Re: [mt5-portaldotrader] Computação Social



  • Roberto, muito útil e objetiva sua visão do portal. Quanto às suas críticas construtivas destaco essa parte : "Mas a minha sugestão verdadeira é a de que sejam eleitos, para o Grupo, dois EAs, um "Seguidor de Tendências" e um de "Reversão à Média", com as parametrizações básicas de SL, TP, TS e realização parcial. Ou melhor, um único, de um único indicador, com possibilidade de inversão do sinal, para atender aos dois modelos. De posse desse robô genérico, façam os testes para um período de tempo único e periodicidade fixa e, então, compartilhem os resultados." O Hilo já se preste a isso. O que fica a dever o atual EA é um indicador paralelo que calcule o tamanho da volatilidade, a qual, sendo inferior a média histórica, desativaria o robô. Isso evitaria entradas falsas. No mais comparando com outros que testei e uso na real esse robô é muito simples e otimizado. Ficou limpo e agradável de parametrizar.

    Os parâmetros da média de cálculo jamais será consenso entre todos. Mas a troca de experiências e resultados obtidos é um potencial reservatório de energia para o tarde solitário se abastecer na individualidade de suas decisões pessoais.

    Enviado do meu dispositivo Samsung



  • Roberto,

    Eu estou a apenas a alguns dias neste grupo e confesso que me alinho com sua opinião e com o seu ensejo de desenvolvermos algo mais concreto. Tanto que nem dei o meu número para o grupo do whatsupp pois com certeza acho que ele entraria no mudo por um ano muito em breve.

    Havia sugerido que criássemos uma planilha compartilhada fechada neste grupo aonde possamos organizar toda esta informação dos robôs trocada por aqui. Talvez este seja um caminho. Se você ou outras pessoas acharem que isto é um caminho ou se há outro melhor, proponho-me a ajudar a elaborar e colocar isto para funcionar.

    Acho que apenas ficarmos postando os resultados aqui no grupo sem que seja de uma maneira organizada não vai ficar tão alinhado assim com este seu propósito de computação social.

    Quanto aos robôs da rico, eu comecei a testar os robôs da para ações e minis no daytrade esta semana, mas não obtive nenhum resultado satisfatório até agora.

    Acho que além do HiLo do Cohen, que também estou testando, que se nos dividíssemos para testarmos todos os outros robôs que possam surgir aqui no grupo (além de todos os da Rico, se é que estes valerem a pena) juntos poderíamos chegar a um resultado impressionante.

    Se alguém tem alguma outra sugestão ou plano de ação para as questões acima expostas, por favor, respondam neste email.

    Att.,

    Daniel MedeirosSent from my iPhone



  • Prezados Cohen, Henrique Vilela, Daniel Medeiros, Roberto Pontes e jcmarcushi e demais leitores do grupo mt5-portadotraderCom respeito as postagens produtivas que houveram, de fato o grupo do WhatsApp nem começou e já poluiu. Sugiro que tenhamos disciplina e regras para as postagens lá e cá na web. Algumas sugestões abaixo Cohen para criação de um código de conduta deste grupo e do comunicador:1) Não postarmos vídeos ou imagens que não sejam relacionados ao tema foco, Rôbos de Traders ou vídeos de mercado;2) Que não hajam comentários de se vai chover, nevar, se o meu ou teu time vai ganhar ou perder, se o mercado vai subir ou descer (todo mundo sabe que sobe e desce sempre), ou mesmo expressões kkk, hehehehe, carinhas, bichinhos, se a Dilma vai cair ou levantar, se Aécio vai ganhar em 2018 (todos sabemos que o mercado é majoritário) , entre outras, isto não contribui3) Que aqui na web ou lá o foco seja de fato de troca de experiências em robôs e mercado;4) .... mais sugestõesNão tenho objetivo de ofender quem fez postagens fora do sugerido acima. Tenho objetivo de construir em conjunto.Quanto aos testes de Robôs da Rico, me proponho a testar, já baixei todos, o que preciso é que me ajudem a definir as configurações e papéis, pois sou novo no mercado. Poderíamos definir quais serão testados e em qual ordem, período/tempo, método, entre outros.-> Sugiro que alguém faça uma proposta de ordem para testes pela experiência que têm com os indicadores que compõe os Robôs da Rico. Estou à disposição para contribuir!Para ser prático e avançarmos: Estarei fazendo backtest este final de semana o robô Hilo e nrtr nos seguintes papéis e ordem: VALE5, PETR4, BBAS3, índice e dólar com as seguintes configurações (15min para DT, período 01-05-2015 à 31-08-2015, somente preços de abertura, execução normal, otimização rápido algorítmo genético e Balance + min Drawdown) Hilo e nrtr configs que testarei: compra e venda, lote 1000; objetivo de ganho diário: início 400, passo 50, parar 1200; Limite de perda no dia: início 300, passo 50, parar 700; horário início EA 9h 20min, horário fim e fechamento operações do EA 16h 20min.Postarei os testes quando finalizados.Que seu maior fracasso seja o sucesso! "> fracasso = sucesso< fracasso = > sucesso"Janio de Souza



  • Janio. Parabéns pelos comentários. Direto, Construtivo, Coerente com a objetividade do Cohen em formar um grupo interessado realmente em progredir com a difícil missão de EA. “Na possibilidade” de ganhar e estarmos focados no mercado de renda variável em prol do grupo.

    JP



  • Muito bom Janio.

    Pela minha experiência em lidar com robôs desde janeiro de 2014 em conta real cheguei a algumas conclusão que me norteiam hoje.

    1- calibragem de time frime: 6m para qualquer ativo.

    2- EA deve ter mínimo de parâmetros e ser limpo. Sem toda aquelas variáveis que só nos desafiam a testar sem nenhum efeito no lucro.

    3- ter 1 indicador gatilho (hilo) disparando ordem e 1 indicador (volatilidade ) que desliga o robô quando as bandas estreitar em.

    4- o trader deve deixar a execução exclusivamente por conta do robô, o que é quase impossível devido a ansiedade de realizar lucros rápido. Isso é o maior inimigo no dia a dia e todos meus conhecidos que operam sofrem desse mal.

    5- a participação on line em um grupo como esse reforça praticar a disciplina e considero a iniciativa do portal uma das melhores do mercado.Por isso sugiro que ao invés de testar inúmeros robôs e parâmetros o grupo se foque nesse robô do hilo e se acostume com ele. Cada trader tem suas idiossincrasias de papel e indicador para operar. Eu já testei dezenas de indicadores e configurações. No final foi uma grande decepção quando vi que na real tudo é diferente. Conclusão: fique num Ea simples, limpo, que tenha suporte imediato; acredite nele e nos seus sinais. Não duvide que ele acertará muito. Evite o mau hábito de testar e testar, ficar especialista em otimizar curvas de lucro. Isso se faz manualmente, no olho, mudando parâmetros na unha.

    6- Dedique seu tempo a obter disciplina de aceitar o robô executar e estar pronto para desliga-lo quando não tiver volatilidade.

    7- o sucesso operando individual é possível, mas em equipe além disso é mais rápido.

    Parabéns pela dedicação de todos e partilhamento de informações que em outros grupos não são expostas com tamanha transparência.



  • Uau!!!! Vocês são demais.

    Não podemos generalizar e limitar o grupo a 2 robôs, porque esse não foi o propósito ok?!

    Sobre as regras e planilha, concordo plenamente.

    Vou pegar o que já escreveram e postar nas regras gerais. Obrigado!!!

    E sobre a planilha, sugiro criarem (afinal o grupo é de vocês!!!) e compartilharem com todos.

    Pode ser?


Entre para responder
 


O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.