Navegação

    Portal do Trader
    • Cadastrar
    • Login
    • Pesquisar
    • Categorias
    • Recente
    • Tags
    • Popular
    • Usuários
    1. Home
    2. CSL
    • Perfil
    • Seguindo 0
    • Seguidores 25
    • Tópicos 6
    • Posts 55
    • Melhor 31
    • Grupos 0

    Christian Luppinacci

    @CSL

    Engenheiro mecânico formado pela FEI. Especialista em Análise Técnica, Modelagem de Risco e Métodos Quantitativos.
    245
    Reputação
    1307
    Visualizações de perfil
    55
    Posts
    25
    Seguidores
    0
    Seguindo
    Cadastrou Última vez Online
    Website portaldotrader.com.br Local São Paulo

    CSL Seguir

    Melhores posts de CSL

    • Grandes Traders - Michael Marcus de devedor a vencedor.

      É muito comum ouvirmos sobre como o início na atividade de trading é conturbado, períodos longos de perdas e a dificuldade de encontrar a tão sonhada consistência, pensando nisso, decidi trazer o exemplo do Michael Marcus, que certamente exemplifica muito a luta do trader para se tornar um vencedor consistente, indo até os limites de suas capacidades emocionais e financeiras.

      Ao iniciar suas atividades no trading em 1969, logo após o término de seu Ph.D, Michael Marcus ficou impressionado com um colega que estava ganhando dinheiro no mercado e o contratou como consultor por $30/semana para fazer seus primeiros trades no mercado de commodities.

      Partindo de $1.000 dólares, e sem saber nada a respeito de trading, Marcus não demorou nada para perder totalmente seu investimento, mesmo colocando seus stops entre $100 e $200. Decidiu então investir mais $500 e, novamente, perdeu tudo!

      Sem nunca ter duvidado de que trading não era para ele, alocou mais $3.000 e assinou um relatório sobre commodities, conseguindo após tais medidas chegar a $30.000.

      Michael Marcus

      Durante sua fase de bons trades estava cursando mais uma pós-graduação, porém perdeu o interesse rapidamente e desistiu por acreditar que devia se focar no trading, o qual estava indo bem. Pegando emprestados mais $20.000 entrou com o total de sua posição, aproximadamente $50.000 em um trade no contrato de milho que logo se mostrou uma péssima entrada com a publicação de uma notícia na qual fez o preços baterem o circuit-breaker no dia ( limite de baixa estipulado pelas bolsas quando os preços caem de forma demasiada), fazendo-o perder $42.000 do capital investido, por ter ficado paralisado vendo os preços caírem e não ter conseguido acionar o stop.

      Sem dinheiro, foi em busca de um emprego, conseguindo uma posição de analista de commodities em uma corretora, ganhando algum dinheiro voltou ao trades, dividindo seu tempo entre seu trabalho de pesquisa e análise e a sala de operações da corretora, porém, mantendo seu ciclo de pegar mais dinheiro emprestado e perdê-lo.

      Então, em outubro de 1971 ele conheceu a pessoa na qual ele atribui seu sucesso posterior: Ed Seykota (o qual teremos um texto a respeito em breve).

      Ed Seykota o ensinou como cortar logo suas perdas e como deixar as posições vencedoras correrem, utilizando conceitos seguidores de tendência, mesmo assim, Michael Marcus seguiu com resultados ruins e seu emocional cada vez mais abalado.

      Conseguindo juntar $700 abriu uma conta com um amigo que não sabia nada de mercado que colocou mais $700 e retornou ao trading. Após um bom recomeço, novamente apostou todo seu dinheiro, aproximadamente $12.000, numa única operação, com os preços novamente vindo contra e próximo de perder tudo novamente, ele estava pronto para desistir dos trades, porém decidiu segurar sua posição que eventualmente passou a ser vencedora, fazendo-o dobrar os $12.000, após tal situação, que segundo ele foi a sua pior experiência no trading, ele nunca mais arriscou todo seu dinheiro em uma única posição. No ano seguinte sua conta cresceu de $24.000 para $64.000.

      Com conceitos de sua técnica e abordagem ao mercado bem fundamentados após um início muito difícil, Michael Marcus conseguiu, após 20 anos do início das suas operações, alcançar o patrimônio de $80.000.000 (oitenta milhões de dólares), nas literaturas a seu respeito, eis os pontos mais importantes:

      • O conhecimento é fundamental para operar nos mercados

      • Se tornar um trader é um processo, onde a abordagem correta aos mercados leva tempo, dinheiro e testa suas emoções ao limite

      • Cortar suas perdas é fundamental bem como deixar seus ganhos fluirem, ambos são complementares

      • Arriscar todo seu capital em uma única operação é uma péssima idéia

      • Buscar operações o tempo todo não é uma boa idéia, as operações devem vir até o seu modo de operar, não o contrário

      • As melhores operações vem de um conjunto de abordagens sincronizados, fundamentos e preços em um mesmo tempo

      • A persistência é muito importante

      Traders, espero que o texto a respeito de Michael Marcus seja inspirador e extremamente elucidativo, ele é um clássico exemplo de quem deu a volta por cima a despeito de um início completamente conturbado. No próximo texto, será apresentado o trader Bruce Kovner, que inclusive se tornou amigo e muito próximo ao Michael Marcus

      Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos. 

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      CSL
      CSL
    • Grandes Traders - William O’Neil - selecionando as melhores ações


      Quantas vezes tentamos selecionar boas ações para um prazo maior aliando Análise Técnica e Fundamentalista?

      William O’Neil no início de sua carreira decidiu estudar posições passadas de fundos de investimento que apresentaram os melhores desempenhos, criando um método muito objetivo, porém restritivo,  que trouxe a ele retornos de aproximadamente 40% ao ano.

      O’Neil não tem problema nenhum em apresentar seu método, e insiste em dizer que gestores e investidores individuais só não conseguem retornos interessantes quando não fazem seu trabalho da forma devida, sua mentalidade é a clássica: “Hard work pays off, period”.

      Vamos falar um pouco de seu excepcional e simples método, que feito com uma diligência incrível, gerou resultados sensacionais, acredito que apresentar seu modelo de seleção de ações trará uma sensação enorme de como esse trabalho deve ser detalhista, em todas as referências a seu nome, metodologias de gestão de risco ou outros aspectos muito importantes são sempre suplantadas pelo seu modelo de seleção, embora obviamente William saiba gerir o risco de cada operação e aborda o mercado com a correta mentalidade:

      O CANSLIM, acrônimo onde cada letra indica um parâmetro do modelo para a melhor seleção de ações, segundo ele.

      C: Current earnings per share ou lucro por ação corrente

      Ele observou que as empresas com melhor desempenho retornaram de quarto a quarto no mínimo 20% nos seus lucros por ação no ano anterior ao maior avanço das ações.

      A: Annual earning per share ou lucro por ação anual

      Seus estudos demonstraram que num intervalo de cinco anos o retorno composto do indicador das ações que tiveram melhor performance após tal período, apresentaram uma média de valorização de 24% e idealmente tendo acréscimo em relação ao ano anterior.

      N: New, simplesmente novo

      Essa abordagem tende a ser bem generalista, onde os dados de seus estudos apresentaram a informação de que 95% das melhores ações estudadas para seu modelo apresentaram algo “novo”, podendo ter sido uma nova liderança, um novo produto ou serviço ou até mesmo uma nova máxima nas cotações de suas ações, nesse aspecto, William O’Neil comenta que mais de 90% dos investidores apresentam resistência em comprar ações que fazem novas máximas ( Isso não tende a ser um problemas para trend followers, certo ?)

      S: Shares outstanding ou ações em circulação

      Foi concluído que 95% das melhores ações tinham poucas ações em circulação, trocando em miúdos, as melhores ações não eram large caps ou blue chips, eram ações de empresas menores, O’Neil nota nesse ponto que a maioria dos investidores institucionais tendem a se prender em ações com volume mínimo de negociação ou ações em circulação e isso acaba por travar boa parte de sua performance.

      L: Leader ou líder

      William utiliza para esse parâmetro o nome de Força relativa, mas não o indicador técnico, mas um indicador que mostra como as melhores ações performaram em relação a todas as outras ações estudadas num período de um ano, a maior parte delas performou acima de 80% melhor do que todo o mercado antes de apresentarem seu melhor momento de valorização.

      I: Institutional Sponsorship

      As melhores ações necessariamente possuíam alguma grande instituição com bloco relevante de ações, para tal indicador, na modelagem de O’Neil nada mais objetivo ou métrico foi apresentado.

      M: Market

      Segundo o modelo, 3 em cada 4 ações apresentarão a mesma direção num movimento significativo da média do mercado, por isso é necessário saber interpretar as movimentações de preço e volume para sinais de possível topos no mercado (Análise técnica ?!)

      A modelagem apresentada por William O’Neil é extremamente criteriosa e exige muita análise de dados e balanços, porém, observando seus retornos podemos concluir que vale realmente a pena, tais ações são difíceis de se achar, menos de 2% das ações do mercado americano se encaixam em todas as características, transformando as escolhidas em verdadeiros achados de possível performance futura, ainda assim, O’Neil frisa que sua taxa de acerto ao longo do tempo é de aproximadamente 70%.

      Trader, fica bem claro que o modelo apresentado nada mais é do que encontrar as ações numa tendência de alta clara e longa, na qual também é justificada por fundamentos robustos, é muito interessante entender que de alguma forma, preços e fundamentos tendem a andar de formas próximas, e utilizando esse racional, temos bons exemplos de ações que sem nos prender a modelagem específica tiveram esse tipo de comportamento, HGTX3, MGLU3....


      Vale a pensa pensar a respeito de tal abordagem para prazos mais longos.

      Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteúdo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos.

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!
      postado em Artigos
      CSL
      CSL
    • Grandes Traders - Richard Dennis e os Turtle Traders


      Um trader pode ser completamente ensinado ou dele deve possuir certas habilidades que sejam pré-requisitos para ter sucesso ? Essa é uma pergunta muito comum e foi baseada nessa pergunta que, Richard Dennis e seu sócio, William Eckhardt ( falaremos sobre ele num próximo post ) criaram nos anos 80 o projeto Turtle Traders, nome que veio depois de visitarem Cingapura e passarem por um criadouro de tartarugas raras.

      Na criação do projeto dos Turtle Traders, Richard Dennis já era um magnata das commodities e um trader de muito sucesso, porém, nem sempre foi assim.

      No verão de 1970, Richard Dennis era um apregoador de pregão na bolsa de mercadorias de Chicago e decidiu naquele momento que iria virar trader, pegando emprestado 1.600 USD para comprar um assento no pregão, que custo 1.200 USD deixando ele com 400 USD para iniciar suas operações, não por acaso, transformou esses 400 USD em aproximadamente 200.000.000 USD num período de vinte anos.

      Ao longo dos anos desenvolveu sua técnica se baseando em padrões de tendência e conseguiu excelentes resultados, como descrito acima, porém houveram alguns anos que seu resultado foi bem ruim, como por exemplo, no crash de 1987, perdeu mais da metade do patrimônio do seu fundo (consequentemente do seu patrimônio pessoal), perdas grandes ocorreram mais algumas vezes durante sua carreira, inclusive logo antes de se aposentar, e na maioria das vezes dessas grandes perdas ele atriubuiu a causa à falta de foco no mercado, levando à falta de disciplina, por qualquer que tenha sido o motivo, nos casos mais recentes, por estar envolvido mais com política do que com o mercado.


      Sobre o projeto Turtle Traders, vinte e quatro cidadão ordinários foram selecionados por ele e Eckhardt, através de entrevistas, na qual eles buscava pessoas que possuíssem uma noção razoável de riscos e retornos porém sem conhecimentos específicos de mercado. Após selecionados, os alunos passaram por duas semanas de treinamento, completado o treinamento, foi dado a cada um a quantia de USD 1.000.000 para operarem.

      Com o passar do tempo, alguns traders desse grupo foram saindo por má performance, por não gostarem mais de estar no negócio e diz-se que até por problemas sobre visão política entre trade e chefe (Como já citado, Richard Dennis sempre esteve muito envolvido com política), porém alguns desses traders (que serão comentados em outros posts da série) se tornaram grandes gestores de fundos, que performam muito bem até os dias atuais e possuem uma captação monstruosa.

      Richard Dennis nunca escondeu seu método de operação, nem mesmo sua forma de gerir risco, o que ele fez muito bem, ao menos na maior parte do tempo, foi seguir seu método desenvolvido à risca, algo que evidentemente trouxe excelentes resultados para ele.

      Trader, a história de Richard Dennis mostra que qualquer cidadão pode se tornar um trader excelente, desde que tenha foco no que está fazendo e siga um determinado plano à exaustão, para mais detalhes sobre o método de entradas e saída de Richard Dennis e seus Turtle Trader, deixo um link de um Momento Nerd em que o tema foi discutido:

      Bom, espero que teha gostado da breve história a respeito dessa lenda do mercado de futuros e commodities e que tenha trazido alguma lição interessante para a melhoria continua na atividade de trading.

      No próximo post da série grandes traders, comentaremos sobre William O’Neil

      Nos falamos.

      Ah.. ia me esquecendo, temos praticamente uma aula, que carinhosamente chamamos de momento nerd, falando um pouco mais sobre Turtle Traders:

      Link para o Momento Nerd sobre Turtle Traders

      Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos.

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      CSL
      CSL
    • Grandes Traders - Bruce Kovner, tamanho de posição acima de tudo

      Quantas vezes nos perguntamos o que está acontecendo nas nossas operações que, por mais que boas, acabam por não gerar resultados consistentes num prazo maior ? 

      Essa questão move boa parte da vida de qualquer trader e pensando nisso, trago hoje na série Grandes Traders um texto sobre Bruce Kovner, que insiste no fato de que brilhantismo, melhores análises e perspicácia, mesmo que todos juntos, não fazem de um trader um grande trader.

      Bruce Kovner teve sua carreira iniciada na área acadêmica, especificamente em ciências políticas, mas se cansou depois de algum tempo do fato de, todo dia, ter de sentar em frente a um papel em branco e escrever algo brilhante. 

      Por motivos podendo ser ditos como aleatórios acabou tendo contato com o mercado observando as taxas de juros dos títulos de dívida do governo americano e notando que as taxas para diferentes períodos de vencimento variavam de forma não lógica, com isso decidiu estudar os mercados financeiros e acabou por descobrir que essas diferenças de taxas aconteciam a toda hora não só nos bonds, mas também em diversas commodities, a partir daí iniciou suas atividades no trading.

      Bruce não teve um início muito conturbado, naquela época não existiam robôs arbitrando as diferenças de mercado, e como ele iniciou suas atividades operando essencialmente spreads, conseguiu um resultado razoável logo de partida, porém compreendeu muito rápido o que ele julga ser a característica mais importante na profissão e a chave do sucesso para qualquer trader: a decisão do tamanho de posição. 

      Em sua opinião, um trader necessita disciplina suficiente para não entrar em uma operação muito pequeno, dessa forma sem se preocupar com a operação, porém evite muita ganância ou uma operação grande demais capaz de destrui-la caso dê errado.

      Em seus pouquíssimos anos de resultados ruins como gestor de fundos, acabaram sendo compensados pelo seu bom início como trader independente, os períodos seguintes foram completamente focados em modelos de risco, sendo seu modelo operacional quase nunca adaptado, seu método sempre consistiu em procurar rompimentos com risco/retorno interessante e seguir suas tendências, por ter seu início bem focado em commodities, aprendeu rapidamente que operar tendência é a forma mais simples de ter sucesso num mercado “perfeitamente competitivo” (commodities são considerados perfeitamente competitivos por serem regidos apenas pela oferta e demanda de cada mercado). 

      Porém, para cada indicativo técnico, Bruce Kovner sempre buscou entender motivos macroeconômicos que regiam tal movimento.

      Bruce veio a se tornar até o início da década de noventa, o gestor com provavelmente o maior volume de negócios nos mercados de futuros e commodities, sendo seu fundo composto à época de aproximadamente 50% do patrimônio somente atribuídos aos lucros obtidos.

      O textos sobre Bruce Kovner mostram como a disciplina no controle de risco e no plano de operações é importante, ele estressa tal ponto a todo momento. Entender que um gestor de tal magnitude atribui a maior parte do seu sucesso ou de qualquer outro trader a esses dois fatores é essencial para que nós, traders “sardinhas”, tenhamos uma mentalidade parecida.

      Traders, muito embora não muito emocionante, a trajetória de Bruce Kovner mostra a necessidade da disciplina, e que para se tornar um grande operador não é necessário fazer grandes operações, mas sim boas operações, com um bom controle de risco, o tempo todo, espero ter agregado valor e que ajude a todos na busca da consistência nas operações. No próximo texto trago a trajetória do lendário Richard Dennis, um dos criadores do projeto “Turtle Traders”.

      Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos. 

      Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

      postado em Artigos
      CSL
      CSL
    • Série Grandes Traders

      Grandes Traders: Os Tubarões do Mercado

      Como os grandes traders operam ?

      Tenho certeza absoluta de que essa é uma pergunta recorrente para você ou qualquer cidadão que tenha interesse nos mercados financeiros.

      Assim como é possível ver no chat do Portal do Trader, ou em outros lugares do mercado, cada trader enxerga e opera o mercado de forma diferente, embora algumas características estejam sempre presentes.

      É comum ouvir por aí frases do tipo: "grandes gestoras não utilizam análise técnica, não funciona", "nunca vi alguém enriquecer com análise técnica", e foi pensando nesses mitos que decidi criar a série "Grandes Traders", com o intuito de mostrar que existem tubarões do mercado que não observam nada além de variação dos preços, bem como outros que lançam mão principalmente de cenários macroeconômicos ou balanços empresariais.

      Venho pesquisando o tema há um bom tempo e organizei um material que será publicado nesta série.

      Espero que seja de grande valia para seu conhecimento e aperfeiçoamento como trader e/ou investidor.

      O primeiro da série: Michael Marcus. 

      Mas a lista é longa e queremos a sua ajuda com sugestões de Grandes Traders para incluirmos nessa série de analises. 

      Alguns dos principais nomes que vamos ver na série: 

      Bruce Kovner

      Richard Dennis

      Paul Tudor Jones

      Ed Seykota

      Larry Hite

      William O'Neil

      Marty Schwartz

      Jim Rogers

      Dr. Van Tharp

      Tom Basso

      Linda Raschke

      Charles Faulkner

      Mark Minervini

      Steve Cohen

      Ari Kiev

      Ray Dalio

      Scott Ramsey

      Ed Thorp

      Michael Platt

      Joel Greenblatt

      Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse tipo de conteúdo, quanto maior o feedback melhor conseguimos produzir conteúdo de qualidade.

      postado em Artigos
      CSL
      CSL
    • Perfis do Twitter que você precisa seguir !

      Fala traders ! 

      Muitas pessoas vem me perguntando onde vejo notícias em ótima velocidade bem como comentários e estudos no mercado, essencialmente, como faço minha pesquisa que me ajuda a tomar decisões, pois bem, o Twitter é o lugar ! A maioria das pessoas utiliza o Facebook e o Instagram para ficar a par de seus amigos e conhecidos, pelo que tenho observado o Twitter é o lugar para ficar a par de outros traders e estudos de outras pessoas.

      Pensando nisso, resolvi criar esse post com uma seleção de perfis de intituições, traders e economistas que eu sigo no Twitter que considero excepcionais, vamos a lista:

      @PortalDoTrader

      @TheMotleyFoolAu ‏

      @paulmromer ‏ 

      @ojblanchard1 ‏ 

      @gpbfinance ‏ 

      @BancoCentralBR ‏ 

      @TraderMentality ‏ 

      @MarkitEconomics ‏ 

      @AnthonyCrudele ‏ 

      @jessefelder ‏ 

      @CommSec ‏ 

      @BrazilJournal ‏ 

      @elenalandau ‏ 

      @FinancialTimes ‏ 

      @AndreiaSadi ‏ 

      @HFTAlert ‏ 

      @Ew_trader ‏ 

      @Macr0man ‏ 

      @Trader_Dante ‏ 

      @JotaInfo ‏ 

      @HumbleStudent ‏ 

      @MarkYusko ‏ 

      @IVANKRAISER ‏ 

      @basso_tom ‏ 

      @VitorPC_ ‏ 

      @NorthmanTrader ‏ 

      @charliebilello ‏ 

      @PedroCerize ‏ 

      @russian_market ‏ 

      @Convertbond ‏ 

      @ECantoni ‏ 

      @pdacosta ‏ 

      @zerohedge ‏ 

      Bom, acredito que essa seja a lista obrigatória, nela temos gestores brasileiros e estrangeiros, instituições, traders e economistas.

      Espero que gostem !

      Nos falamos.

      CSL

      postado em Assuntos Gerais
      CSL
      CSL
    • RE: Qunatas horas um trader deve em média dedicar ao mercado, somando claro, preparação, operação e estu

      Tivitu, quanto mais horas melhor, vale notar o livro Outliers do Malcolm Gladwell, onde ele estuda a ciência por trás do sucesso de pessoas que foram excepcionais em suas atividades e encontrou um padrão de 10.000 horas para que uma pessoa consiga conhecer tudo o que precisa a respeito da atividade. Abraço !

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: O que é melhor entre volume financeiro e de quantidade?

      Volume financeiro é mais preciso do que quantidade de operações, Andrew.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: SERÁ QUE O IBOVESPA AINDA NÃO ROMPEU O TOPO DE MAIO DE 2008?

      Fantástico !!!!!!!!!!

      postado em Análise Técnica
      CSL
      CSL
    • RE: Como funciona o recurso trailing stop ?

      Olímpio, trailing stop serve para o trade seguir tirando vantagem do movimento prévio e proteger o ganho já adquirido.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL

    Última postagem realizada por CSL

    • RE: Tendo uma rotina disciplinada tanto pessoal como no trading é possivel obter sucesso mesmo sem ter u

      Aragão, a parte psicológica responde por aproximadamente 70% do trader, portanto, é um excelente começo !

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: Este setup é recomendado somente para índice e ações ou pode ser usado nos demais ativos como dólar

      JotaV, nunca observei para opções, porém imagino que seja aplicável sim, para o dólar é aplicável.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: Não precisa necessariamente ser 3 barras? Pode ser mais?

      Fabrp, pode ser mais do que 3 barras, sim, o critério mínimo são 3 barras.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: No caso de um iniciante, ainda com pouco capital, seria mais interessante utilizar o stop de 1 a 2%

      Guto Lopes, é possível unir as duas formas, gráfica + financeira.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: O TRIX está na lista de indicadores do Tradezone?

      Sim, Codé !

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: CSL, você poderia me explicar mais um pouco sobre quando o set up é desconfigurado.

      Jonio, se aparecer uma outra barra de mesma cor daquela que seria possível sem uma "single", desconfigura o padrão.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: Olá Quando a sigle bar não se confirmar, é possível considerar o movimento contrário como confirmado

      Fabrp, não baseado nesse setup, pode ser baseado em formação de candles, etc.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: CSL,Tem algum material que você aconselhe que detalhe o método mais a fundo? Achei o assunto interes

      Thiago, existe um livro chamado Value At Risk do PhillipPe Jorion, que trata somente sobre V@R, https://www.amazon.com.br/Value-Risk-3rd-Ed-Benchmark-ebook/dp/B004MPQFTO/ref=sr_1_4?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1513026348&sr=1-4&keywords=value+at+risk

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: Olá,O que significa aquele suporte ou resistencia em GAP? significa q o gap pulou aquele ponto ou qu

      Ricardo_Bu, é o ponto onde o GAP será fechado.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL
    • RE: Olá, tudo bem?Em operações por ciclos, há percentuais recomendados para o gerenciamento de risco de

      Mayume, a regra do 1% ou 2% é bem famosa, porém outras metodologias como o Kelly são muito bem encaixadas.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      CSL
      CSL