Trader - DNA Operacional: cada trader é único.


  • admin

    DNA Trader

    Pablo Picasso (1881 – 1973), pintor espanhol conhecido por sua impressionante criatividade e que revolucionou a forma de se fazer arte no mundo dizia: é preciso conhecer a técnica para esquecer a técnica.

    Por trás dessa frase está uma ideia que transcende o mundo das artes e que pode ser utilizada para todas as profissões, indistintamente, inclusive a profissão trader.

    Picasso entendia que a criatividade é a habilidade de criar conexões inéditas entre idéias pré-existentes. Mas para isso, é necessário que o artista conheça profundamente todas elas, que as conheça absoluta e inequivocamente, que as incorpore em seu modo de pensar de modo que funcionem como uma espécie de segunda natureza. Nesse ponto o artista estará livre para, sem se dar conta, ser capaz de utilizar a técnica mais efetiva para cada situação ou problema artístico com que se deparar.

    Trabalhando dessa forma, o artista será livre para imprimir sua personalidade nas obras que produz. E é justamente esse fato que produz o estilo de cada artista. Você é capaz de reconhecer a autoria de um quadro que você nunca viu apenas reconhecendo o estilo com que foi pintado. É o estilo do artista que faz você reconhecer uma obra de Picasso, Van Gogh, Modigliani, Romero Brito e Os Gêmeos.

    Este mesmo conceito pode ser extrapolado para a profissão de trader. Observe dois traders profissionais operando o mesmo ativo o dia inteiro. Ao final do dia, cada um apresentará um resultado diferente. Embora tenham aprendido as mesmas coisas, lido os mesmos livros e incorporado as mesmas técnicas, cada um é capaz de operar segundo sua própria personalidade, imprimindo sua marca pessoal em cada estratégia, em cada operação.

    Fazendo um paralelo com o DNA biológico aquilo que nos dá identidade, denominamos DNA Operacional a identidade operacional do trader, o seu jeito próprio e único de operar.

    Chegar ao ponto de poder imprimir sua personalidade no desempenho do seu trabalho é resultado de um longo processo de aprendizagem e de prática, muita prática. O caminho para chegar até lá é único e não pode ser copiado, nem no processo, nem nos resultados finais.

    Começa-se estudando o que todos estudam, porque compreender os fundamentos do mercado é condição necessária para que se possa entender todo o resto. Como dizia o filósofo holandês Baruch de Espinoza (1632 - 1677), se quisermos conhecer verdadeiramente alguma coisa, devemos conhecê-las através de suas causas, e não por suas propriedades. Então, se pudermos compreender profundamente os movimentos do mercado e suas causas, a aplicação e até mesmo a criação de uma nova técnica será algo natural e fluente no trabalho do trader.

    Uma vez conhecidos os fundamentos, seremos capazes de compreender todas as nuances daquilo que movimenta o mercado e responder a cada um desses movimentos com uma técnica ou ferramenta específica para aquela situação. E só se consegue fazer isso se tivermos sidos expostos à um grande número delas e construído nosso repertório de técnicas.

    Para isso, é necessário que conheçamos bem o que já existe, observar traders mais experientes na sua aplicação e, mais que tudo, exercitar exaustivamente a aplicação prática de cada uma delas. Devemos praticá-las intensamente, de modo que gradativamente possamos incorporar cada uma delas ao nosso próprio jeito de ser e assim, paulatinamente, construir nosso DNA operacional.

    Mas não se engane. Não basta conhecermos as técnicas. Nosso DNA operacional é construído a partir da ação conjunta de todos os elementos que compõe a atividade do trader. Dito de outro modo, não se constrói o DNA operacional apenas com a técnica, com a gestão financeira, com uma psicologia ou somente com conhecimentos sobre análise fundamentalista. Alcançar um estilo operacional requer que todos e cada um desses elementos estejam presentes, atuando em conjunto, o que cria em nossa mente uma rede de dados e informações que, depois de incorporados, poderão ser acessados instantaneamente a cada nuance do comportamento do mercado.

    Por isso é preciso investir tempo e esforço na construção dessa base de dados. O caminho é longo, árduo e custoso. Obviamente esta trajetória será menos longa se nós pudermos contar com a ajuda de alguém mais experiente ou com profissionais de mercado que possam nos apontar de antemão o caminho a ser seguido, o que ajudará na fluidez do processo como um todo. Pode-se alcançar o mesmo resultado percorrendo o caminho sozinho mas, nesse caso, terá que passar por erros que poderiam ser evitados caso pudesse contar com a ajuda da experiência alheia.

    O sucesso profissional na área de trading é um sonho acalentado por muitos, mas só o alcançam aqueles que estão dispostos a pagar o preço e aproveitar qualidades pessoais para forjar o seu próprio jeito de operar. Portanto, além de tempo, estudo, dedicação e persistência, é preciso ser original e utilizar suas próprias particularidades para criar eficiência. Somando estes elementos você construirá as bases que o levarão à conquista de seu DNA Operacional. Uma vez lá, você terá alcançado o que a maioria sonha.

    Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

    Boas reflexões e a gente se vê no mercado!

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!



Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.