Eu faria a seguinte conta.
Primeiro, calcule quantas operações você pretende fazer por dia. Como iniciantes, costumam exagerar, eu colocaria umas 20 operações.
Em seguida, estime a quantidade que você perde em média por cada operação. No início é normal, o spread (das operações feitas à mercado) e a corretagem consumirem em média uns 3 ticks por operação, somado a eventuais erros pelo fato de ser iniciante, eu colocaria uns 5 ticks. No mini-índice isso dá 25 pontos de prejuízo médio por operação que multiplicado por 20 = 500 pts de prejuízo médio por dia por cada minicontrato, ou seja, 100 reais.
Caso A: se você tiver uma boa gestão de risco e equilíbrio emocional, é possível limitar esse valor, por exemplo, um stop diário de 200 ou 300 pontos. Equivalente a 50 reais em média,
Caso B; Se você tiver baixo equilíbrio emocional, multiplique o valor por 5, que é igual o prejuízo médio multiplicado pelos cinco mini-contratos que o iniciante vai usar para tentar recuperar o prejuízo de um mini-contrato. Equivalente a 500 reais diários de prejuízo em média. O valor pode ser multiplicado novamente por cinco, caso haja uma nova tentativa de recuperar o que perdeu. Como isso é comum, um prejuízo de dois mil reais por dia não deve ser desconsiderado.
No caso B, você quebra a sua conta de dez mil reais entre 5 a 20 dias.
No caso A, dá para operar um ou dois mini-contratos e perder de dois a cinco mil reais, antes de você ganhar experiência e o daytrading começar a se autofinanciar.