Navegação

    Portal do Trader
    • Cadastrar
    • Login
    • Pesquisar
    • Categorias
    • Recente
    • Tags
    • Popular
    • Usuários
    1. Home
    2. Augusto
    3. Melhor
    • Perfil
    • Seguindo 0
    • Seguidores 27
    • Tópicos 26
    • Posts 357
    • Melhor 216
    • Grupos 1

    Melhores posts de Augusto

    • Planilha de acompanhamento dos Trades e IR (Atualizada para versão 4!! Café incluído!)

      Pessoal, essa planilha é para ajudar no acompanhanento do Trades e no IR. Qualquer dúvida que vocês tenham, me avisem. Fiquem à vontade para dar ideias que aprimorem a planilha.

      Segue o link: https://drive.google.com/file/d/0B3mcTYA6-Q84LVZnQWxtWmE5QzQ/view?usp=sharing

      Última atualização 08/08/2016 (Versão com café)

      postado em Trading Plan
      Augusto
      Augusto
    • RE: O segundo exercício está com resposta errada. O correto seria 1:4.

      Oi, Glauco! A resposta está correta. Veja só:

      A média dos ganhos é (+100 +200 +100 / 3) = 400/3 = 133,33

      A média das perdas é -100/1 = -100

      Risco neste caso vai ser 100 e o retorno vai ser 133,33. Logo, o Risco:Retorno é igual 100:133,33 ou 1:1,33.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Se tiver uma série de operações onde não foi usado o mesmo setup em todas, é correto calcular o pay

      Depende do que você está querendo responder.

      Se você quer saber o payoff das suas operações em conjunto, não teria problema nenhum de usar a série completa.

      Se você está querendo medir o payoff de um setup específico, então tem que pegar as operações daquele setup.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, Fiquei com agua na boca, a aula foi muito superficial....Por favor me indique algum materia

      Wagner, esta aula de Fibonacci vai ser aprofundada no módulo de Ondas de Elliott mais à frente! Lá vai ter mais material para se aprofundar!

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto olhando a tela pelos exemplos formulados verifiquei se colocado o inicio do ângulo no fundo

      Sim. Mas eventualmente você só vai ver a nova tendência depois de um tempo também. De toda forma, eu entendo que é possível colocar os ângulos nos principais fundos e também na tendência maior. Inclusive os ângulos podem mostrar pontos em comum.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Caro Augusto, se entendi bem a contagem e a plotagem da área serve para nos mantermos focados em sab

      Olá, Evando! A área demarcada é exatamente para ajudar na contagem. Se a virada foi com um candle baixista ou altista foi coincidência, pois foi a contagem de candles leva em consideração uma janela de 10 candles. A contagem é só mais uma ferramenta, mas é possível que você prefira olhar os padrões dos candles, como você disse.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • Renda Fixa: CDB com liquidez diária ou Tesouro Selic?

      Renda Fixa CDB ou Tesouro Selic?

      Uma dúvida muito comum das pessoas, seja por não gostarem de deixar o dinheiro imobilizado, seja para usar como margem de garantia para as operações no mercado futuro, é de qual rendimento com liquidez diária é melhor: CDB ou tesouro Selic? Ambos tem um imposto de renda (IR) que decresce de 22,5% até 15%. Até 180 dias o IR sobre o ganho é de 22,5%, de 181 a 360 dias o IR é de 20%, de 361 a 720 dias o IR é 17,5% e acima de 721 dias o IR é de 15%. Outra semelhança é que ambos são pós-fixados, um atrelado a taxa Selic e outro ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

      A diferença entre os dois tipos de investimento vai se dar na rentabilidade e no risco de crédito. O tesouro Selic vai ter um menor risco por se tratar de risco soberano, ou seja, risco do país não honrar a dívida. Um risco muito menor do que o risco de um banco brasileiro não honrar o pagamento. Entretanto, os CDBs fazem parte de uma gama de produtos que tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$250.000,00 por CPF por instituição, o que diminui o risco de investimento nesse produto.

      A rentabilidade do CDI reflete os empréstimos de curtíssimo prazo feitos entre as instituições financeiras e o seu valor é muito próximo a taxa Selic. O CDI sempre vai “acompanhar” a taxa Selic. Por exemplo: A taxa Selic oficial se encontra hoje em 14,15% a.a, o CDI está em 14,13% ao ano.

      Melhor escolha para o investidor

      Dada a cobertura do FGC, a rentabilidade vai ser um fator crucial para a escolha de muitos investidores. Por conta disso vamos responder a seguinte pergunta: Qual % CDI um CDB tem que ter para se igualar a rentabilidade do tesouro Selic? O tesouro tem taxa de intermediação de 0,3% ao ano, cobrada pela BM&FBOVESPA, independente de qual banco ou corretora você utiliza. A taxa de administração dos intermediadores costuma variar entre 0% e 0,5% ao ano.

      Utilizando a taxa Selic de 14,15% a.a, o CDI de 14,13% ao ano e utilizando um CDB de liquidez diária com vencimento em 721 dias (que não tenha cobrança de nenhuma taxa de intermediação), teremos os seguintes percentuais do CDI que se igualam a rentabilidade da taxa Selic (de acordo com a taxa de administração cobrada pela instituição):

      Assim, para uma instituição que cobra uma taxa de administração de 0,1% ao ano sobre os títulos do tesouro, o CDB equivalente ao Tesouro Selic seria de 96,8% CDI. Qualquer CDB que pague um CDI acima desse valor é mais atrativo que o tesouro Selic, pelo critério de rentabilidade.

      E aí? Tesouro Selic ou CDB?

      CDB ou Tesouro Direto?

      postado em Artigos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, Como eu operacionalizo o  do trailing stop? Abs

      Wagner, à medida que o preço for ao seu favor você vai modificando o stop na mesma amplitude. É possível você deixar isto automático pela plataforma de operação. Confere com o seu assessor este possibilidade. Se for assessorado pelo Portal AAI, manda e-mail para atendimento@portaldotraderaai.com.br que eles ajudam a explicar para a plataforma que você utiliza.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • O Brasil Tem a Maior Taxa de Juros Real do Mundo! O Que Fazer?

      Não é nenhuma surpresa que nesse momento o Brasil se encontra com a maior taxa de juros real do mundo, deixando o segundo colocado bem para trás. Em novembro de 2016, as maiores taxas reais de juros do mundo, descontando pela inflação esperada para os próximos 12 meses, foram:



      Diversos são os motivos abordados por economistas sobre a elevada taxa de juros no Brasil, passando pela alta dívida pública brasileira, pela baixa poupança doméstica..., além das questões microeconômicas. A ideia desse artigo não é adentrar a fundo sobre essas razões, mas sim entender o que devemos fazer com os nossos investimentos, dado que temos os maiores juros reais do mundo.

      A atual diretriz do Banco Central (BC), através da figura de Ilan Goldfajn, da muito mais importância ao controle da inflação do que a gestão anterior e manteve a taxa Selic em 14,25% a.a. enquanto as projeções de queda da inflação não se confirmavam. A partir do momento em que a convergência ficou clara, o BC começou o processo de queda das taxas de juros, adotando reduções de 0,25% p.p. nas últimas duas reuniões.

      Atualmente (Relatório Focus 09/12/2016), a mediana das expectativas aponta uma inflação de 4,88% para os próximos 12 meses e 4,90% para o fechamento do ano de 2017, indicando um valor bem próximo do centro da meta de inflação (4,5%). Nos meses de outubro e novembro de 2016, a inflação veio abaixo das estimativas e foram as menores do século XXI para os respectivos meses. Esses números dão indicativos que a taxa básica de juros tem espaço para cair, podendo chegar até 10,50% a.a. no final do ano de 2017, segundo o mesmo relatório Focus.

      Caso a inflação do ano de 2017 feche em 4,9% e a Selic em 10,5%, teremos uma taxa de juros real de aproximadamente 5,3% no final do ano. Caso no final do ano de 2017 a previsão de inflação para 2018 esteja ainda em 4,5%, a taxa de juros real ex ante giraria em torno de 5,75% (bem abaixo dos 8,53% que vemos no gráfico acima).

      O mercado já precificou parte da queda dos juros no curto prazo, tanto que podemos observar os títulos do tesouro Prefixado com taxas de compra em torno de 11,5%/12% ao ano e os títulos de do tesouro IPCA+ com taxas de compra em torno de 6% a.a.+ IPCA. Porém, o mercado ainda não precificou por completo todo esse movimento.

      Levando em consideração os pontos comentados e as expectativas futuras, vejo um cenário de inflação a 4,5% e taxa básica de juros em 10% no médio prazo (3 a 5 anos), o que resultaria em uma taxa real de juros em torno de 5,25%. Colocando uma banda de +- 1% p.p. para a taxa básica de juros e de +- 0,5% p.p. para a taxa de juros real, opções prefixadas que estejam pagando, para o médio prazo, pelo menos 11% ao ano de taxa nominal ou 5,75% de taxa real ainda estão bem atrativas.

      Vale lembrar que a tendência de queda deve ser ainda maior no longo prazo, tornando os títulos mais longos uma ótima opção.

      Segue abaixo as taxas de alguns produtos que estão bem interessantes hoje (15/12/2016):



      postado em Artigos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Professor Augusto:Parabéns pela aula. As informações passadas na aula são relevantes e importantes p

      Oi, Carlos! Prepara em partes. Quase todas essas certificações tem um módulo de mercado financeiro. Então certamente este curso vai te ajudar nestes tipos de módulo. Porém cada certificação tem também outros módulos mais específicos, como ética, regulação e etc. 

      No caso da certificação CNPI de analista, certamente este curso cobre grande parte do que se pede.

      Caso queira as bibliografias específicas pros módulos de uma determinada certificação, sugiro olhar no site da própria entidade.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • Renda Fixa ou Renda Variável: Quando devemos ficar posicionados na Bolsa?

      Renda Variável ou Renda Fixa? Como ser um trader.

      O título traz uma indagação natural de muitos investidores que buscam melhorar a sua rentabilidade. De acordo com a teoria econômica, quando temos uma elevação da Taxa Básica de Juros (taxa Selic) é esperado que haja uma redução dos empréstimos, investimentos e da demanda total da economia, afetando negativamente o PIB. Quando isso acontece as empresas também são afetadas e consequentemente suas ações. Ou seja, em momentos de elevação da taxa Selic, a Bolsa tende a ser negativamente afetada.

      Outro ponto importante é que ao longo das últimas décadas os Bancos Centrais vem se preocupando cada vez mais em serem transparentes, com o objetivo de ancorarem as expectativas dos agentes de mercado. Esse posicionamento tem tornado os aumentos/quedas das taxas básicas de juros um movimento cada vez mais gradual. Dessa forma, quando temos uma mudança de direção da taxa básica, podemos esperar que a nova direção dure alguns períodos.

      Com a parte teórica explicada, vamos fazer um estudo no qual estaremos posicionados em Tesouro Selic (LFT) a partir da primeira subida de juros depois de um ciclo de queda e comprados em bolsa (Ibovespa) quando a taxa Selic começar a cair, depois de um ciclo de alta.

      Pelo gráfico acima, o ciclo de baixa da taxa Selic está caracterizado pelas setas. É nesse período que estaremos comprados em Ibovespa. Nos períodos sem seta (ciclos de alta) estaremos posicionados em tesouro Selic.

      Colocando os mesmos ciclos para o Ibovespa, podemos observar os momentos comprados no índice (quando a seta está para baixo).

      Na tabela abaixo vemos os ciclos divididos: em verde estão os ciclos de queda da Selic e em rosa os períodos de alta da Selic. Nesse momento (em amarelo) estamos em um ciclo de alta da Selic que ainda não se encerrou. As rentabilidades na tabela são do período em que ocorreu o ciclo. Observe que na coluna Ciclos temos as rentabilidades do Ibovespa quando a célula estiver verde e as rentabilidades da Selic quando as células estiverem rosa.

      Resumidamente, temos como resultado que quem ficou posicionado em Ibovespa de 05/03/1999 até o dia 24/08/2016 teve um ganho de 509,79%, contra um ganho de 949,06% pra quem ficou posicionado em tesouro Selic. Para quem seguiu os ciclos da taxa Selic o ganho do período é de 1626,1%!

      As expectativas dos agentes de mercado é que tenhamos uma queda da taxa Selic em outubro ou dezembro deste ano, o que iniciaria um novo ciclo de queda da taxa básica de juros.

      E aí?! Preparado para comprar Ibovespa?

      Gostou do artigo? Então deixe seu like, ele é a melhor forma da gente saber que tipo de conteúdo continuar produzindo.

      Renda fixa ou Renda Váriavel?

      postado em Artigos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Senti falta de uma explicação mais especifica de contagem de candles para day trader, em tempos meno

      A mesma contagem pode ser aplicada no índice e dólar. Para o intraday as contagens mais interessantes seriam 5,10 e 15 min. E a contagem não incluiria o dia anterior, ou seja, teria que esperar formar 10 candles no dia para depois ter alguma entrada.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, você tem um livro que trate sobre esse assunto em português, ou então sabe onde encontro es

      Olá! Procura pelo livro "O Princípio da Onda". Autor: Frost & Prechter

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Fibonacci, do ponto de vista da matemática, é interessantíssimo!!Mas não entendi metade da aula....

      Essa aula é só pra introduzir o assunto Fibonacci. Posteriormente vamos tratar de Ondas de Elliott + Fibonacci. Como Elliott é um assunto mais complicado, começar com fibonacci vai fazer sentido depois.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Boa tarde...estou gostando muito do curso, e o prof. Augusto assim como os demais visto até aqui são

      Oi, Clodoaldo! Essa aula é mais teórica mesmo. O Fibonacci na prática vai ocorrer no setup combinado com Ondas de Elliott. Módulo 5! Abs!

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • Planilha de Renda Fixa

      Pessoal, segue o link de uma planilha de comparação de Investimentos de Renda Fixa.

      Essa planilha já existia, mas eu fiz modificações. Espero que gostem.

      OBS: inclusão de debêntures na última atualização.


      https://drive.google.com/file/d/0B3mcTYA6-Q84YV9ZNWRsc0wyX1U/view?usp=sharing


      Se tiver algum erro, me avisem!

      Abraços!



      postado em Renda Fixa
      Augusto
      Augusto
    • RE: Augusto, como podemos nos prevenir e tentar identificar possíveis rompimentos falsos e evitar stops

      Olá, André! Se um preço testou anteriormente várias vezes um topo antes de romper, isso costuma ser um indício de que o rompimento vai ser forte e a chance de rompimento falso é menor.

      Como você opera tempos gráficos de baixa duração, a quantidade de rompimentos costuma ser maior realmente. Tenta colocar um filtro de teste de topo pra ver se te ajuda na operação.

      E eu sou suspeitoo pra falar de IFR. Me ajuda em várias situações rsrs

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Planilha de Renda Fixa

      Planilha atualizada no dia 18/04/2016! Erros corrigidos! O link já está atualizado!!

      postado em Renda Fixa
      Augusto
      Augusto
    • RE: Olá! Somente o contrato vigente estará disponível para operação?

      Olá, Trader11371! O mini contrato futuro com vencimento mais próximo costuma ter maior liquidez, então seria a melhor alternativa para operar. É possível operar mini contratos com vencimento mais longos, porém a liquidez é bem menor.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto
    • RE: Posso concluir que as "Ondas de Elliot" e umas das principais ferramentas que define, quan

      As ondas são uma ótima forma de você encontrar em qual momento está o mercado: numa correção ou impulsão. Para entrar e sair de uma operação é possível utilizar as ondas junto com outros indicadores.

      postado em Dúvidas dos Cursos
      Augusto
      Augusto