Conta demo or not conta demo? Eis a questão!



  • @Trader5726 

    não é impossível, mas você precisa ter consciência dos desafios. Vai depender muito do seu talento e da sua dedicação em aprender e acima de tudo a se disciplinar. Disciplina não é das nossas maiores virtudes e você precisará se reeducar. Mesmo com todo talento, ninguém se forma trader em algumas semanas, da mesma forma que ninguém se torna um médico, um advogado em poucas semanas. Tenha isso muito claro. Óbvio que seu talento fará diferença, mas não se apoie nisso. Muitas vezes, uma pessoa sem tanto talento, mas dedicada e aplicada acaba tendo melhores resultados que uma pessoa extremamente talentosa e que não se esforçou tanto. 

    Mas, me diga, por que você gostaria de participar de uma mesa proprietária?



  • @MuriloBarquette Muito obrigada pela orientação :) pois a mesa proprietária oferece um capital significativo para realizar as operações.Pesquise sobre o conceito da empresa Atom, é uma mesa proprietária que recruta traders para operar seu capital. voce opera a bastante tempo ja? costuma operar ações ou futuros? eu particularmente me intereço pelo dolar futuro, mas não sei se é boa ideia iniciar operando dolár...



  • @Trader5726

    vou te dar a minha opinião pessoal, ok? Longe de querer ser dono da verdade, costumo dizer que o mercado não está nem aí para as minhas opiniões. E é claro, cabe a cada um tomar suas próprias decisões.

    1) Sim, eu conheço a Atom. Já visitei o site inúmeras vezes e assisti a vários vídeos sobre a empresa. O conceito em si é muito interessante, mas há que se prestar atenção em alguns detalhes importantes. 

    a) nenhuma mesa proprietária permitirá que um novato opere um capital significativo. Você irá começar com 3 mini contratos e a partir do momento que começar a mostrar resultados, esse limite irá aumentando aos poucos;

    b) o que você perde num mês, terá que ganhar para pagar nos meses seguintes;

    c) se perder seguidamente, está fora;

    d) boa parte do que você ganha nos trades fica com a mesa e o que fica pra você acaba não compensando o trabalho e o stress. Como prestador de serviço, você deverá abrir um CNPJ e isso demanda custos extras. Você emitirá uma nota fiscal à ATOM pelos serviços prestados e cada nota emitida gera tributação que fica exclusivamente a seu cargo;

    e) sinceramente, para ser desse jeito, prefiro operar pra mim mesmo, ao invés de operar para os outros.

    f) entrar numa mesa proprietária para operar 50 contratos é uma grande ilusão. Entenda que quem trata mal "pouco dinheiro", não saberá tratar bem "muito dinheiro". Aprenda a operar com disciplina e consistência. Quem consegue isso com 1 mini contrato, conseguirá (depois de um bom tempo) a mesma consistência com 50 lotes do contrato cheio. Disciplina e trading plan não têm qualquer relação com número de contratos. Tamanho de mão tem a ver com gestão de risco - que faz parte do trading plan. Tamanho de mão tem a ver com o quanto você aguenta perder se tudo der errado. Não pense que colocando um lote de 100 mini contratos no livro de ofertas você irá peitar o mercado. Antes que você possa dizer "quero ver alguém bater essa ordem" ela já foi raspada por alguém maior do que você. Sempre haverá alguém maior do que você. Lembre-se disso. 

    2) Estou no mercado há quase 11 anos e já senti na pele o que é ganhar um bom dinheiro, devolver o que ganhei e ainda perder mais uma boa quantidade. Gosto muito de swingtrade com ações e estruturas com opções;

    3) Acho o dólar um ativo extremamente complexo, arisco e volátil, além do fato de ser bastante alavancado. Os ganhos são ótimos, mas as perdas machucam. Em seu lugar, começaria com um ativo mais tranquilo e com gráficos mais longos, a fim de que você possa desenvolver sua própria leitura do mercado. 



  • @MuriloBarquette Sim, obrigado pela opinião/orientação.A mesa tem os prós e contras mesmo,por isso to pensando bem e buscando orientação para não acabar me decepcionando alem disso tem todos as obrigações tributarias/legais em cima dos ganhos, o que ja é um custo a mais.. haha. Qual ativo voce acha razoavel pra um iniciante? 



  • @Trader5726

    eu começaria com o mini índice, gráficos de 30 ou 60 minutos, como forma de ir treinando sua leitura de gráficos. Mas sem um bom trading plan e sem disciplina, dá pra perder um bom dinheiro operando apenas 1 mini contrato.



  • @MuriloBarquette hahaha verdade. Bom, vou começar olhando o grafico da plataforma metatrader com uma conta demo para iniciar os estudos..



  • @MuriloBarquette e o que você define como disciplina pelo tempo de experiência no mercado que você já tem?



  • @Trader5726

    Disciplina é seguir o tradin plan à risca, sem ficar sabotando. Parece fácil, não? Mas quando as coisas não vão como planejamos, é mais fácil ainda não acionarmos o stop da operação e ainda criamos uma desculpa para não fazê-lo. Um bom trading plan inclui o ponto de entrada na operação, o ponto de stop (caso tudo dê errado), o ponto de realização parcial (se for o caso) e o ponto de realização total. O trading plan inclui ainda uma afinada gestão de risco. E o que é gestão de risco? É simples: pergunte-se "quanto estou disposto perder, se tudo der errado e eu for estopado?" Esse valor não pode abalar o seu emocional e nem seu patrimônio. É baseado nesse valor que você calculará o tamanho da sua mão. Só dessa forma você consegue ficar tranquilo no trade, pois sabe que se tudo der errado, você vai perder uma quantia confortável e que já está preparado para tal. O trading plan inclui ainda um valor máximo para perder num dia, numa semana e num mês inteiro. 

    O mercado vai te "testar", pode acreditar nisso. Quando bater no ponto de entrada, não pode ter medo. É pra entrar. Bateu no stop? Sai fora. Não fique na esperança de que "o mercado vai voltar", nem caia na armadilha de fazer preço médio, pois se tudo der errado, seu prejuízo será bem maior que o planejado. Atitudes como essa é que chamamos de "boicotar" o trading plan. Tem que ter estômago, coragem e sangue frio para apertar o botão "encerrar" quando as coisas não estão indo como o planejado e você só consegue isso treinando sua disciplina para agir como um robô. Bateu no ponto de realização parcial? Siga o plano. Saia de parte (normalmente, a metade) da posição e coloque o stop no ponto de entrada. Isso se chama defesa de lucro. Bateu no alvo, não pense duas vezes: encerre a operação. "ah, mas tá subindo... vou ficar mais um pouco pra ver se ganho mais". É o tempo suficiente para o mercado reverter e ir lá buscar o seu stop. Pior: voltar a subir. O mercado vai te testar muitas vezes no dia e essas "violinadas" parecem ser planejadas para te deixar com raiva mesmo. Costumo dizer que o mercado é uma entidade com 150.000 olhos e que fica bem acima do seu ombro. Se você compra, ele vai lá te testar fazendo o preço cair bem próximo ao seu stop. Se vende, faz o preço subir até lamber o seu stop, só pra ver a sua reação (kkkkkkkkkkkkkkkkkk). 

    Por fim, a tal "consistência" que tanto falam, pra mim é: ganhar muito quando acerta e perder pouco quando erra. Simples! Se você está perdendo muito quando erra, é porque algo está errado em suas análises e você precisará rever suas estratégias de entrada e saída. Não tem nada de errado nisso e você tem que se acostumar com as perdas. Elas fazem parte.

    Amigo, quem está te dizendo isso é alguém que acumula uma perda de mais de 80.000 pontos no mini índice e mais de 1.600 pontos no mini dólar. Por que? Porque não segui NADA do que estou te recomendando. Senti na pele, no bolso, no estômago e na consciência a dor da perda por total falta de disciplina e planejamento. Sim! Isso dói no estômago. Muito mais do que a perda financeira - que não foi suficiente para me quebrar - tem o abalo emocional. Tantas perdas me machucaram bastante e deixaram profundas cicatrizes. Ainda hoje, mesmo operando conta demo, me sinto aflito com uma posição aberta. A pressão das perdas me faz sentir-me um derrotado no primeiro stop do dia. Vem logo aquele pensamento "pronto! Lá vou eu entregar dinheiro ao mercado, de novo!" 

    Decidi que era hora de parar e para evitar ceder ao "canto da sereia", bloqueei minha conta na BM&F, até que eu aprenda a operar com disciplina novamente. Ainda estou muito longe disso... 

    Então, caro amigo, para terminar essa novela, minha recomendação é que você comece pelo certo logo de cara. Não pague para aprender. Fica bem mais barato aprender com os erros dos outros.

    Bons estudos



  • @MuriloBarquette muito obrigado por compartilhar sua experiência :) vamos lá em busca da Disciplina então rsrs Bons Estudos.



  • @Trader5564  Parabéns. Isso mostra que você tem a cabeça no lugar o que, na minha opinião, é decisivo para o sucesso nesta profissão. Não tenha pressa - as coisas vão acontecendo naturalmente. Daqui 1 ou 2 anos você irá olhar pra trás e ver que você sempre esteve no caminho certo. Sucesso.




O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.