Vida de Trader - Expectativa vs Realidade



  • Vida de Trader

    Muitos são os caminhos que trazem alguém para o mundo da especulação financeira e do investimento. Alguns são realmente vocacionados e desde jovens alimentaram o sonho de trabalhar na área financeira. Outros vislumbram a área como um caminho para conquistar a riqueza. Também há pessoas que encaram a vida de trader como uma forma de trabalhar com muita liberdade, sem estar subordinado a ninguém, sem ter que se descolar pelo trânsito pesado das grandes cidades sem muitos horários a cumprir, e há ainda aqueles que enxergam a profissão de trader como uma tábua de salvação para uma situação de desemprego.

    Independente dos motivos que fizeram alguém querer trabalhar nessa área, praticamente todos os que dão seus primeiros passos na profissão parecem compartilhar de algumas ilusões.

    A primeira delas é pensar que o trading é uma forma fácil de ganhar dinheiro. Afinal, é só colocar ordens no gráfico com uma entrada decidida por algum setup campeão, e realizar lucro quando o preço atinge o alvo estabelecido.

    Outra ilusão comum é acreditar que em pouco tempo, e com pouco esforço, poderá ficar rico. Esta ilusão, aliás, é a pior de todas, já que pode fazer com que pessoas desempregadas procurem transformar-se em traders no pior momento para se fazer isso. Uma das ferramentas vitais para o trader é o domínio psicológico. A pessoa desempregada, repleta de compromissos financeiros e sem uma reserva considerável, estará emocionalmente abalada – razão suficiente para o fracasso na nova profissão.

    Há, em torno da profissão, uma aura de luxo, glamour e riqueza que não corresponde à realidade da maioria dos traders. Contribui para isto os filmes e séries de TV, além de sites contendo inúmeros relatos de pessoas que mostram orgulhosos suas boletas abarrotadas de zeros à esquerda da vírgula, carrões de luxo e viagens à países exóticos, propagando aos quatro ventos seu mais recente gain.

    Então, cheios de esperança e já em seus passos iniciais, os candidatos, ansiosos por alcançar a tão sonhada vida de trader, começam até mesmo a fazer contas para saber quanto terão que operar para alcançar a tão sonhada independência financeira. Alguns chegam mesmo a prever a data em finalmente terão alcançado sua independência financeira.

    Com o passar do tempo, a realidade vem bater à porta mostrando que a vida de trader não é tão simples. A começar pela formação.

    Embora a profusão de vídeos e sites na internet, aprender todos os meandros da profissão requer o apoio de pessoas experientes, que já trilharam os caminhos que levam ao sucesso profissional. Estudar sozinho, embora seja tecnicamente possível, fará com que o aspirante a trader percorra um caminho substancialmente mais longo do que o necessário. Sem a visão do todo, o aluno autodidata – mesmo aquele que possui o perfil adequado para o auto-estudo – poderá pular etapas que são necessárias à fundamentação de sua formação, obrigando-o a reavaliar seu conhecimento a cada situação inédita.

    Além disso, serão necessárias muitas horas de dedicação e operação. A formação completa de um trader profissional é demorada.

    Qualquer profissão carrega as mesmas exigências. Pense em quanto tempo um médico leva para se formar, ou um engenheiro, ou mesmo um profissional eminentemente técnico como um eletricista ou um programador de computadores. Serão anos de estudo, investimento financeiro – e as mensalidades escolares não são exatamente baixas – e treinamento prático. Só então, depois de um longo período de muito esforço, o profissional começa a obter os primeiros resultados que, no começo, ainda serão tímidos.

    Por que razão, para a formação de um trader, isso deveria ser diferente? Muitas pessoas chegam despreparadas e desinformadas no mercado. Acreditam que com pouquíssimo dinheiro, um curso de final de semana e uma plataforma gratuita, serão capazes de alcançar resultados de excelência.

    Além da formação inicial, são necessárias muitas horas de prática para que se adquira a experiência que garantirá a consistência nos resultados.

    A vida de trader é como a vida de qualquer outro profissional. Exige gosto pela atividade, senso de responsabilidade, resiliência, dedicação, esforço e investimento financeiro. Sem isso, as chances de ser prematuramente excluído do mercado serão enormes. Todo trader bem sucedido está o tempo todo ligado à tudo que se relaciona ao seu trabalho.

    Embora aquela imagem romântica do trader que opera por uma hora e vai para o shopping passear, a realidade é que a profissão é estressante, exigente e só premia quem verdadeiramente se entrega à ela.

    Finalmente, não se deve esperar ficar rico fazendo trading. A profissão, sem sombra de dúvida, será capaz de oferecer excelentes ganhos mensais à todo aquele que se dedicar e souber trilhar seus caminhos. Mas o trader profissional, ainda que autônomo, continuará dependente de um salário, dependente de seu esforço diário. Isto significa que qualquer incidente que o impeça de operar impactará seu rendimento mensal. Nada muito diferente do que ocorre com qualquer profissional liberal como advogados, dentistas ou contadores. Vale a frase: não é o salário que te deixa rico, mas sim o que você faz com ele depois de recebê-lo.

    Por isso, é importante que, tão logo seja capaz de adquirir consistência nos resultados, o trader comece a trilhar os caminhos do investimento, poupando parte dos seus rendimentos e aplicando-o em ativos de longo prazo. Isto irá inclusive assegurar uma renda passiva para os dias mais difíceis ou mesmo para a aposentadoria.

    Iniciativas como o Portal do Trader contribuem para aquisição e desenvolvimento desta consciência profissional. Ali se encontram pessoas realmente dedicadas a construir uma carreira sólida e duradoura.

    Por tudo isso, a primeira coisa a se pensar antes de decidir encarar a vida de trader, é tomar consciência de que embora os resultados demorem a aparecer, eles premiarão fartamente somente aqueles que estiverem dispostos a pagar o preço.

    Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!



  • Edson, eu busco informações de todos os lados, mas depois que estou seguindo as informações do Portal do Trader estou aprendendo a filtrar com mais cuidados as informações sobre Bolsas e seus derivados, com tantas informações na internet sobre o assunto que nos deixa meio perdidos, mas já percebi que o Portal é mais consistente e objetivos do que a maioria dos demais informantes, mas de qualquer forma para nós iniciantes a principio tudo é válido, obrigado.



  • Olá, antes de mais nada, gostaria de parabenizar o Portal pela iniciativa, pelo trabalho sério que vem desenvolvendo. É muito importante essa abordagem, pois tira o cara do país das maravilhas e o coloca na caverna do "dragão" ... ensinando que ele precisa primeiro aprender a lutar, se não vai ser fogo no Ra....... dele !!!! Show cara ! Tem minha admiração, texto bem elaborado sem

    bla bla bla ..... Direto ao ponto. Sou iniciante, tenho acompanhado o portal, as publicações, e realmente se vê que se trata de artigos consistentes; forte abraço a todos e em breve nos veremos com frequência . Att: Marcio Rocha - Rio de Janeiro



  • Disse tudo ,parabens.



Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.