Olá! Tenho várias considerações, ficaria extremamente grato se pudesse responder todas.
1- Olhando o gráfico que foi inserido no final do texto dessa aula, noto que uma das linhas de suporte/resistência e curta e compreende 2 pontos no meio do gráfico. Tendo em vista que o primeiro toque nela foi um suporte que *não* foi rompido, por que ele foi marcado como uma resistência no dia seguinte? A reversão não deveria ocorrer somente quando a linha é rompida?
2- eu poderia traçar uma nova linha na metade entre essa linha curta e a linha de baixo (a linha azul mais inferior do gráfico) e ela tocaria no mínimo 5 pontos (veja os quadrados vermelhos na seguinte captura de tela: https://prnt.sc/ws7f6c). Poderia talvez ser considerada linha mais significativa do gráfico, mas ela nem sequer foi considerada. Por quê?
3- Consta no texto: "Estatisticamente, a maioria dos rompimentos falha." Qual a definição de "falha" aqui? Usando como exemplo uma resistência, "falha" significa que o preço bate e volta (não rompendo a resistência portanto), ou que consegue romper a resistência mas logo volta para baixo dela e o preço volta a cair?
4- Qual é a justificativa teórica para a reversão? Em meu entendimento, resistências são resistências porque muita gente colocou nesse valor uma ordem automática de venda, de forma que há um grande influxo de ordens de venda no momento em que essa resistência é tocada, e como não necessariamente há compradores para elas, pela lei da oferta e da demanda, o preço cai. Mas por que então uma vez rompida a resistência, ela vira suporte? De onde vêm a justificativa para isto? As ordens de venda não magicamente viraram de compra...
5- As considerações 1 e 2 me fazem pensar se a determinação de suportes/resistências não estará sujeita à velha tendência da mente humana de atribuir significado onde ele não existe (a fenômenos aleatórios), como gente que vê rostos desenhados nas nuvens ou nas crateras de Marte. Talvez a linha curta, por exemplo, nem sequer seja um suporte/resistência de fato e esses 2 pontos coincidiram lá por pura casualidade.
Muito obrigado por sua atenção!