Colaboração On-Line em Larga Escala

• Hoje completo uma semana de participação neste Forum e gostaria de fazer algumas observações para a reflexão dos membros participantes. Durante esse período, a única movimentação bem sucedida que vi em torno de um projeto foi a criação de um grupo no WhatsApp, com 43 postagens. Apesar do mérito da mobilização, há uma grande possibilidade do evento se transformar no que estamos acostumados a ver: envio de fotos, vídeos, memes, emoticons, e mensagens do tipo "E aí galera, a bolsa hoje sobe ou cai?", contribuindo para o aumento exponencial do lixo eletrônico! É uma pena, porque há aqui um enorme potencial intelectual e computacional amplamente desperdiçado, com tanta demanda de pesquisa por aí. E essa perda de foco pode ser observada também nas Instituições envolvidas, como a Corretora Rico, que disponibiliza 40 robôs para utilização. Quem já testou pelo menos metade deles? Participantes individuais também o fazem, como o Henrique Vilela, que realiza um trabalho voluntário notável, publicando um novo robô a cada dia em seu Facebook. Mas com tanta diversificação, ainda há quem proponha novas funcionalidades, como parada dos robôs no horário de almoço! Eu sugiro que sejam eleitos, para o Grupo, dois EAs, um "Seguidor de Tendências Roberto Pontes rpon...@yahoo.com.br

• Bom dia Roberto,

Concordo demais com você.

Sobre a questão do "lixo eletrônico", eu fui bastante criticado por ter colocado moderação nos posts do grupo https://www.facebook.com/groups/robosinvestidores/476050729223525/, inclusive alguns membros saíram por se sentirem ofendidos por não ter os seus posts aceitos. Mas tranquilo, é uma perda que estou disposto à aceitar em favor da qualidade do conteúdo.

Achei legal a sua idéia dos dois robôs, mas acho que o perfeito seria apenas um robô que somasse um seguidor de tendência e um de reversão à média, podendo desligar um ou outro. Me disponho a fazer este robô, a única pergunta seria: Quais Indicadores?

Baseado nos feedbacks dos robôs que eu distribuo eu diria que os mais usados (e com melhores resultados) seriam o HiLo (seguidor) e Bandas de Bollinger (reversão).

O que vocês acham?

Att.

• Roberto Pontes, muito boa a sua colocação e concordo com a sua sugestão. Tenho pouco conhecimento da matéria e por isso sugiro que você, o Cohen ou outro colega definam, inicialmente, 02 EAs um para o mini dólar e outro para o mini índice. Só acho que as parametrizações devem ser aleatórias, cada um escolhendo seus parâmetros, pois assim teremos mais resultados para avaliar.

Att.

Carlos Thiebaut

• Henrique,

Acho muito boa a complementação da ideia. O HiLo e a BB são boas opções de indicadores.

Na verdade, para realizar uma tarefa dessas, não se pode ser muito democrático, infelizmente. Muitas solicitações surgirão, e há que se ter muito cuidado para não se construir um "canivete suíço", senão fica difícil uma parametrização coletiva!

Att,

• Muito bom o vídeo, e pode contar com meu cérebro e meu computador :)

• Boa sugestão Henrique.

Tenho testado o HILO com bons resultados no dólar, mas no índice....

Att.

Carlos Thiebaut

• OK, já estou programando.
    Eu publico este robô (HiLo + Bandas) na segunda feira às 15:15 durante o "Momento Metatrader" (eu vou estar substituindo Cohen na segunda e na terça), e aproveito e já mostro ele ao vivo, OK?

• Henrique. Que bom saber que você está no grupo. Inclusive sou seu cliente e admiro demais sua capacidade.

Foi surpresa agradável ver sua iniciativa usar Hilo+BB. Confio nesse setup. Não existe no mercado. Já havia sugerido a idéia é muito me anima sua adesão ao projeto. Conte comigo. Abraços.

Enviado do meu dispositivo Samsung

• Olá Henrique, quanto à sua dúvida sobre quais indicadores para desligar o robo e, considerando que você utiliza BB em seu robô, permita informa-lhe que sugeri ao Leandro a utilização do indicador Bandas de Bollinger Width objetivando detectar níveis de baixa e alta volatilidade parametrizáveis para desligar/religar o robo de Hilo, prevenido seguidos stops em lateralizações. Ele gostou, está testando o indicador e já detectou alguns níveis parametrizáveis. Estamos aguardando um retorno dele para conferir a viabilidade de incorporação. O pessoal da Synvest disse,no último webinar que seria possível adicionar esta funcionalidade (desligar/religar o robo de acordo com níveis de um indicador) às configurações.
    Sds.,
    Surfista Manhoso

• O problema destes robôs gratuitos destinados à todos é incorporar o máximo de funcionalidades sem deixá-lo excessivamente complexo. Os robôs que distribuo são bastante simples, e fiz vídeos bem didáticos explicando as funcionalidades, mesmo assim não se passa um dia sem que eu tenha que explicar algum robô ou algum recurso. Isso toma muito do meu tempo (mais tempo do que me toma para desenvolvê-los).

Mas de qualquer forma obrigado pela sugestão, se for algo solicitado por muitos acabará sendo adicionado em algum momento.

• gostaria de testat hilo x bb

• Surfista,

Para maior entendimento das funcionalidades das BB e indicadores derivados , recomendo leitura do livro do autor das mesmas.

Ali se encontram as idéias originais do autor que muito foram distorcidas pelas idiossincrasias. Essa releitura permitirá uma interpretação uniforme.

• Boa noite Roberto!Concordo plenamente com suas colocações. Infelizmente, muitos não sabem utilizar os canais de comunicação de forma a torná-los produtivos e enriquecedores. É preferível um grupo com poucos participantes dispostos a trocar informações enriquecedoras e que agreguem valor, do que um grupo com milhares de participantes que só postam futilidade. Acho que seria interessante montarmos uma força tarefa para testar os robôs disponibilizados pela Rico e criar um "ranking" de desempenho por segmento: Ações, Mini Índice, Mini Dolar, etc. Nessa força tarefa, aqueles com menos conhecimento de programação seriam envolvidos. Seria interessante definirmos os padrões para a realização do "back test", por exemplo, o tamanho do histórico. Uma outra força tarefa se encarregaria do desenvolvimento de novos robôs, como o Roberto sugeriu, incluindo técnicas de inteligência artificial. Nesse caso, aqueles com conhecimento em programação, inteligência artificial, entre outras habilidades pertinentes, se envolveriam.Saudações a todos.

• Olá !por favor, qual e o livro original de BB?grato jorge

• Warley e Roberto e demais.Sugiro a ordem de maior liquidez dos papéis do Ibovespa. Foi citado no grupo que iniciariam uma planilha online para postarmos os resultados. Tenho conhecimento médio de mercado, sugiro quem tem mais conhecimento iniciar ela e compartilhar com as sugestões de papéis, tempo para backtest, entre outras configurações necessárias. Ontem fiz backtest em PETR4, VALE5, BBAS3, mini indice e mini dolar no robo hilo e nrtr com sucesso negativo, digamos. Postei agora no tópico oficial do Cohen.Estou à disposição para colaborar nos backtest e outros que souber.Janio

• Jcmarcuschi,
    Muito obrigado pela sua atenção em sugerir esta leitura.
    Sds.,
    Surfista Manhoso

• Jorge o livro do autor John bollingher leva seu nome: BANDAS DE BOLLINGHER. ed original inglês mas tem uma versão espanhola. Procure na Amazon. Recomendo que leia.

• Para quem deseja um rapido reconhecimento da estrategia de John Bollingher, pode começar por este link:

http://www.powerquote.com.br/john-bollinger.php

Enviado do tablet Samsung

• Salve amigos(as) !

Esse grupo foi criado sem nenhuma pretensão maior e acabou se tornando um monstrinho desengonçado... :D

Normal! E fico muito feliz em surgirem os elogios, as dúvidas e as críticas (construtivas preferencialmente!).

A próxima versão do Portal vai subir nos próximos dias e nosso Fórum estará la dentro!

Temos pessoas de todos os níveis e as vezes dúvidas muito básicas. Sem contar que o MT5 ainda engatinha por aqui.

Peço um pouco de paciência aos mais entendidos do assunto e que contribuam positivamente de modo a aumentar o nível aqui.

Essa sim pode ser a grande chave para o "conhecimento das massas".

Quero deixar claro que o grupo é uma iniciativa de vocês (clientes do Portal), não da Rico. Ou seja, nada tem a ver com a Rico.

Mas como o Portal e a Rico são grandes parceiros em algumas frentes, é inevitável que os lançamentos sejam em conjunto.

Os 40 ou mais robôs lançados, podem em parte terem se mostrado como um erro de projeto, mas a intenção foi a melhor possível e serão ainda uteis em lançamentos futuros. Podem acreditar.

Gravei um vídeo tutorial do robô do Hilo, porque foi o único lançado ao público até o momento. Os próximos virão em breve.

Essa foi uma mudança na política de lançamentos que prega muito mais a qualidade do que a quantidade, como vocês mesmos escreveram nos posts que acabei de ler.

Precisamos dividir muito bem o conhecimento existente aqui entre os desenvolvedores e os traders.

Uma coisa é a teoria e outra é a prática!

O nível de complexidade do robô precisa atender a expectativa do trader/investidor no que tange aos objetivos de ganho, drawdown, estabilidade, % de acerto e o que mais for importante. Ou seja, não há regra e nunca vamos atender todas as expectativas.

Acredito que o mais importante é saber que não existe "setup santo graal" e "nem robô santo graal".

A pesquisa é contínua e nunca vai acabar. Devemos usar esse grupo para nos aperfeiçoarmos e criarmos juntos as melhores ferramentas.

Todos estão de parabéns e aos poucos vamos organizando nosso Monstrinho. ok?!

• Olá pessoal.É isso Rodrigo. Como é meu primeiro contato com o MT5 estou um pouco perdido, mas o pessoal que entende mais está interagindo bastante no grupo e está me ajudando bastante.Valeu gente.Abs

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.