Olá a todos,Tenho algumas dúvidas relacionadas ao conteúdo da aula. Consigo compreender que uma das

• Olá a todos,

Tenho algumas dúvidas relacionadas ao conteúdo da aula. Consigo compreender que uma das utilidades do dólar futuro é se proteger em relação ao preço da moeda, muito utilizado, por exemplo, por empresas de exportação. Em relação ao índice futuro, não compreendi muito bem. Na verdade não li nada sobre o assunto. Aqui, vocês falam que serve para proteger uma carteira de investimento. Como isso acontece? É como se eu tivesse um fundo de ações que acompanhasse o Ibovespa e que minha equipe estima que o índice deve aumentar 3 % no próximo mês. Para garantir a rentabilidade, eu invisto a mesma quantia do fundo no índice futuro, caso ele preveja uma rentabilidade maior para o período. Seria mais ou menos assim?

Outra dúvida, essa em relação ao falado na aula. Afrma-se que o valor do dólar futuro é sempre maior do que a cotação atual (o mesmo para o índice, conforme afirmado). Isso ocorre mesmo que há uma previsão de queda na cotação?

Desde já agradeço,

Jeferson Perez

• Os fundos utilizam os contratos futuros para hedge - não é para rentabilizar mas sim para impedir ou limitar perdas na carteira de ações. No seu exemplo, se o fundo tem uma carteira baseada em Ibov e ele teme uma queda, basta ele vender uma posição equivalente em Reais em contratos futors de índice. Assim, se o mercado cair, os contratos futuros também cairão, mas como o fundo está com uma posição vendida neles, ele ganhará dinheiro. Mas este ganho será equivalente às perdas que ele terá com a desvalorização da carteira. Em termos financeiros, sai mais ou menos elas por elas. Mas eles protegeram a carteira contra quedas.

Quanto ao valor do dolar futuro - e isso ocorre em qualquer contrato futuro existente - é que o dinheiro no tempo tem um preço. Você não emprestaria R$ 100.000,00 para mim pelo prazo de um ano sem conbrar juros. Então o dinheiro tem um acréscimo de valor no tempo. No caso do dolar futuro, essa diferença é a remuneração do dolar no tempo até o vencimento do contrato.

• Os fundos utilizam os contratos futuros para hedge - não é para rentabilizar mas sim para impedir ou limitar perdas na carteira de ações. No seu exemplo, se o fundo tem uma carteira baseada em Ibov e ele teme uma queda, basta ele vender uma posição equivalente em Reais em contratos futors de índice. Assim, se o mercado cair, os contratos futuros também cairão, mas como o fundo está com uma posição vendida neles, ele ganhará dinheiro. Mas este ganho será equivalente às perdas que ele terá com a desvalorização da carteira. Em termos financeiros, sai mais ou menos elas por elas. Mas eles protegeram a carteira contra quedas.

Quanto ao valor do dolar futuro - e isso ocorre em qualquer contrato futuro existente - é que o dinheiro no tempo tem um preço. Você não emprestaria R$ 100.000,00 para mim pelo prazo de um ano sem conbrar juros. Então o dinheiro tem um acréscimo de valor no tempo. No caso do dolar futuro, essa diferença é a remuneração do dolar no tempo até o vencimento do contrato.

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.