O que você quer aprender?

Ir

Conta demo or not conta demo? Eis a questão!

Trader Iniciante Jan 26, 2021

Uma das frases mais conhecidas do teatro clássico talvez seja aquela onde o personagem Hamlet, questionando-se sobre o dilema da existência, pergunta: ser ou não ser? Eis a questão (To be or not to be? That is the question).

Desde então, a frase caiu no gosto popular e acabou tornando-se um emblema das grandes questões existenciais da humanidade.

Guardadas as devidas proporções, e no âmbito da nossa atuação profissional, utilizar ou não uma conta demo durante as fases iniciais do trabalho do trader é uma dúvida que paira sobre as mentes de todos nós. Defensores e detratores da eficácia da conta demo durante a fase de treinamento costumam provocar episódios de acalorados debates nos fóruns e grupos de WhatsApp.

Os detratores da conta demo argumentam que o treinamento em simuladores tira do trader iniciante a possibilidade de exercitar a parte mais importante do trabalho, que é o domínio psicológico. Ah, antes que eu me esqueça, temos um curso novo no Portal, o Psicologia para Traders. Ele é gratuito, e você pode acessá-lo clicando aqui. Mas, voltando aos detratores da conta demo... Para eles, por mais que alguém seja capaz de fingir estar operando em conta real, no fundo ele sabe que qualquer perda jamais o afetará financeiramente, e isso basta para que não execute seus trades do mesmo modo que o faria em uma conta real.

Para reforçar esta ideia, muitas pessoas que começam seu treinamento em simulador acabam operando um número de contratos muito maior do que operariam em sua conta real. Isso, de certa maneira, acionaria  mecanismos psicológicos que os fazem sentir-se vitoriosos ao verem  valores de cinco ou seis dígitos em seus resultados operacionais, criando uma falsa sensação de consistência.

Dessa forma, o mais efetivo seria já começar seu treinamento em conta real para que se possa desde o começo ir educando a parte psicológica.

Por outro lado, iniciar seu treinamento em conta real também tem os seus reveses.

Como sabemos, existem três pilares que sustentam a atividade do trader: técnica, gestão financeira e psicologia.

Ocorre que, no início dos estudos, ainda não temos pleno domínio das técnicas e suas diversas aplicações. Desconhecemos muitos setups e suas possibilidades. Podemos escolher retorno à média, Fibonacci, price action, cruzamento de médias, Bollinger, Elliott e inúmeras outras ferramentas que nos ajudam  tomar a melhor decisão de entrada e saída das operações.

Um trader profissional conhece muitas técnicas. Ele não as usará todas o tempo todo, mas terá um conjunto delas em seu repertório e as executará com destreza de acordo com cada situação apresentada pelo mercado.

Adquirir essa fluência, esse quase automatismo, leva tempo. Serão horas de tela executando cada setup até sermos capazes de responder imediatamente a qualquer situação de mercado. Esse automatismo tem pouco a ver com psicologia. Saber executar uma técnica independe da quantidade de dinheiro que se tem na conta ou de medo de perder dinheiro ou errar o trade. Este processo está ligado à capacidade de, rapidamente, fazer uma leitura de mercado e responder com a técnica mais apropriada para aquela situação.

Adquirir fluência no uso das técnicas leva tempo, e realizar esse treinamento já utilizando sua conta real poderá lhe custar dinheiro, desgaste emocional e até a própria crença em si mesmo.

Para os defensores da ideia de que se deve utilizar a conta demo durante a fase de treinamento, o trader deveria primeiro exercitar suas técnicas até adquirir fluência operacional para, só depois, quando souber exatamente o que fazer em cada situação, partir para a conta real e treinar o componente psicológico. No início da carreira, a quantidade de informações com que temos que lidar simultaneamente é tão grande que tentar aprender tudo ao mesmo tempo, embora seja possível, causará um desgaste desnecessário, tanto na psicologia quanto na conta bancária.

Para os adeptos da conta demo, a ideia é fazer uma coisa por vez, até adquirir maestria em cada elemento. Assim como um piloto de avião que começa seu treinamento em simuladores, depois passa para aviões pequenos junto com seu instrutor, depois voo solo para somente muito tempo depois encarar um jato com 150 pessoas lá dentro, o trader deveria realizar todo seu treinamento em fases.

Assim, diante da pergunta "conta real ou conta demo?", a resposta é: depende de cada um. Ambas apresentam seus prós e contras, ambas afetam diferentemente as pessoas, seja no aspecto emocional, seja no aspecto técnico, seja no financeiro.

A escolha é individual e cada uma tem seu preço. O importante é saber que, qualquer forma escolhida será capaz de levar o trader ao sucesso, desde que executada com disciplina e rigor.

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Eduardo Becker

Físico de formação e trader desde 2005, atuando principalmente com Price Action. É professor da B3 e da FECAP.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.