Boa tarde Maurício!

Assim como você e tantos outros com milhares de dúvidas acerca de "viver de trade", estou avaliando a possibilidade de mudar o rumo da minha vida profissional (Analista de TI) e entrar nesse ramo para literalmente mudar meu estilo de vida. 

Estou buscando várias opções de treinamentos e vejo muito, muito material disponível todos os dias. Minha dica, que vem dando certo comigo, é que você deve focar, pelo menos no primeiro ano, no aprendizado. Eu creio muito que a oportunidade de viver de mercado existe e não está longe do alcance de ninguém! O problema é que nós (e me incluo nesse grupo) pensamos em "viver de mercado" com o intuito de ganhar muito e trabalhar pouco. 

Minha primeira mudança foi em relação a isso. Viver de mercado não é fácil e requer muitas coisas (estudos, networking, mentoring, etc), mas é aquilo que todo mundo fala: se você faz o que gosta, o retorno (dinheiro) será consequência. 

Quando vemos exemplos citados acima (Buffett, Lemann) vejo que eles nunca falam de dinheiro e riqueza como sendo a inspiração deles para estar no mercado. Dá pra ver que eles fazem o que gostam e o fato de serem bilionários é apenas uma consequência das suas ações (ações = agir, não ações de mercado! rsrsrs). 

Falando mais sobre cursos, minha trajetória é a seguinte:

Cursos: Faço sempre cursos presenciais (Isso vai de mim, eu sei que aprendo mais em uma sala de aula do que vendo vídeos e operações que deram certo pela internet). Apesar de ser do ramo de TI, nas diferentes experiências que já tive fazendo cursos, percebi que realmente aprendi em sala de aula. 

Oportunidades: Cara, penso muito que o futuro das carreiras deveria ser focado no modelo das "prop trades". No modelo de trabalho deles, todo mundo sai ganhando! Imagine o networking e experiências que você acumulará estando em uma sala operacional com vários traders experientes operando diariamente! Não há preço/curso que pague isso pra você e além disso vir de graça, eles te dão parte dos seus lucros. Isso é trabalho baseado em meritocracia e se você estiver feliz e fazendo o que gosta, você depois entenderá o valor que isso irá agregar mais pra frente.

Claro que falar é fácil mas fazer, é beeeeem diferente! Ainda não tive coragem de fazer essa mudança drástica na minha vida, porém é algo que sinto falta nos diferentes posts sobre carreira de traders...

Valeu! Boa sorte pra você e aguardamos seu feedback no futuro.

Obrigado!