Grandes Traders - Bruce Kovner, tamanho de posição acima de tudo


  • admin

    Quantas vezes nos perguntamos o que está acontecendo nas nossas operações que, por mais que boas, acabam por não gerar resultados consistentes num prazo maior ? 

    Essa questão move boa parte da vida de qualquer trader e pensando nisso, trago hoje na série Grandes Traders um texto sobre Bruce Kovner, que insiste no fato de que brilhantismo, melhores análises e perspicácia, mesmo que todos juntos, não fazem de um trader um grande trader.

    Bruce Kovner teve sua carreira iniciada na área acadêmica, especificamente em ciências políticas, mas se cansou depois de algum tempo do fato de, todo dia, ter de sentar em frente a um papel em branco e escrever algo brilhante. 

    Por motivos podendo ser ditos como aleatórios acabou tendo contato com o mercado observando as taxas de juros dos títulos de dívida do governo americano e notando que as taxas para diferentes períodos de vencimento variavam de forma não lógica, com isso decidiu estudar os mercados financeiros e acabou por descobrir que essas diferenças de taxas aconteciam a toda hora não só nos bonds, mas também em diversas commodities, a partir daí iniciou suas atividades no trading.

    Bruce não teve um início muito conturbado, naquela época não existiam robôs arbitrando as diferenças de mercado, e como ele iniciou suas atividades operando essencialmente spreads, conseguiu um resultado razoável logo de partida, porém compreendeu muito rápido o que ele julga ser a característica mais importante na profissão e a chave do sucesso para qualquer trader: a decisão do tamanho de posição. 

    Em sua opinião, um trader necessita disciplina suficiente para não entrar em uma operação muito pequeno, dessa forma sem se preocupar com a operação, porém evite muita ganância ou uma operação grande demais capaz de destrui-la caso dê errado.

    Em seus pouquíssimos anos de resultados ruins como gestor de fundos, acabaram sendo compensados pelo seu bom início como trader independente, os períodos seguintes foram completamente focados em modelos de risco, sendo seu modelo operacional quase nunca adaptado, seu método sempre consistiu em procurar rompimentos com risco/retorno interessante e seguir suas tendências, por ter seu início bem focado em commodities, aprendeu rapidamente que operar tendência é a forma mais simples de ter sucesso num mercado “perfeitamente competitivo” (commodities são considerados perfeitamente competitivos por serem regidos apenas pela oferta e demanda de cada mercado). 

    Porém, para cada indicativo técnico, Bruce Kovner sempre buscou entender motivos macroeconômicos que regiam tal movimento.

    Bruce veio a se tornar até o início da década de noventa, o gestor com provavelmente o maior volume de negócios nos mercados de futuros e commodities, sendo seu fundo composto à época de aproximadamente 50% do patrimônio somente atribuídos aos lucros obtidos.

    O textos sobre Bruce Kovner mostram como a disciplina no controle de risco e no plano de operações é importante, ele estressa tal ponto a todo momento. Entender que um gestor de tal magnitude atribui a maior parte do seu sucesso ou de qualquer outro trader a esses dois fatores é essencial para que nós, traders “sardinhas”, tenhamos uma mentalidade parecida.

    Traders, muito embora não muito emocionante, a trajetória de Bruce Kovner mostra a necessidade da disciplina, e que para se tornar um grande operador não é necessário fazer grandes operações, mas sim boas operações, com um bom controle de risco, o tempo todo, espero ter agregado valor e que ajude a todos na busca da consistência nas operações. No próximo texto trago a trajetória do lendário Richard Dennis, um dos criadores do projeto “Turtle Traders”.

    Até a próxima, e se você gostou desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos. 

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!


  • TNT

    Muito bom CSL, obrigado pelos posts de conteúdo sempre muito bons

    abs



Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.