TRAVA DE ALTA COM PUT NA VALE5 P ANALISE

• TNT

CASO A VALE5 for subir fiz minha 1 trava ao vivo no portal , e parece ser legal ,eu nao vi a data de vencimento me ajudem é P , acho que é DIA 17/04 

trava de alta com put vendi 1000 VALEP31 (31,36) pago 3,34 ...... comprei 1000 VALEP54(24,36) pago 0,07 ... fica 3,27 vz 1000 =3,027 lucro , o preju eu éo msm valor ?? caso fique entre esse patamar de preço eu ganho e só perco se for abaixo de 24,36 ???

MURILO P VC MEU REI 

• @AKIRA-LUZ

pergunta 1 - sim, série P vence em abril.

pergunta 2 - prejuízo = [diferença entre os strikes menos o que recebeu pra montar] vezes o lote. No caso, a diferença entre os strikes é de R$7,00 e você recebeu R$3,27. Logo, o prejuízo é R$3,73 x 1.000 = R$3.730,00.

pergunta 3 - seu ganho só acontece se o preço ficar acima do strike da sua posição vendida. Caso o preço caia abaixo da posição vendida (R$31,36) você começa a devolver o que recebeu. Por exemplo, se no dia do vencimento VALE5 está cotada a R$30,00. Você será exercido e será obrigado a COMPRAR VALE5 por R$31,36 (sim! Lembre-se que você vendeu um direito de venda, logo está se comprometendo a comprar). Então, você vende a mercado por R$30,00 apurando um prejuízo de R$1,36 por ação. Mas você já recebeu R$3,27 então, ainda ficou com um lucro de R$1,91. Na verdade, existe um ponto em que você fica no zero a zero, ou seja, simplesmente devolve o que ganhou. Esse ponto é chamado de BREAK EVEN e, no caso da sua trava de alta, é calculado subtraindo-se o valor recebido do strike da posição vendida. R$31,36 - R$3,27 = R$28,09. Se no dia do vencimento VALE5 estiver nesse valor, você será exercido e terá que comprar VALE5 a R$31,36 e vai vender a mercado, apurando um prejuízo de R$3,27. Exatamente o que recebeu pra montar a trava. Claro que isso tudo é multiplicado pelo lote de opções, ok? Caso o preço de VALE5 esteja ABAIXO do seu break even, você começa a entrar na região de perdas, ou seja, vai devolver o que recebeu e ainda tirar algum do bolso. Imagine VALE5 cotada a R$27,00 no vencimento. Mais uma vez, você será exercido e terá que comprar VALE5 por R$31,36 e venderá a mercado, apurando um prejuízo de R$4,36. Como você já recebeu R$3,27 pra montar, seu prejuízo fica em R$1,09. Por fim, seu prejuízo máximo acontece se o preço de VALE5 estiver abaixo de R$24,36. Nesse caso, você será exercido e terá que comprar VALE5 a R$31,36 mas exercerá seu direito e venderá VALE5 por R$24,36 apurando um prejuízo de R$7,00. Como você já recebeu R$3,27 pra montar, o prejuízo fica em R$3,73. 

O que há de problemático nessa trava? Está muito ATM, pois nesse momento (06/04/2017 - 15:05hs) VALE5 está cotada a R$27,74. Para que você saia vencedor, é preciso que o preço suba acima de R$31,36 ou você já começa a operação perdendo. Nesse caso, você não tem a passagem do tempo a seu favor. Ao contrário! Pois cada dia que passa, fica menos provável de o preço da ação sair do patamar atual e subir 13%!!! De hoje ao vencimento, são apenas 6 pregões, ou seja, pouco provável. Tecnicamente falando, sua posição vendida tá cheia de VI (valor intrínseco), pois está ITM (dentro do dinheiro). Para que a trava seja eficiente em relação à passagem do tempo, ambas as posições precisam estar OTM. Só assim você tem a passagem do tempo a seu favor e ainda recebe dinheiro pra isso. 

Eis o gráfico da tua operação:

• Desculpe intrometer AKIRA - Mas, fica uma pergunta para o Mestre MuriloBarquete:

Com a expectativa que tenho para PETR4 e VALE5 acredito que estará em dificuldades, porém ainda segura em R$ 24,36.

Então o que seria melhor: Simplesmente lançar uma CALL com Strike em aproximadamente R$ 28,00 ou montar uma trava com as opções?

• Opa corrigindo.  MuriloBarquette.

E também esqueci de postar o link:

http://www.mediafire.com/file/...

• @Roberto-Taveira

Grande amigo

Seu questionamento é interessante e lançar uma opção fora do dinheiro é uma excelente alternativa para a venda de VE (valor de expectativa). Porém, você precisa ter as ações em carteira, ou será um lançamento descoberto. De um modo geral, as corretoras não permitem esse tipo de operação e as que permitem, exigem garantias em dinheiro ou que você tenha ações de primeira linha na carteira, além da margem monstro que a CBLC vai chamar. E, na minha opinião, não faz o menor sentido comprar ações só para fazer financiamento (venda de CALLs OTM). Só faz sentido comprar ações e vender CALLs se for para fazer uma operação de taxa - compra ação e vende CALL ligeiramente ITM. Nessa situação, a ideia é ser exercido. Leia o artigo que eu escrevi em https://forum.portaldotrader.c...

Abraço

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.