TradingView (Review) - Ferramenta para análise



  • TradingView.com (review)


    Gostaria de fazer um review sobre esse site que é uma plataforma que julgo essencial para quem é grafista e quer viver de trade. Obviamente existem outras grandes ferramentas no mercado como ProfitChart e MetaTrader. Esse essencial para automatizar as operações e aquele atualmente a ferramenta mais completa no mercado nacional. O ProfitChart vai além da análise gráfica oferecendo recursos para tape reading, além de integrar com as grandes corretoras do nosso Brasil.


    Bom mas estou aqui pra falar um pouco do TradingView.com e porque ele é, na minha humilde opnião, essencial na análise técnica profissional. Não vou me delongar com os recursos básicos que por si só não são tão básicos nele. Pois querendo analisar um gráfico poderá os comuns (Barras, Candles, Linha) como outros não tão comuns atualmente como Renko, Heiken Ashi, Kagi, Ponto e Figura e Quebra de linha.


    O primeiro grande gol do TradingView.com é ele fornecer uma plataforma própria para construção de estratégias, indicadores etc. Essa plataforma é uma estrutura de script com uma linguagem própria porém simples e bem documentada. Essa plataforma para construção de indicadores e estratégias é tão flexível e tão simples, que pode-se ao invés de simplesmente adicionar um indicador, pode abrir o indicador no editor do código e personalizar completamente o indicador. Vou colocar abaixo um exemplo que faz o TradeView.com único (dentre as ferramentas que conheço).


    O exemplo abaixo não representa setups para uso real no mercado. Apenas quero mostrar de forma simples o poder da linguagem de programação do TradeView.com e como ele pode agilizar a visualização do gráfico resumindo em uma tela tudo que precisa.


    Neste exemplo vou criar um Setup de retorno a média em 3 telas num só grafico. Imaginemos um setup de 3 telas com uma média de 21 períodos, em que eu queira comprar quando houver um retorno a média no 1 minuto, desde que o preço esteja acima da média também no 5 minutos e no 15 minutos.


    Codigo:


    //@version=2

    strategy("Retorno a média 3 em 1")


    periodos = input(21)


    media_movel_1m = security(tickerid, "1", ema(close, periodos))

    media_movel_5m = security(tickerid, "5", ema(close, periodos))

    media_movel_15m = security(tickerid, "15", ema(close, periodos))


    plot(media_movel_1m, "média movel 1m", color = red)

    plot(media_movel_5m, "média movel 5m", color = blue)

    plot(media_movel_15m, "média movel 15m", color = purple)



    Explicando:

    strategy - é um objeto necessário para criação de uma estratégia, por ele também pode-se nomear o indicador pra depois achar facilmente no gráfico.


    periodos - é apenas uma variável, para criar qualquer variável ou constante basta declarar com o sinal de igual.


    input - é uma função simples que apenas é usada para facilitar o uso do indicador. Com o input o valor de 21 pode ser mudado diretamente no gráfico, podendo facilmente personalizar o indicador para ativos diferentes, sem ter que ficar alterando o código.


    security - Aqui está um dos grandes diferenciais. O security garante que a função que eu escolher será executado no Ativo e no tempo que for determinado.


    tickerid - É uma variável interna (built-in) da linguagem que pega a ID do ativo que estiver como principal no gráfico. Poderia ter usado “IBOJ2017” por exemplo, mas usando o tickerid eu não prendo o indicador a um só Ativo.


    ema - Função interna (built-in) para gerar uma Média Móvel Exponencial (Exponential Moving Average)


    close - variável interna (built-in) para pegar os fechamentos dos candles (ou renkos ou o que estiver usando), quando usado dentro do security() o security garante que será feito no tempo correto indicado. Caso não queira os fechamentos pode usar open, hl2, hlc3 ou simplesmente fazer o seu preço médio por exemplo ((close+open)/2) incrível não?


    plot - função interna para imprimir a série de dados no gráfico em forma de linha.



    Pronto o indicador de 1 média em 3 tempos diferentes está pronto, vamos ver como ficou?




    Ótimo a linha azul e roxa ficaram “quadriculadas” pois elas representam a média de 21 períodos nos tempos de 5 minutos e 15 minutos respectivamente.


    Dica importante, é bom clicar no indicador e verificar se o indicador está considerando a escala para o mesmo lado da escala que está usando no gráfico, se não estiver ela poderá ficar distorcida no gráfico, apesar dos valores estarem corretos.


    Mas vamos um pouco mais além, o indicador está ai mas será que essa estratégia funciona, bom não irei detalhar tanto os comandos de estratégia, mas vou disponibilizar o código aqui e podem pesquisar usando a ajuda do TradingView.com ou comentando aqui, ficarei feliz em responder.


    Vamos a estratégia. Queremos comprar toda vez que ele bate na média móvel de 1 minuto desde que esteja acima das médias de 5m e de 15m. E vender no mesmo caso, desde que esteja abaixo das mesmas médias. Vou colocar um stop fixo em 10 ticks e um gain em 30 ticks.


    Código:


    if (crossunder(low, media_movel_1m) and low > media_movel_5m and low > media_movel_15m)

    strategy.entry("compra", strategy.long)


    if (crossover(high, media_movel_1m) and high < media_movel_5m and high < media_movel_15m)

    strategy.entry("venda", strategy.short)


    strategy.exit("compra", profit = 30, loss = 10)

    strategy.exit("venda", profit = 30, loss = 10)



    Resultado:


    Argh… não foi muito lucrativo né. Mas como avisado foi só um exemplo.


    Nas próximas postagens eu espero criar códigos de indicadores e estratégias sugeridas por vocês leitores.


    Caso ainda não tenha o TradingView.com ele é gratuito desde que use apenas o tempo gráfico diário ou maior, fornece 30 dias para experimentar com todos os recursos que mostrei e gráfico intraday em tempo real. Essa postagem não é patrocinada, mas se fizer o cadastro usando o link abaixo e vier a assinar a plataforma estará me ajudando pois serei comissionado pela TradingView.com.


    http://tradingview.go2cloud.org/aff_c?offer_id=2&a...


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