.000 dólares, e sem saber nada a respeito de trading, Marcus não demorou nada para perder totalmente seu investimento, mesmo colocando seus stops entre $100 e $200. Decidiu então investir mais $500 e, novamente, perdeu tudo!
Sem nunca ter duvidado de que trading não era para ele, alocou mais $3.000 e assinou um relatório sobre commodities, conseguindo após tais medidas chegar a $30.000.
Durante sua fase de bons trades estava cursando mais uma pós-graduação, porém perdeu o interesse rapidamente e desistiu por acreditar que devia se focar no trading, o qual estava indo bem. Pegando emprestados mais $20.000 entrou com o total de sua posição, aproximadamente $50.000 em um trade no contrato de milho que logo se mostrou uma péssima entrada com a publicação de uma notícia na qual fez o preços baterem o circuit-breaker no dia ( limite de baixa estipulado pelas bolsas quando os preços caem de forma demasiada), fazendo-o perder $42.000 do capital investido, por ter ficado paralisado vendo os preços caírem e não ter conseguido acionar o stop.
Sem dinheiro, foi em busca de um emprego, conseguindo uma posição de analista de commodities em uma corretora, ganhando algum dinheiro voltou ao trades, dividindo seu tempo entre seu trabalho de pesquisa e análise e a sala de operações da corretora, porém, mantendo seu ciclo de pegar mais dinheiro emprestado e perdê-lo.
Então, em outubro de 1971 ele conheceu a pessoa na qual ele atribui seu sucesso posterior: Ed Seykota (o qual teremos um texto a respeito em breve).
Ed Seykota o ensinou como cortar logo suas perdas e como deixar as posições vencedoras correrem, utilizando conceitos seguidores de tendência, mesmo assim, Michael Marcus seguiu com resultados ruins e seu emocional cada vez mais abalado.
Conseguindo juntar $700 abriu uma conta com um amigo que não sabia nada de mercado que colocou mais $700 e retornou ao trading. Após um bom recomeço, novamente apostou todo seu dinheiro, aproximadamente $12.000, numa única operação, com os preços novamente vindo contra e próximo de perder tudo novamente, ele estava pronto para desistir dos trades, porém decidiu segurar sua posição que eventualmente passou a ser vencedora, fazendo-o dobrar os $12.000, após tal situação, que segundo ele foi a sua pior experiência no trading, ele nunca mais arriscou todo seu dinheiro em uma única posição. No ano seguinte sua conta cresceu de $24.000 para $64.000.
Com conceitos de sua técnica e abordagem ao mercado bem fundamentados após um início muito difícil, Michael Marcus conseguiu, após 20 anos do início das suas operações, alcançar o patrimônio de $80.000.000 (oitenta milhões de dólares), nas literaturas a seu respeito, eis os pontos mais importantes:
O conhecimento é fundamental para operar nos mercados
Se tornar um trader é um processo, onde a abordagem correta aos mercados leva tempo, dinheiro e testa suas emoções ao limite
Cortar suas perdas é fundamental bem como deixar seus ganhos fluirem, ambos são complementares
Arriscar todo seu capital em uma única operação é uma péssima idéia
Buscar operações o tempo todo não é uma boa idéia, as operações devem vir até o seu modo de operar, não o contrário
As melhores operações vem de um conjunto de abordagens sincronizados, fundamentos e preços em um mesmo tempo
A persistência é muito importante
Traders, espero que o texto a respeito de Michael Marcus seja inspirador e extremamente elucidativo, ele é um clássico exemplo de quem deu a volta por cima a despeito de um início completamente conturbado. No próximo texto, será apresentado o trader Bruce Kovner, que inclusive se tornou amigo e muito próximo ao Michael Marcus
Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos.