Alta performance para traders


  • admin

    Alta performance para Traders

    Hoje serei direto. Vou falar sobre ALTA PERFORMANCE PARA TRADERS. Num mercado altamente competitivo seria um gigantesco engano ignorar este conceito, essencial para se formar um trader consistente. Porém, poucas pessoas se dão conta que existem métodos para se desenvolver habilidades fora da curva.


    Já parou para pensar o que faz alguém ser acima da média?

    Muita gente ainda acredita que talento e sucesso é questão de sorte, mas basta estudar de perto a vida de qualquer pessoa bem-sucedida para concluir que seu caminho até o topo foi cuidadosamente orquestrado. As pessoas têm o triste costume de subestimar a própria capacidade e atribuir o sucesso alheio à sorte, mas a verdade é que cada indivíduo tem plenas condições de construir seu próprio destino. Enquanto os conformados lamentam a própria condição, pessoas inquietas estão constantemente trabalhando duro para mudar a sua própria realidade. A diferença entre os dois grupos se resume a uma palavra: resiliência.

    Jack Ma, fundador do grupo Alibaba, considerado o homem mais rico da China, disse certa vez: “Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, eles entrevistaram 24 pessoas e contrataram 23. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado”. Ainda existem muitos outros casos de superação e sucesso envolvendo sujeitos como Steve Jobs e Bill Gates. Porém, não basta conhecer a história de sucesso das pessoas, é preciso responder à seguinte pergunta:

    Quais são os elementos que tornam uma pessoa acima da média?

    As redes sociais estão recheadas de imagens bonitas com frases motivacionais, porém, sem nunca apresentar soluções concretas. Na verdade, muitas vezes, o cidadão comum não tem a oportunidade de enxergar os mecanismos do sucesso com clareza. A maioria das pessoas se sensibiliza com os dizeres, mas no fim das contas, continua vivendo sem compreender o que de fato proporciona a diferenciação.

    Por isso, proponho elevar este assunto para outro nível e citar pontos objetivos para conquistar metas concretas, tanto no trading quanto na vida. Está na hora de adquirir uma visão que a maioria das pessoas não possui. Como já falei de disciplina, persistência, versatilidade e mindset, a seguir vou complementar estes pontos com 4 fatores fundamentais para se tornar uma pessoa fora de série. São pontos muito simples e até óbvios, porém, negligenciados na rotina da maioria das pessoas.

    1 – Tudo começa na sua mente!

    Na sua cabeça está o marco zero. Nela nascem os seus sonhos, os seus objetivos, planos para alcançá-los, motivação para colocar tudo em prática, disciplina para se manter na linha e a persistência para superar as adversidades. A sua mente é uma ferramenta tão fantástica que, quando bem utilizada, tem a capacidade de mudar as reações do seu organismo e ativar sensações e estados emocionais intencionalmente. Há anos atletas criam gatilhos mentais para entrar em estado de profunda concentração ou euforia, dependendo do esporte; artistas usam a mesma técnica para imprimir sentimentos como tristeza e raiva, seja numa peça de teatro ou pintando uma tela; executivos usam ensaios mentais para ministrar palestras ou conduzir reuniões importantes. Através de técnicas específicas, o seu cérebro pode ser reprogramado para alterar o seu estado emocional e até crenças positivas ou limitantes. Mas se engana quem pensa que estes conceitos, uma vez compreendidos, se fixam na mente de forma definitiva. Na verdade, eles são como músculos e devem ser exercitados diariamente para se manterem condicionados. Esta é a grande sacada!

    2 – A falta de tempo é só uma desculpa!

    Se Barack Obama e Mark Zukerberg ainda encontram tempo para ler um livro e cuidar da saúde enquanto lidam com múltiplas frentes, pode ter certeza que existem formas mais eficientes de usar o seu tempo. Este é o seu ativo mais precioso, pois cada hora que passa é uma hora a menos, que não volta mais. Faça um pequeno exercício e liste toda a sua rotina diária, cada detalhe a cada 30 minutos. Depois dê prioridade  1, 2, e 3, para inútil, médio e extremamente necessário, respectivamente. Se quer desempenhar acima da média, terá que substituir pequenos prazeres como vídeo game, novela (ou seriado, que é a mesma coisa), palavras cruzadas etc. São todos grandes consumidores de tempo e você pode viver sem eles. Substitua-os por algo que agregue alguma coisa como fazer exercícios físicos, conversar com boas companhias (amigos, família ou colegas de profissão, quem sabe traders), assistir documentários em vez de seriados, ler um bom livro... aliás, deixe os romances em segundo plano e prefira leituras com utilidade prática (com um livro de gestão talvez). E se você não gosta de ler, experimente os audiobooks. Escolha um ou dois momentos do dia (no máximo) para checar seu facebook e whatsapp, pois estes são os atuais maiores ladrões de tempo. Com estes ajustes, você já estará aproveitando o seu tempo melhor do que 99% da população.

    3 – Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive!

    Altere o ambiente ao seu redor de acordo com os seus objetivos. Karl Marx dizia que “o homem é produto do meio”, ou seja, o meio em que você vive influencia a sua forma de pensar e agir. Mas se estendermos este raciocínio, você também é a média dos filmes que assiste e livros que lê. Muitas pessoas se queixam por terem nascido pobres, viverem em lugares sem recursos e estarem cercados de pessoas sem expectativas. Mas muito pior do que isto é acreditar que a pobreza é a parte que lhe cabe neste mundo e continuar no mesmo ambiente improdutivo. Não seja um conformado, pois a manutenção da sua realidade, começa dentro da sua mente. Isto não significa que você passará a ignorar sua família, vizinhos e amigos, mas sim buscará novas conexões com pessoas que já estão em torno do objetivo que você deseja chegar um dia. Ao lado destas pessoas, inicialmente, você estará de fato deslocado e não terá como dialogar com elas. Mas com estudo, dedicação e tempo, o seu nível vai subir e um dia você conseguirá conversar com seus mentores de igual para igual. Além disso, se ainda não tem acesso a essas pessoas, lembre-se que um bom livro é a ponte mais curta entre você e grandes mentores.

    4 – Seu organismo é uma máquina!

    Imagine que você comprou um carrão, uma Mercedes Benz SLK, por exemplo. Você colocaria qualquer combustível nele? Que atenção daria na sua manutenção? O seu organismo é literalmente a máquina mais importante da sua vida e, dependendo da manutenção que você dá, ele pode performar como uma Ferrari ou como um carro popular. Você sabia que existem substâncias capazes de melhorar ou piorar a sua atividade mental? Atletas de ponta utilizam dietas para melhorar o desempenho físico há muito tempo. Mas de alguns anos para cá atores, políticos e executivos começaram a explorar os aspectos fisiológicos para desempenhar tarefas intelectuais. Esse estudo fisiológico se chama biohaching, o que significa literalmente ser um hacker da própria biologia. O processo une nutricionistas, educadores físicos e especialidades da medicina para fazer ajustes individuais cada vez mais finos no organismo, gerando condições propícias para hiperprodutividade. Desde então, alimentos e substâncias que favorecem a alta performance intelectual ganharam destaque. Com isso, algumas pessoas conseguem trabalhar com alta concentração, rendimento e sem sentir cansaço (sem drogas, sem medicamento, sem litros de energético e café). Vale ressaltar que os exercícios para condicionamento mental complementam o biohacking, o que nos leva de volta ao primeiro tópico.

    E você, o que tem feito para melhorar seu desempenho?

    Agora dá para entender porque alguns desempenham acima da média e é injusto fazer uma comparação com quem não adota tais práticas. Seria como colocar um atleta e um sedentário para competir entre eles. Além disso, se você reparou, eu não falei especificamente sobre trading até agora. Foi proposital!

    A alta performance requer um comprometimento que não pode ser parcial. Lembra do que falei sobre condicionamento mental? Isto significa que se você não tem autocontrole e persistência para fazer coisas chatas (como acordar cedo, manter uma dieta ou estudar diariamente), dificilmente estará pronto para encarar o mercado. Lembre-se que, assim como a persistência, a desistência também é um hábito. É preciso exercitar a mente em tudo e o tempo todo. Quando se compreende este ponto, não é exagero dizer que o trading é um estilo de vida.

    Vale ressaltar que desenvolver hábitos sobre produtividade leva meses ou até anos. Portanto, não tenha pressa! O trading é como uma longa maratona, e não como uma corrida de 100 metros. Investir bem é uma postura para a vida toda e requer empenho constante. Mas se você chegou até este ponto, parabéns! Eu respeito, admiro e agradeço a sua dedicação. Estou convencido de que, a partir de agora, a sua visão sobre ser uma pessoa acima da média é certamente mais clara e privilegiada.

    Caso tenha gostado desse tipo de conteudo não esqueça de deixar um Like, assim conseguimos melhorar os próximos artigos.

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!



  • @Sasaki  fala brother, fantástico este artigo parabéns! Sou novo aqui no portal e estou entrando neste mercado top, e com certeza vou precisar de muita disciplina, persistência, versatilidade e mindset,  para obter sucesso e conto com sua ajuda mestre.Grande abraço e Sucesso.



  • @Sasaki hoje encontrei o teu artigo... está muito bom, parabéns!

    Sucesso,

    Cirilo

    www.viveremaltaperformance.pt



  • Muito bom artigo Sasaki.

    Parabéns pelo empenho em trazer para nós, leitura motivacional com hábitos saudáveis para o nosso cotidiano, com um único objetivo, o bem estar de todos. Que todos possam não apenas admirar os conselhos atribuídos neste artigo, mas prática-los objetivando serem melhores em todos os aspectos de suas vidas.

    Grato,

    Wilson


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.