Vou deixar aqui minhas primeiras impressões da recém-lançada plataforma gráfica da corretora Rico, a Rico Trader. Antes de mais nada, cabe salientar que eu utilizava o ProfitChart RT até o momento.
Primeira coisa, bastante evidente, é a semelhança com a linha ProfitChart da Neologica, já que essa é a desenvolvedora do software. Em outras palavras é um ProfitChart feito para a Rico, com o nome dela. Ponto Positivo, inclusive foi o que me fez mudar para a nova plataforma, que é gratuita para o clientes da corretora.
O RicoTrader, ao que me parece, é uma versão do ProfitChart Lite, eventualmente com alguns recursos a mais na parte do roteamento de ordens.
As principais limitações, em relação ao ProfitChart RT são:
- Há um limite de visualização de até 2 gráficos ao mesmo tempo, o que eu acho que é muito pouco.
- Há limitações nos timeframes (só se pode nos tempos de 1, 5, 15, 30 e 60 minutos além do diário, semanal mensal e anual). Não acho isso tão grave.
- É possível abrir até 3 Books (Livros de Ofertas) e até 3 Times and Trades (negócios realizados).
- No Book somente as abas Preços" e Ofertas aparecem. No ProfitChart RT tem mais duas opções Profundidade e Netrix, que fazem falta.
- No Times and Trades só aparece a aba de Negócios. No ProfitChart RT tem mais três opções Compradores, Vendedores e Saldo, que mostram os principais players do mercado e em que ponta estão atuando.
- Não tem o Volume at Price, nem a opção de colocá-lo no gráfico como se fosse um indicador.
- Todas opções de BackOffice, integradas à conta na Rico, funcionam bem como Saldo de conta, extrato, notas de corretagem e Relatório de Performance.
Há limitações nos timeframes (só se pode nos tempos de 1, 5, 15, 30 e 60 minutos além do diário, semanal mensal e anual
Essas limitações são, de certo modo, compreensíveis, já que não é interessante para a Neologica (a não ser que a Rico desembolse) que todos tenham uma espécie de ProfitChart RT gratuito. Por isso existem esses diferenciais de funcionalidades entre um e outro, da mesma forma que o ProfitChart Pro tem mais funções que o RT.
Agora, tem algumas limitações que, na minha opinião, são desnecessárias, ou até mesmo mesquinhas como:
- Não existe o indicador de VWAP no RicoTrader, mas tem no ProfitChart RT, e que eu creio que poderia estar na plataforma gratuita.
- Não é possível colocar as janelas livres (o que faz com que seja possível ter uma janela de um gráfico ou book etc fora da janela principal do ProfitChart, essencial para quem tem mais de um monitor), todas ficam dentro da janela principal do RicoTrader, o que ao meu ver também é uma funcionalidade que poderia estar na plataforma gratuita. Muito embora, eu consegui (através de gambiarra) fazer com que algumas janelas fiquem de fora da janela principal).
Agora, vejam como era meu layout no ProfitChart RT (ficava a janela principal em um monitor e todas as outras janelas com os books e T&T no outro monitor):
E como teve que ficar no Rico Trader, em função das limitações (acabei usando somente metade do outro monitor):
Resumindo, é claro que a plataforma tem limitações em relação a plataformas pagas. Mas é um grande avanço pelo fato de ser uma plataforma profissional totalmente gratuita, e isso faz muita diferença para quem está começando. Parabéns à Rico Corretora pelo avanço.
Atualização em 13/07/2016
Também percebi que não da para arrastar ordens abertas no gráfico (como é possível no ProfitChart) o que dificulta e atrasa um pouco o operacional. Segundo a Rico, na próxima versão será possível.
O VWAP pode ser lido no cabeçalho do book e/ou Times&Trades, mas de fato não há o indicador no gráfico.