Trader Consistente - Definições para um iniciante


  • admin

    Trader

    De tudo o que escrevi até hoje, ficou claro que há uma linha que perpassa todo o desenvolvimento profissional de um trader, e essa linha tem como elementos essenciais o estudo, a dedicação e a disciplina. Assim como na maioria das profissões, não se aprende um novo ofício sem pagar o ônus do esforço e do emprego de tempo. Este, alias, é o único elemento dessa equação sobre o qual não podemos atuar – o tempo é igual para todos. É possível, no entanto, otimizar sua utilização de modo a acelerar processos, mas novamente encontraremos limitações de natureza humana. O processo de aprendizagem é limitado pela nossa capacidade de absorção de informações. Forçar este processo para além da nossa capacidade mental e emocional resultará frequentemente na piora do processo de aprendizagem. Colocado de outra forma, temos que saber respeitar nosso ritmo.

    Por isso, todo processo de aprendizagem prescinde de um plano, preferencialmente elaborado por quem estuda e entende o processo de aprendizagem. Especialistas em educação e neurocientistas descobriram que há diversos modos de se otimizar a aprendizagem de qualquer disciplina. Um desses modos passa pela divisão do processo em etapas que respeitem nosso ciclo cerebral de atenção e, principalmente, o mecanismo de armazenagem que o cérebro utiliza para reter informações.

    Simplesmente expor-se à uma quantidade muito grande de novas informações sem utilizar-se dos mecanismos de retenção, fará o estudante apenas perder tempo.

    Este alerta é particularmente relevante nos dias atuais onde a farta disponibilização de informações na internet propicia o agravamento do fenômeno da baixa absorção. A quantidade de informação é tanta, e queremos conhecer tanta coisa em um curto espaço de tempo, que terminamos por saber cada vez menos sobre cada vez mais. Em outras palavras, o excesso de informação torna-nos seres dotados de ampla informação mas de conhecimento raso.

    Se quisermos otimizar nosso processo de aprendizagem, devemos contar com um método de estudo que nos conduza pelas atividades que causam a retenção. Elas compreendem o estudo focado durante o tempo correto, as repetições e a aplicação prática de um novo conceito ou técnica tão logo o aprenda. Isso fará aumentar substancialmente nossa capacidade de retenção.

    Quando decidimos estudar para nos tornarmos traders, a primeira impressão que temos é que o assunto é tão gigantesco que sequer sabemos por onde começar. Isto é natural, porque nosso trabalho tem realmente uma quantidade enorme de informações, técnicas e práticas que, quando combinadas entre si, parecem impossíveis de se dominar.

    Por isso, nós do Portal do Trader buscamos o que há de melhor em metodologia de aprendizagem para ajudar o aluno a alcançar o melhor resultado possível por esforço empreendido.

    Neste texto, para ajudar a orientar o trader iniciante, nós apresentamos três parâmetros que servirão como ponto de partida para seus estudos. Chamamos esses parâmetro de pilares porque eles estão na base que sustenta a atividade.

    Qual modalidade operar:

    Existem diversos modos de operar o mercado de renda variável, cada um deles oferecendo um tipo de resultado, cada um deles adaptado a um tipo de personalidade, cada um deles adequado à disponibilidade de tempo de cada trader.

    Como você já deve saber, trader não é somente aquela pessoa que fica o dia inteiro na frente de um computador comprando e vendendo ativos sem parar. Um trader profissional escolhe a modalidade adequada para cada situação e aguarda pacientemente diante do computador que suas condições e premissas operacionais se apresentem diante dele para que neste momento ele realize sua operação.

    Scalp Trading, Day Trading, Swing Trading e Buy & Hold são algumas modalidades operacionais que estão disponíveis no cardápio de um trader. Saber escolher aquela que melhor se adequa para cada situação e, principalmente para a condição específica do trader, é ponto chave em seu trabalho.

    O que operar:

    Embora o mercado brasileiro seja minúsculo quando comparado aos mercados de outros países, ainda assim temos à nossa disposição uma quantidade e diversidade de ativos em tamanho suficiente para nos permitir elaborar estratégias operacionais e de alocação de ativos.

    Além dos tradicionais ativos de renda fixa e os mais novos produtos de renda variável, como os fundos imobiliários, o trader tem à sua disposição um número bem grande de ativos como Ações, Futuros, Agrícolas e Derivativos que poderão ser operados de diversas maneiras, isolados ou combinadamente.

    No início, é praticamente impossível operar todos eles juntos e, por isso, o trader deverá familiarizar-se com as características de cada um para que possa escolher aquele que melhor combina com seu jeito próprio de operar, além da modalidade comentada há pouco (day trading, position, swing etc). Há pessoas que gostam de entender o mercado sob o ponto de vista macroeconômico, outros gostam de política, outros ainda são mais técnicos, alguns são mais propensos ao risco, outros nem tanto. Para cada estilo pessoal sempre haverá um ativo que traga as melhores respostas.

    Assim, devemos combinar o ativo com as características de nossa personalidade e temperamento. Para tanto, devemos conhecer os ativos, os mercados, suas principais características e os fundamentos que os movem.

    Ao final, você tentará escolher aquele grupo de ativos em que seu desempenho é ótimo e que trará os melhores resultados financeiros ao seu trabalho como trader.

    Como operar:

    Após definir uma modalidade e um campo de ação, chegou a hora das técnicas de análise. As formas de operar o mercado são muitas. Em qualquer bom livro de análise técnica você encontrará inúmeras. Entretanto, conhecer a técnica não é garantia de sucesso. Em um exemplo hipotético, se todos os traders utilizassem exatamente a mesma técnica, o mercado deixaria de existir, porque todos iriam comprar um ativo exatamente no mesmo ponto e, se todos estão comprando, não existiria ninguém vendendo.

    Então, embora seja necessário conhecer e saber aplicar na prática todas as técnicas, é necessário criar um repertório individual que, junto com seu próprio conhecimento e experiência de mercado, possibilitem que você imprima sua marca pessoal nas operações (o DNA operacional). Neste momento você terá encontrado o seu modo particular de operar o mercado e saberá o que fazer a cada situação que encontrar.

    Como você já deve ter percebido, o sucesso na área de trading não depende de um fator isolado, mas na combinação sinérgica entre diversos elementos e detalhes operacionais. Não basta saber o que operar, como operar ou de que modo operar, há que saber escolher aquela combinação que se adéqua ao seu estilo pessoal, disponibilidade de tempo e de capital.

    Como dissemos, nossa atividade é complexa e, dominá-la, leva tempo e exige esforço. Mas ela premiará fartamente aquele que souber aprender seus fundamentos e for capaz de aplicá-los na prática. Para alcançar este nível, é fundamental que você escolha um processo de aprendizagem que o conduza através do caminho mais efetivo, mais certeiro e que tenha sido construído com base na experiência de quem já passou por tudo isto e que poderá lhe guiar durante o processo.

    Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

    Boas reflexões e a gente se vê no mercado!

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!



  • Grande ensinamento... pois foi depois de ouvir você falar dos 3 pilares que consegui finalmente me encontrar... estou bem no início ainda, mas com base neles, já tracei um planejamento de como seguir em frente. Muita informação realmente confunde um pouco, mas depois de saber o que realmente queremos e com o que mais nos identificamos, é só ter disciplina, dedicação, organização e aprofundar o conhecimento. Obrigada!! Você é uma das minhas grandes inspirações nessa carreira!!


  • admin

    @Janaína-Queiroz que bom poder ajudar. Sempre digo que o meu ponto de vista está longe de ser uma verdade absoluta, mas procuro fazer um exercício frequente de voltar aos meus dramas iniciais e traçar soluções para quem está começando. Penso sempre o que eu gostaria de ouvir e que instruções receber se eu estivesse começando.



  • ESTOU INICIANDO OS ESTUDOS, MÉ O MELHORAS ESTOU ADORANDO, ENTRE TUDO QUE JÁ VI ESTE É O MELHOR CURSO DE APRENDIZADO QUE JÁ VI, OBRIGADO.




  • Olá! estamos estudando este curso que nos parece ser de grande valia para nós, visto que de tudo que já vimos este é o que traz de forma clara as informações explicitamente objetivas, eu como iniciante já tenho buscado informações sobre aplicações em bolsas, trader, day trader e neste curso estou encontrando informações inerentes as minhas necessidades de aprendizagem, obrigado, continue este trabalho maravilhoso que será muito importante para os iniciantes e até mesmo aqueles que já operam, até breve!



  • gostaria de refazer o analise tecnica mas parece que não da as respostas anteriores ficam marcadas para sempre?



  • Paciencia , disciplina e estrategia, obrigado por este artigo.


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.