Fórmula Mágica: O melhor SETUP de todos os tempos


  • admin

    Formula Magica: O melhor SETUP

    Se você leu alguns textos que escrevi antes deste, certamente captou a importância que dou para a disciplina, mas acho importante reforçar outros pontos:

    A disciplina é essencial, mas constitui apenas uma parte dos requisitos para o sucesso no trading.

    Aliás, não apenas no trading, como em qualquer aspecto da vida. Além da disciplina, é preciso ser persistente para que esta disciplina dure a vida inteira, e não apenas algumas semanas. Acredite, tornar-se exímio requer tempo, dedicação e esforço contínuo. Por isso, hoje vou enfatizar o processo de formação de um profissional capaz de superar turbulências e mostrar que apenas uma técnica não não é o suficiente para se manter vencedor no longo prazo.

    Quando eu era criança, o país inteiro torcia nas manhãs de domingo por um brasileiro que, até hoje, é considerado um dos maiores ídolos nacionais: Ayrton Senna. Mas o que pouca gente se dá conta é que o talento deste incrível piloto foi minuciosamente construído, com base em disciplina e persistência. Ele ganhou seu primeiro kart aos 4 anos de idade, feito pelo próprio pai a partir de um motor de cortador de grama. Aos 13 anos começou a competir oficialmente e, desde então, passou por vários campeonatos, sempre progredindo.

    Quando chegou à Fórmula 1, Senna já tinha aproximadamente 2 décadas de prática intensa. Percebe? A trajetória brilhante na Fórmula 1 foi apenas uma consequência de um árduo e longo trabalho prévio. Mas muita gente ainda enxerga o talento como um dom divino, um privilégio para poucos, e usa isto como desculpa para a própria falta de iniciativa. Uma pena!

    Nosso povo é preguiçoso e está sempre buscando um atalho (ou uma desculpa). O “jeitinho brasileiro”, cravado em nossa cultura, nada mais é do que a alta criatividade a serviço da preguiça. O povo é preguiçoso até para sonhar – almeja ganhar na mega sena em vez de pensar em construir um negócio rentável com o próprio suor. E quando este típico cidadão chega na bolsa de valores, ele quer logo saber do esquema, do macete para ganhar muito arriscando pouco. Resumindo: ele quer a fórmula mágica. Mas quer saber o que é mais curioso disso tudo?

    Muitos traders ficaram milionários com uma fórmula mágica.

    E não estou me referindo a nenhum negócio ilícito – pasme! Quem tem um mínimo de proximidade com quem atuou no pregão viva voz, sabe que as antigas rodas de negociação eram cheias de “esquemas”. Porém, este não é o caso da técnica (na verdade, um conceito) que vou revelar ao longo deste texto. Nas próximas linhas você vai aprender um padrão que, apesar de extremamente simples, enriqueceu muitos traders.

    Há duas décadas atrás, quando computadores ainda eram itens de luxo no Brasil, centenas de operadores se acotovelavam nas rodas de negociações. A maioria da população não entendia nada quando aquele bando de malucos aparecia no Jornal Nacional gesticulando e gritando freneticamente. A verdade é que bolsa de valores era para poucos naquela época. Para se negociar no pregão viva voz era necessário ter uma permissão (o crachá, como se dizia), que custava caro até mesmo para alugar (sim, eles alugavam!). O registro dos negócios era manual e o processo era extremamente ineficiente. Isto se traduzia como uma excelente oportunidade para muitos operadores da época.

    Havia um delay gigantesco tanto entre o mercado brasileiro e internacional. Mesmo entre os ativos correlacionados aqui haviam discrepâncias de preço que demoravam para ser corrigidas. Um exemplo foi quando surgiram os minicontratos financeiros (índice Bovespa e dólar); outro exemplo foi quando alguns mercados eletrônicos funcionavam simultaneamente com os tradicionais do viva voz. Estas “brechas” são chamadas de ineficiências de mercado e as operações em cima destas distorções são chamadas de arbitragem.

    Esta é a tão sonhada fórmula mágica!

    Não é preciso ser muito técnico nem um gênio do mercado para ganhar dinheiro com isso. Porém, um tempo depois, a internet ganhou o mundo e com ela os sistemas ficaram mais eficientes e mais acessíveis (inclusive do ponto de vista de custo). A chegada dos robôs e algoritmos na década de 2000 cobriu a maioria destas brechas, acabando com a mamata, e o golpe de misericórdia veio em meados de 2009, com o fim do pregão viva voz. Nesta época eu era analista na maior corretora de traders independentes do Brasil e testemunhei de perto a extinção dos antigos “scalpers”, como eram chamados. Poucos estavam realmente preparados para enfrentar um fato inevitável: O mercado muda e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, aliás, pode não voltar a funcionar nunca mais. É preciso estar preparado para enfrentar imprevistos.

    Voltando alguns anos... em 24 de março de 1991 lá estava Aytron Senna, largando na pole-position no Autódromo de Interlagos. A disputa pela liderança era acirrada, mas o piloto brasileiro ia muito bem... até que um problema no câmbio o fez perder a quarta marcha. A situação piorou. Faltando 7 voltas para o final da corrida apenas a sexta marcha funcionava e Senna teve que segurar a alavanca do câmbio com a mão direita, na sexta marcha, enquanto pilotava com a mão esquerda. Como se não bastasse tanto “azar”, faltando duas voltas para o final, começou a chover. Mesmo assim, ele venceu (sua primeira vitória no Brasil)! Neste dia, a nação brasileira presenciou um dos maiores atos de fé, dor e determinação da história de um homem disciplinado e persistente.

    Isto é o que diferencia uma pessoa exímia das demais.

    Poucas pessoas se dão o trabalho de estudar, praticar e entender um mesmo problema sob diferentes ângulos. Poucos buscam se especializar. Por isso, são poucos os que realmente conseguem se adaptar a mudanças bruscas de cenário. A maioria quer aprender um único caminho, sem se preocupar com as prováveis mudanças. Isto explica porque não restaram muitos traders do pregão viva voz no mercado de hoje. Porém, apesar de parecer óbvio a esta altura, estas pessoas não fracassaram simplesmente por serem tolas. Muitos não se dão conta do que está acontecendo.

    Você já se deparou com um mercado insano, que te deixou perdido?

    Eu já e não tenho vergonha nenhuma de assumir isso. Como qualquer ser humano em busca de aperfeiçoamento, tomei alguns tombos. Mas felizmente encontrei pessoas que me apontaram os caminhos e me ajudaram a adquirir um mindset de trader. Hoje sei que não existe mercado bom ou ruim, pois tudo depende das nossas habilidades como trader. Sempre fiz questão de repassar o que aprendi, por isso, recomendo ler dois artigos postados recentemente: um sobre Repertório de Técnicas e outro sobre DNA Operacional. Após estes dois textos, acredito que você não fará mais perguntas (ingênuas) como:

    Qual é a melhor técnica de todas? Como posso copiar as estratégias de um trader vencedor?

    Para finalizar, fica o meu convite para dialogarmos abaixo sobre as suas dúvidas e anseios. Não tenha vergonha de expor o que pensa e o que gostaria de saber. Sua iniciativa e atitude é o que farão diferença no seu aprendizado.

    Boa leitura!


    “A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema”

    (Napoleão Bonaparte)

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!



  • Prezado Sasaki!

    Agradeço pelo aprendizado, valeu.


  • admin

    @franco sempre às ordens!



  • Parabéns Sasaki!

    Como sempre ótimos artigos. Gostaria de indicar um ótimo livro que trata a respeito de dedicação, persistência e disciplina, para complementar este excelente artigo. O livro é o Fora de Série do autor Malcolm Gladwell. O CSL vai apresentar o Momento Nerd sobre esse livro em Abril. Vale a leitura.

    Muito obrigado Sasaki pelo artigo e por partilhar o seu conhecimento.



  • Caio,

    Nos últimos tempos vi poucas pessoas falarem com a honestidade que vc tem. Você tem o poder de generalizar o comportamento e atitude de muitos, que de fato sempre procuram uma fórmula mágica, um jeito, um atalho para poder se dar bem em um contexto altamente complexo.

    Cansei de tomar pancada. Perdi muito. Tenho que assumir humildemente que a minha postura quanto a atuar na bolsa de valores chega a ser papel de criança. Até foi como brincar de banco imobiliário, contando com a sorte que tem nos dados.

    É, não me preparei. Agora não coloco uma ordem sem estudar antes e efetivamente ENTENDER o que acontece nesse mundo maluco, pelo menos é o que eu acho hoje.

    Aguardo ansiosamente pelo curso para poder me capacitar adequadamente.

    Obrigado pelo artigo e conto com a sua ajuda para fazer a minha GRADUAÇÃO em mercado de capitais.

    Um abraço

    Geraldo










  • admin

    @Durigueli ah, e você acha que já não li esse? Excelente livro, meu caro! Também recomendo o Poder do Hábito do Charles Duhigg, ou o Andar do Bêbado do Mlodinow


  • admin

    @Barretão o Programa TNT é sem dúvida o curso mais completo que existe no Brasil. E a cada edição melhoramos ele mais ainda! Digo para as pessoas que pensam se tratar de um investimento caro (o curso) que é o preço mais barato que elas vão pagar uma resposta/orientação honestas para que elas chegue, à conclusão se o trading é ou não é para elas. E, se o trading não couber na vida destas pessoas, garanto que os ensinamentos do curso poderão ser aplicado em outros aspectos da vida e ainda poderão oferecer um excelente subsídio para a gestão das economias/investimentos de longo prazo, pois não bitolamos no mundo trader, apenas.

    Tamo junto, meu caro!



  • @Sasaki mais um texto brilhante para reflexão e aprendizado... parabéns!!



  • @Sasaki primeiramente parabéns pelo ótimo artigo! Já que você mencionou o livro "O Andar do Bêbado" nos comentários, gostaria de perguntar qual foi o maior aprendizado ou a maior contribuição prática que ele trouxe para seu trabalho como trader. Abraços!



  • Muito legal o conteúdo.



  • Obrigado Sasaki!! Esse texto veio uma injeção de força de vontade, que é sempre bem-vindo nessa profissão. kkk

    Vc falou num abertura de mercado sobre um curso grátis de psicologia, ainda não saiu não né..



  • @Sasaki, parabéns pelo conteúdo. Sou recém chegado ao Portal e tbm ao Mercado, como um todo. Pouca prática e conhecimento, mas com disposição para tentar me aprimorar neste universo e, quem sabe, poder me denominar como um Trader dentro de algum tempo. Determinação e vontade para tentar não me faltam!! Chego hoje ao portal e, a partir de amanhã, vou começar a consumir todos tutoriais e cursos daqui. Forte abraço e sucesso a todos. Parabéns pela iniciativa do portal.



Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.