Conta demo or not conta demo? Eis a questão!

• Uma das frases mais conhecidas do teatro clássico talvez seja aquela onde o personagem Hamlet, questionando-se sobre o dilema da existência, pergunta: ser ou não ser? Eis a questão (To be or not to be? That is the question).

Desde então, a frase caiu no gosto popular e acabou tornando-se um emblema das grandes questões existenciais da humanidade.

Guardadas as devidas proporções, e no âmbito da nossa atuação profissional, utilizar ou não uma conta demo durante as fases iniciais do trabalho do trader é uma dúvida que paira sobre as mentes de todos nós. Defensores e detratores da eficácia da conta demo durante a fase de treinamento costumam provocar episódios de acalorados debates nos fóruns e grupos de whatsapp.

Os detratores da conta demo argumentam que o treinamento em simuladores tira do trader iniciante a possibilidade de exercitar a parte mais importante do trabalho, que é o domínio psicológico. Para eles, por mais que alguém seja capaz de fingir estar operando em conta real, no fundo ele sabe que qualquer perda jamais o afetará financeiramente, e isso basta para que não execute seus trades do mesmo modo que o faria em uma conta real.

Para reforçar esta ideia, muitas pessoas que começam seu treinamento em simulador, acabam operando um número de contratos muito maior do que operariam em sua conta real. Isso, de certa maneira, acionaria  mecanismos psicológicos que os fazem sentir-se vitoriosos ao verem  valores de cinco ou seis dígitos em seus resultados operacionais, criando uma falsa sensação de consistência.

Dessa forma, o mais efetivo seria já começar seu treinamento em conta real para que se possa desde o começo ir educando a parte psicológica.

Por outro lado, iniciar seu treinamento em conta real também tem os seus reveses.

Como sabemos, existem três pilares que sustentam a atividade do trader: técnica, gestão financeira e psicologia.

Ocorre que, no início dos estudos, ainda não temos pleno domínio das técnicas e suas diversas aplicações. Desconhecemos muitos setups e suas possibilidades. Podemos escolher retorno à média, Fibonacci, price action, cruzamento de médias, Bollinger, Elliott e inúmeras outras ferramentas que nos ajudam  tomar a melhor decisão de entrada e saída das operações.

Um trader profissional conhece muitas técnicas. Ele não as usará todas o tempo todo, mas terá um conjunto delas em seu repertório e as executará com destreza de acordo com cada situação apresentada pelo mercado.

Adquirir essa fluência, esse quase automatismo, leva tempo. Serão horas de tela executando cada setup até sermos capazes de responder imediatamente a qualquer situação de mercado. Esse automatismo tem pouco a ver com psicologia. Saber executar uma técnica independe da quantidade de dinheiro que se tem na conta ou de medo de perder dinheiro ou errar o trade. Este processo está ligado à capacidade de, rapidamente, fazer uma leitura de mercado e responder com a técnica mais apropriada para aquela situação.

Adquirir fluência no uso das técnicas leva tempo e, realizar esse treinamento já utilizando sua conta real, poderá lhe custar dinheiro, desgaste emocional e até a própria crença em si mesmo.

Para os defensores da ideia de que se deve utilizar a conta demo durante a fase de treinamento, o trader deveria primeiro exercitar suas técnicas até adquirir fluência operacional para, só depois, quando souber exatamente o que fazer em cada situação, partir para a conta real e treinar o componente psicológico. No início da carreira, a quantidade de informações com que temos que lidar simultaneamente é tão grande que tentar aprender tudo ao mesmo tempo, embora seja possível, causará um desgaste desnecessário, tanto na psicologia quanto na conta bancária.

Para os adeptos da conta demo, a ideia é fazer uma coisa por vez, até adquirir maestria em cada elemento. Assim como um piloto de avião que começa seu treinamento em simuladores, depois passa para aviões pequenos junto com seu instrutor, depois voo solo para somente muito tempo depois encarar um jato com 150 pessoas lá dentro, o trader deveria realizar todo seu treinamento em fases.

Assim, diante da pergunta "conta real ou conta demo?", a resposta é: depende de cada um. Ambas apresentam seus prós e contras, ambas afetam diferentemente as pessoas, seja no aspecto emocional, seja no aspecto técnico, seja no financeiro.

A escolha é individual e cada uma tem seu preço. O importante é saber que, qualquer forma escolhida será capaz de levar o trader ao sucesso, desde que executada com disciplina e rigor.

Não esqueça de deixar seu like, assim sabemos que tipo de material continuar produzindo. 

Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!

• @Ebecker

Mestre Eduardo

Quantos "likes" eu pudesse dar, tantos eu daria! Que texto maravilhoso, lúcido e muito bem escrito. 

O exemplo dos pilotos de avião é perfeito. Cada vez mais, as companhias aéreas investem na qualidade dos "ground schools" e aumentam a carga horária mínima exigida, antes que o aluno-piloto pegue o manche pra valer. São muitas informações a serem absorvidas num curto espaço de tempo e 70% das atitudes dentro e fora da cabine, devem estar absolutamente automatizadas. Uma vez no ar - e não estamos no nosso meio - há pouquíssimo espaço para erros. Já mexi com aviação por um bom tempo e tenho um razoável conhecimento na área. Até mesmo os simuladores de voo desenvolvidos para serem executados em computadores caseiros - Flight Simulator da Microsoft, por exemplo - estão sendo vistos com bons olhos pelas escolas de aviação e reconhecidos como poderosa ferramenta de treinamento, especialmente para voos por instrumentos. 

Mas, o melhor exemplo, vou aplicar na área em que atuo como profissional: música. Trabalho em duas orquestras sinfônicas e sim, fazemos ensaios diários. Cada apresentação - concerto - exige um mínimo de 6, 7 ou mais ensaios, dependendo da complexidade da obra. Além dos ensaios com a orquestra inteira, há os "ensaios de naipes", onde apenas um grupo de instrumentos da mesma família trabalha com detalhes os trechos mais complexos. Junte aí as horas em casa, onde cada músico deve preparar sua parte para que possa chegar nos ensaios sabendo o que vai tocar. Chamamos de "leitura" e recebemos as partituras com 15 dias de antecedência do primeiro ensaio, seja ele de naipe ou orquestra completa. 

Então, sim. Sou adepto do simulador como ferramenta de aprendizado e automação de atos. Quanto mais automatizados forem nossos atos, mais aptos estaremos a dar uma resposta efetiva às diferentes situações apresentadas e melhores serão nossos recursos para deixarmos o emocional de fora na hora de tomar uma decisão. Por fim, termino meu comentário, complementando uma célebre frase:

"Treino é treino, jogo é jogo". E completo: ainda assim, times treinam.
    "Simulador é simulador, voo é voo". Ainda assim, pilotos treinam em simuladores com frequência
    "Ensaio é ensaio, concerto é concerto". Ainda assim, ensaiamos diariamente.

• @MuriloBarquette Nossa, sinto-me lisonjeado por seu comentário. Fico feliz que tenha gostado. Muitíssimo obrigado :)

• Olá Eduardo, 

Primeiramente, parabéns pelo texto! Fiz um curso de day trader a menos de 72h, e posso dizer que a minha vontade é a de sair operando e dominar o mundo. Porém, ao operar a conta demo, praticando a estratégia que treinamos, com a quantidade de contratos que pretendo operar, eu verifiquei que ainda preciso aprimorar mais a parte técnica a parte de tomada de decisão. Pois em 20 minutos operando eu levei o meu LOSS do dia na conta demo. Logo, eu acho de muita valia a conta demo para exercitar a parte técnica, mas temos que trabalhar com a DEMO tentando imitar a conta real. Sei que é difícil porém, para ser um trader é necessário muita disciplina. Eu ainda tenho problema com o meu trabalho, sou bancário e pretendo largar essa vida para ser trader. Eu quero estipular minhas metas, não quero agir sem ética como os banqueiros acabam impondo ao te mandarem as metas e executarem cobranças abusivas.

Penso hoje, que o day trade é a chance para eu mudar a minha vida. Porém, vamos com um passo por vez, sem colocar a carreta na frente dos bois e com certeza chegarei e todos os que se propuserem a estudar e agirem com parcimônia também chegarão.

• Bom dia! Meu nome é Gelson Ernani estou estudando no portal do trader, livros do candlestick e analise técnica,  e gostaria que vocês me desce uma orientação ou melhor fossem meus Mentores para auxiliar como eu estudo pela conta Demo,

• @Trader5603

Bom dia, Gelson

Poste suas dúvidas à vontade. O que exatamente você gostaria de saber?

Outra coisa: aqui não há mentores. Estamos todos aqui para aprender e trocar experiências. ;)

• olá, tudo bem? primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente conteudo. Atraves desse portal estou iniciando meus estudos no mercado financeiro. Gostaria de saber uma opinião pessoal de voces: existe a empresa atom que é uma mesa proprietaria em busca de day traders, para realizar a aplicação noteste deles, é necessario contratar uma especie de simulador para bater as metas exigidas, no entanto, esse simulador não possui graficos.ai vem o questionamento: é possivel realizar esse teste do simulador da atom utilizando como plataforma grafica o metatrader 5? ou seria melhor utilizar pelo menos uma versão simples de proftchart ou similares? gostaria de fazer a aplicação para esse teste, no entanto, tenho duvidas sobre qual plataforma grafica é mais indicada visto que é necessaria uma analise grafica para realização de estrategias/leitura de mercado/analise tecnica e etc... 

• @Trader5726

você deve utilizar a plataforma gráfica que melhor se identifica e que sabe operar por ela, ou seja, sabe onde e como inserir indicadores, configurar o visual, etc. Isso tudo será muito importante na hora de tomar uma decisão de compra ou venda. Ficar literalmente "catando" onde está cada coisa, te fará perder segundos preciosos na abertura ou encerramento de alguma operação.

• @MuriloBarquette obrigado pelo retorno. voce realmente acha possivel um inicante conseguir aderir a uma mesa proprietaria?

• @Trader5726 

não é impossível, mas você precisa ter consciência dos desafios. Vai depender muito do seu talento e da sua dedicação em aprender e acima de tudo a se disciplinar. Disciplina não é das nossas maiores virtudes e você precisará se reeducar. Mesmo com todo talento, ninguém se forma trader em algumas semanas, da mesma forma que ninguém se torna um médico, um advogado em poucas semanas. Tenha isso muito claro. Óbvio que seu talento fará diferença, mas não se apoie nisso. Muitas vezes, uma pessoa sem tanto talento, mas dedicada e aplicada acaba tendo melhores resultados que uma pessoa extremamente talentosa e que não se esforçou tanto. 

Mas, me diga, por que você gostaria de participar de uma mesa proprietária?

• @MuriloBarquette Muito obrigada pela orientação :) pois a mesa proprietária oferece um capital significativo para realizar as operações.Pesquise sobre o conceito da empresa Atom, é uma mesa proprietária que recruta traders para operar seu capital. voce opera a bastante tempo ja? costuma operar ações ou futuros? eu particularmente me intereço pelo dolar futuro, mas não sei se é boa ideia iniciar operando dolár...

• @Trader5726

vou te dar a minha opinião pessoal, ok? Longe de querer ser dono da verdade, costumo dizer que o mercado não está nem aí para as minhas opiniões. E é claro, cabe a cada um tomar suas próprias decisões.

1) Sim, eu conheço a Atom. Já visitei o site inúmeras vezes e assisti a vários vídeos sobre a empresa. O conceito em si é muito interessante, mas há que se prestar atenção em alguns detalhes importantes. 

a) nenhuma mesa proprietária permitirá que um novato opere um capital significativo. Você irá começar com 3 mini contratos e a partir do momento que começar a mostrar resultados, esse limite irá aumentando aos poucos;

b) o que você perde num mês, terá que ganhar para pagar nos meses seguintes;

c) se perder seguidamente, está fora;

d) boa parte do que você ganha nos trades fica com a mesa e o que fica pra você acaba não compensando o trabalho e o stress. Como prestador de serviço, você deverá abrir um CNPJ e isso demanda custos extras. Você emitirá uma nota fiscal à ATOM pelos serviços prestados e cada nota emitida gera tributação que fica exclusivamente a seu cargo;

e) sinceramente, para ser desse jeito, prefiro operar pra mim mesmo, ao invés de operar para os outros.

f) entrar numa mesa proprietária para operar 50 contratos é uma grande ilusão. Entenda que quem trata mal "pouco dinheiro", não saberá tratar bem "muito dinheiro". Aprenda a operar com disciplina e consistência. Quem consegue isso com 1 mini contrato, conseguirá (depois de um bom tempo) a mesma consistência com 50 lotes do contrato cheio. Disciplina e trading plan não têm qualquer relação com número de contratos. Tamanho de mão tem a ver com gestão de risco - que faz parte do trading plan. Tamanho de mão tem a ver com o quanto você aguenta perder se tudo der errado. Não pense que colocando um lote de 100 mini contratos no livro de ofertas você irá peitar o mercado. Antes que você possa dizer "quero ver alguém bater essa ordem" ela já foi raspada por alguém maior do que você. Sempre haverá alguém maior do que você. Lembre-se disso. 

2) Estou no mercado há quase 11 anos e já senti na pele o que é ganhar um bom dinheiro, devolver o que ganhei e ainda perder mais uma boa quantidade. Gosto muito de swingtrade com ações e estruturas com opções;

3) Acho o dólar um ativo extremamente complexo, arisco e volátil, além do fato de ser bastante alavancado. Os ganhos são ótimos, mas as perdas machucam. Em seu lugar, começaria com um ativo mais tranquilo e com gráficos mais longos, a fim de que você possa desenvolver sua própria leitura do mercado. 

• @MuriloBarquette Sim, obrigado pela opinião/orientação.A mesa tem os prós e contras mesmo,por isso to pensando bem e buscando orientação para não acabar me decepcionando alem disso tem todos as obrigações tributarias/legais em cima dos ganhos, o que ja é um custo a mais.. haha. Qual ativo voce acha razoavel pra um iniciante? 

• @Trader5726

eu começaria com o mini índice, gráficos de 30 ou 60 minutos, como forma de ir treinando sua leitura de gráficos. Mas sem um bom trading plan e sem disciplina, dá pra perder um bom dinheiro operando apenas 1 mini contrato.

• @MuriloBarquette hahaha verdade. Bom, vou começar olhando o grafico da plataforma metatrader com uma conta demo para iniciar os estudos..

• @MuriloBarquette e o que você define como disciplina pelo tempo de experiência no mercado que você já tem?

• @Trader5726

Disciplina é seguir o tradin plan à risca, sem ficar sabotando. Parece fácil, não? Mas quando as coisas não vão como planejamos, é mais fácil ainda não acionarmos o stop da operação e ainda criamos uma desculpa para não fazê-lo. Um bom trading plan inclui o ponto de entrada na operação, o ponto de stop (caso tudo dê errado), o ponto de realização parcial (se for o caso) e o ponto de realização total. O trading plan inclui ainda uma afinada gestão de risco. E o que é gestão de risco? É simples: pergunte-se "quanto estou disposto perder, se tudo der errado e eu for estopado?" Esse valor não pode abalar o seu emocional e nem seu patrimônio. É baseado nesse valor que você calculará o tamanho da sua mão. Só dessa forma você consegue ficar tranquilo no trade, pois sabe que se tudo der errado, você vai perder uma quantia confortável e que já está preparado para tal. O trading plan inclui ainda um valor máximo para perder num dia, numa semana e num mês inteiro. 

O mercado vai te "testar", pode acreditar nisso. Quando bater no ponto de entrada, não pode ter medo. É pra entrar. Bateu no stop? Sai fora. Não fique na esperança de que "o mercado vai voltar", nem caia na armadilha de fazer preço médio, pois se tudo der errado, seu prejuízo será bem maior que o planejado. Atitudes como essa é que chamamos de "boicotar" o trading plan. Tem que ter estômago, coragem e sangue frio para apertar o botão "encerrar" quando as coisas não estão indo como o planejado e você só consegue isso treinando sua disciplina para agir como um robô. Bateu no ponto de realização parcial? Siga o plano. Saia de parte (normalmente, a metade) da posição e coloque o stop no ponto de entrada. Isso se chama defesa de lucro. Bateu no alvo, não pense duas vezes: encerre a operação. "ah, mas tá subindo... vou ficar mais um pouco pra ver se ganho mais". É o tempo suficiente para o mercado reverter e ir lá buscar o seu stop. Pior: voltar a subir. O mercado vai te testar muitas vezes no dia e essas "violinadas" parecem ser planejadas para te deixar com raiva mesmo. Costumo dizer que o mercado é uma entidade com 150.000 olhos e que fica bem acima do seu ombro. Se você compra, ele vai lá te testar fazendo o preço cair bem próximo ao seu stop. Se vende, faz o preço subir até lamber o seu stop, só pra ver a sua reação (kkkkkkkkkkkkkkkkkk). 

Por fim, a tal "consistência" que tanto falam, pra mim é: ganhar muito quando acerta e perder pouco quando erra. Simples! Se você está perdendo muito quando erra, é porque algo está errado em suas análises e você precisará rever suas estratégias de entrada e saída. Não tem nada de errado nisso e você tem que se acostumar com as perdas. Elas fazem parte.

Amigo, quem está te dizendo isso é alguém que acumula uma perda de mais de 80.000 pontos no mini índice e mais de 1.600 pontos no mini dólar. Por que? Porque não segui NADA do que estou te recomendando. Senti na pele, no bolso, no estômago e na consciência a dor da perda por total falta de disciplina e planejamento. Sim! Isso dói no estômago. Muito mais do que a perda financeira - que não foi suficiente para me quebrar - tem o abalo emocional. Tantas perdas me machucaram bastante e deixaram profundas cicatrizes. Ainda hoje, mesmo operando conta demo, me sinto aflito com uma posição aberta. A pressão das perdas me faz sentir-me um derrotado no primeiro stop do dia. Vem logo aquele pensamento "pronto! Lá vou eu entregar dinheiro ao mercado, de novo!" 

Decidi que era hora de parar e para evitar ceder ao "canto da sereia", bloqueei minha conta na BM&F, até que eu aprenda a operar com disciplina novamente. Ainda estou muito longe disso... 

Então, caro amigo, para terminar essa novela, minha recomendação é que você comece pelo certo logo de cara. Não pague para aprender. Fica bem mais barato aprender com os erros dos outros.

Bons estudos

• @MuriloBarquette muito obrigado por compartilhar sua experiência :) vamos lá em busca da Disciplina então rsrs Bons Estudos.

• @Trader5564  Parabéns. Isso mostra que você tem a cabeça no lugar o que, na minha opinião, é decisivo para o sucesso nesta profissão. Não tenha pressa - as coisas vão acontecendo naturalmente. Daqui 1 ou 2 anos você irá olhar pra trás e ver que você sempre esteve no caminho certo. Sucesso.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.