Isso depende muito do seu perfil.
Vou te falar o que EU faço por exemplo. Na minha conta só fica disponível uma "gordura financeira" para o day trade. E que fique claro que hoje eu faço basicamente day trade e mantenho uma carteira de longo prazo. É isso - 8 ou 80. Não tenho meio termo, não faço swing trade, mas o mais importante disso tudo é que o que eu faço não é necessariamente o certo ou o melhor a se fazer - é o melhor para mim, agora (daqui um ano posso adotar outra postura).
Dito isso, eu invisto da XP investimentos com assessoria do Portal do Investimento e também assino o CarteiraDoInvestidor.com.br. Assim tenho ajuda para as rotinas do dia a dia com a assessoria, e recebo orientação técnica para coisas que eu não estou focado.
Minha postura é investir sempre nas mesmas empresas visando o longo prazo, por isso, eu não preciso ter dinheiro em caixa para pegar oportunidades repentinas que surgem no meio do caminho. E se isso acontecer eu poderia zerar umas posições parah realocar (que é o que eu provavelmente farei, mas só quando vier a próxima crise).
enfim, toda estratégia requer uma análise das suas condições e o ambiente ao seu redor.