Fala Cleber, blz?

Vou falar a minha opinião, ou seja, o que eu acho - e pode ser que eu esteja completamente equivocado.

Eu sei que você quer falar sobre trade, mas eu preciso explicar o que eu penso sobre o futuro desse negócio. Pega um café que vai demorar hahaha

Para mim o mercado de criptomoedas não é mais do que um joguinho de rouba monte. Na verdade, pela definiçõ clássica, nem moeda é. Um moeda serve comno reserva de valor, e como se pode reserver (no sentido de preservar, guardar, conservar) valor de algo que do dia para a noite desvaloriza 40%? Suas reservas perderiam valor em menos de 24 horas. Então o atributo "reserva de valor" ficaria muito frágil em uma cripto.

Outra característica de uma moeda é a aceitação universal. Se voce for com Bitcoin ou Ethereum comprar tomates na feira, provavelmente terá dificuldades em encontrar uma contraparte que aceite suas moedas. Se você for numa casa de câmbio com Bolívares venezuelanos, conseguirá fechar o câmbio com qualquer outra moeda, em qualquer casa de câmbio do planeta. Ja nas criptos isso ainda não é possível.

 

Além disso, há muito poder envolvido na proteção de uma moeda. Imagina se os governos dos EUA, China, Inglaterra, Alemanha e Japão vão deixar que uma moeda circule sem controle. E não precisa muito para dificultar a vida de quem transaciona criptos - basta os governos declararem que é inválida e ilegal toda e qualquer transação feita com cripto. Ou seja, você compra uma casa e não consegue declara-la no imposto de renda, o que colocará você em uma bela encrenca com o fisco.

Então eu temo pelo futuro das criptos. Mas vejo excelentes perspectivas para o blockchain, que poderá ser utilizado inclusive para conver as moedas atuais em criptomoedas - dolar cripto, Franco Frances cripto, Real Cripto, Peso Cripto e assim por diante.

Dito isso, vamos ao trade.

É um mercado extremamente volátil e sujeito aos fundamentos da turminha que desenvolve cripto, e também das notícias - pense no FED proibindo cripto - a moeda cai. Aí vem a China dizendo que Cripto é a nova revolução, a moeda sobe.

Para trade é excelente. O problema é liquidez, já que você terá que encontrar uma contraparte que aceite o seu preço de venda (quer será diferente de outros preços de venda, já que cada corretora é como se fosse uma pequena bolsa de valores particular).

E falando nisso, ainda há oportunidades de arbitragem - comprar cripto numa corretora e vender na outra. Mas os robôs já estão entrando nessa atividade que tende a acabar com o tempo.

Se quiser operar isso, faça com pouco dinheiro.

E se quiser comprar para guardar, lembre-se da reserva de valor: ela sobe um monte, mas pode cair um monte da noite pro dia.