Realização parcial vale a pena?

• Boa tarde,

Vejo vários robôs com opções de RP, Stop Finabocci, Treilling Stop...pois bem, como já algum tempo desisti de fazer estratégias com alvos curtos no Daytrade (pelo menos com robôs), pois particularmente não achei algo interessante, somente ficou interessante pra corretora, pois no máximo fiquei no zero a zero, comecei a estudar estratégias no Daytrade visando o longo prazo (1 ano pelo menos), aí os resultados começaram me animar. Então peguei uma estratégia e inclui opções como Stop normal fixo, Stop nas RP´s (de 1 a 3 RP´s), Stop Finabocci, Treilling Stop após última RP, e take de 1 a 3 RP´s. Colocando em testes tudo, em nenhum período estes "aditivos" se mostraram eficazes, de longe stop fixo com take integral superou os resultados, pude observar apenas uma suavização nas curvas, mas nada que justifique seu uso, pois 1 ano pra mim é curto prazo.

Gostaria de saber dos colegas a opinião de quem faz RP, como está sendo o resultado, se a visão de vocês mesmo com operações Daytrade tem se mostrado eficaz em até um ano, pois acredito que pelo menos 12 meses são necessários para contabilizarmos os resultados.

Abraços,

• @Trader3720

Na minha opinião, Realização Parcial sempre vale a pena, mesmo que isso diminua meu lucro. Por que? 
    1) Tira a pressão emocional do trade, uma vez que você coloca uma parte do lucro no bolso e puxa o stop para ponto de entrada, deixando o trade na condição de "não dá mais errado"
    2) Se o mercado voltar tudo, não fica a sensação de "por que não saí antes?"
    3) Se o mercado continuar na direção que você apostou, não fica a sensação de "por que saí antes?"

Mas isso vai de cada um.

• Olá MuriloBarquette,

Concordo com você quando estamos operando no braço, na frente da tela, sem dúvida  a RP vale a pena sim e se faz necessária, sem contar o emocional, pois temos uma visão melhor de pontos de resistência e suporte, notícias, etc... agora o teste que fiz foi automatizado, sem acompanhar a tela, simplesmente a estratégia programada operando. Tem estratégia que funciona por um período, dependendo do mercado, depois para de funcionar, e nestes testes com robôs a RP no longo prazo, passando por esses períodos de altos e baixos acabou reduzindo o lucro, pelo menos nos testes que venho fazendo, pois programo minhas próprias estratégias. Abraço.

• Pra mim, resultou em melhores resultados e mais consistentes pois quantas vezes no passado eu ficava mal quando estava ganhando uma grana mas segurei e voltou tudo e acabei sendo engolfado e optando por sair

Trabalho só com contratos futuros

Se opero com 3 járealizo 2 se opero 5 já realizo 3, nossa eu a anos não tinha 10 operações com lucro seguidas na conta real, Voltei a operar dia 3.07.2017 em 10 dias seguidos de operações com lucros bons e consistentes e a maioria deles me desfazendo de uma parte, ficando mais leve e operando com tranquilidade. Sem stress. Nossa outra vida.

• @Trader3720

A principal vantagem de se operar com robôs é a realização de backtests, para comprovarmos se uma determinada estratégia é melhor do que outra. No caso das RP's concordo que do ponto de vista financeiro, não faz sentido realizarmos parciais, restando assim outros motivos como os já citados pelo colega @MuriloBarquette.

Desta forma, como definir a melhor abordagem já que existe a possibilidade de validá-las antes de colocarmos em prática?

Tenho como premissa sempre que vou realizar testes com robôs, definir modelos de otimização que me permitam validar diferentes cenários para uma estratégia.

Cada cenário combinará diferentes possibilidades e me retornará qual deles é o mais interessante. Voltando pra questão das realizações parciais, pode ser que após os testes, cheguemos a conclusão de que operar com dois setups (um que faz RP e outro que não), seja mais interessante, já que não podemos prever qual deles se sairá melhor.

Por isso considero muito importante, além de uma bateria rigorosa de testes, combinando diferentes estratégias, termos atenção aos seguintes pontos:

• Não existe setup perfeito, definir uma única estratégia por melhor que ela seja, é arriscado;
    • Se possível utilize mais de uma corretora, diversifique seus robôs;
    • Alterne o número de contratos e se irão realizar parciais ou não;
    • Utilize um servidor em nuvem, quando operar com robôs;
    • Utilize uma ferramenta de testes que te auxilie no planejamento, análise e execução dos testes com robôs,  e que proporcione ferramentas que melhorem sua tomada de decisão.

O trader que se antecipa e busca soluções para melhorar seu trade system, tem mais chances de se tornar consistente e vencedor neste mercado.

Grande abraço e bons negócios!

• @M.Clique

Achei interessante relacionar a questão da realização parcial com este outro tópico: Definindo intervalos para os parâmetros de otimização

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.