Bom, depende da amplitude da congestão. Tudo da trade. congestões estreitas dão oportunidades de operações curtas mas, como são mais perigosas, é melhor esperar o preço andar.
As congestões mais amplas, em que o preço faz um zigue-zague dentro de uma faixa de preço, oferecem mehores possibilidades. Quando você encontra uma congestão (vou usar o mini índice como exemplo) de, digamos 400 pontos (pode ser qualquer distância - chutei esse valor pra dar cota redonda), divida imaginariamente a faixa de congesão em 3 pedaçoes. Os pedaços superior e inferior com o tamanho de 20% da congestão (ou seja, uns 80 pontos - não precisa ser tããão preciso assim), e uma inha bem no meio.
Enquanto o preço estiver em congestão, procure comprar na faixa inferior e vender na linha do meio (ou se quiser ir até la em cima, faça uma realização parcial no meio e tente carregar até lá em cima).
Haverá um momento em que você será estopado, obviamente (o preço não vai ficar ali pra sempre), Então cuide para ter um stop curto.
Você pode usar o indicador True Range ou ATR (no Tryd) - veja, não é o Stop ATR, mas o ATR ou True Range de 10 períodos e usar ele como tamanho de stop. costuma funcionar muito bem.