Tenho 10 mil reais, com quantos contratos de mini índice devo começar no day trade?

• Para começar, a margem média requerida por contrato é de R$100. Então com os seus 10 mil, você pode operar até 100 contratos. Mas será que vale a pena começar assim?

Existem algumas variáveis que devem ser consideradas nessa resposta: sensibilidade à perda, perfil de trader e meta de ganho/limite de perda diários.

Se você é uma pessoa que não suporta perder, pense em outra coisa, pois o mercado futuro é alavancado e consequentemente com alto risco de perdas. Aqui a relação riscoXretorno deve ser sempre observada com carinho.
    Passando dessa primeira parte, projete valores de perdas que você julgue aceitáveis e comece a alocação por aqui! Ou seja, não opere mini índice com uma quantidade superior ao que aceite perder caso tudo dê errado.

O próximo ponto é o seu perfil de trader. Se faz operações curtas com um bom nível de acerto ou operações mais longas com ganhos grandes (e possíveis perdas também). Ou ainda um meio termo.
    Assim você já pode estimar quantas operações fará por dia para chegar na sua meta de ganhos.
    Ex.: Se fizer 3 operações por dia buscando 50 pontos no índice (scalping) e ganhar todas, sairá com 150 pontos. Esse é um bom ganho de acordo com sua meta diária? Pra mim sim!!!

E finalmente passamos para o grande tópico de quem está começando (e quem já é intermediário também!): definição de metas de ganho ou perda diários.
    No nosso contexto, um exemplo de cálculo é o seguinte: tenho R$10K e quero estabelecer um ganho de 20% mensais em cima do meu capital total. Ta bom? Acho que sim!!!
    Então preciso ganhar R$2.000 por mês ou R$100 por dia.
    R$100 por dia no mini índice correspondem a 500 pontos com 1 contrato (cada ponto vale 20 centavos), 100 pontos com 5 contratos e assim por diante.
    Logo, se você consegue 150 pontos por dia de forma consistente, pode começar operando com 4 contratos e facilmente baterá sua meta.
    Esses 4 contratos irão exigir uma margem de R$400, ou seja, somente 4% do seu capital inicial.

A conta é sempre essa e o caminho é esse. Agora faça o seu plano e depois me conte se conseguiu chegar lá!

• Este post está deletado!

• Sou iniciante e não entendi muito. Mas estou com 3 mil como poderia começar de forma segura com mini contratos? Ganhar 100 reais por dia seria bacana, considerando, claro, os riscos.

• Cako, faça o nosso Webinar gratuito chamado Virando o Jogo em 3 meses para ter uma base melhor de gerenciamento de Risco. Ok?!
    Ele está a alguns posts abaixo desse.

Sucesso!!!

@Cako-Martins said:

Sou iniciante e não entendi muito. Mas estou com 3 mil como poderia começar de forma segura com mini contratos? Ganhar 100 reais por dia seria bacana, considerando, claro, os riscos.

• É realmente Rodrigo Cohen vou assistir a esse webnar, pois já vi muitas informações: já vi gente falar que dar pra começar com 500 reais, com 1000, com 2000, 3000, 5000, ... já vi dizer que só com 10.000 , ou só com 15 mil ou mais....etc. Eu mesmo sou iniciante e estou na fase de estudos nessa vida de Trader, e com tantas informações sinceramente se for pra esperar ter 20 mil reais pra poder começar a operar então eu vou demorar muito pra isso e concluirei que "Treidar" só dá pra entrar quem tem dinheiro mesmo . Gostaria de saber o ponto de vista de vocês em relação a quantidade de dinheiro para um iniciante começar a operar e obter ganhos para pelo menos ter lucro líquido (ou seja descontados os custos operacionais ). Mas vou continuar os estudos enquanto essa dúvida não for sanada. Agradeço a todos do Portal do Trader pelo trabalho com todos que desejam viver de Trader.

• Rodrigo, estou estudando através do portal e dos vídeos ao vivo de todos os dias, uma coisa que ainda não entendi é quanto custa um contrato?

Assisti o webinar mudando de vida em 3 meses e na sua planilha você coloca o mini-índice com valor de contrato a R$200,00

Mas no site da BMF diz o seguinte:

"Tamanho do contrato Contrato Futuro de Ibovespa multiplicado pelo valor em reais de cada ponto sendo que, cada ponto será de R$0,20."

Ou seja hoje o Contrato Futuro de Ibovespa é 66890 ou seja o valor de cada contrato é de R$13378,00

Esse valor de R$200,00 é a parte de alavancagem das corretoras?

Existe algum vídeo explicando como utilizar essa alavancagem?

Abraços

• Desculpe a demora, passou batido esse post pra mim...

Você pode começar com 2.000 sim! Mas não espere viver disso com os 2.000.
    Ou seja, comece para aprender e ir treinando. Aí quando você tiver um capital maior, já saberá onde colocar.

Essa é minha ideia. O mercado é para todos! Mas os objetivos DEVEM ser diferentes. Cada um em sua etapa da vida.

@Cako-Martins said:

É realmente Rodrigo Cohen vou assistir a esse webnar, pois já vi muitas informações: já vi gente falar que dar pra começar com 500 reais, com 1000, com 2000, 3000, 5000, ... já vi dizer que só com 10.000 , ou só com 15 mil ou mais....etc. Eu mesmo sou iniciante e estou na fase de estudos nessa vida de Trader, e com tantas informações sinceramente se for pra esperar ter 20 mil reais pra poder começar a operar então eu vou demorar muito pra isso e concluirei que "Treidar" só dá pra entrar quem tem dinheiro mesmo . Gostaria de saber o ponto de vista de vocês em relação a quantidade de dinheiro para um iniciante começar a operar e obter ganhos para pelo menos ter lucro líquido (ou seja descontados os custos operacionais ). Mas vou continuar os estudos enquanto essa dúvida não for sanada. Agradeço a todos do Portal do Trader pelo trabalho com todos que desejam viver de Trader.

• Sidnei,

esse webinar do Caio Sasaki explica muito bem o funcionamento do índice: https://portaldotrader.com.br/aprenda/webinars/des...

De qq forma, a variação de cada ponto é 20 centavos.

Se você ganha 1 ponto ganhou 20 centavos por cada contrato.
    Logo se ganhou 100 pontos, ficou com 0,20 x 100 = 20 reais.

E assim por diante.

@sidnei said:

Rodrigo, estou estudando através do portal e dos vídeos ao vivo de todos os dias, uma coisa que ainda não entendi é quanto custa um contrato?

Assisti o webinar mudando de vida em 3 meses e na sua planilha você coloca o mini-índice com valor de contrato a R$200,00

Mas no site da BMF diz o seguinte:

"Tamanho do contrato Contrato Futuro de Ibovespa multiplicado pelo valor em reais de cada ponto sendo que, cada ponto será de R$0,20."

Ou seja hoje o Contrato Futuro de Ibovespa é 66890 ou seja o valor de cada contrato é de R$13378,00

Esse valor de R$200,00 é a parte de alavancagem das corretoras?

Existe algum vídeo explicando como utilizar essa alavancagem?

Abraços

• Show Cohen, aprendi muuuuito com vcs do portal e em especial com vc, porque só opero dólar e índice por enquanto. Conteúdo com excelente qualidade, direto ao ponto e sem blá, blá, blá!

Já fiz muitos cursos pagos, e o conteúdo do portal é de longe melhor de muitos comercializados por ai.

Sucesso Sempre!!!

Att. Vida (。-_-。 )人( 。-_-。)

São Paulo

´✫¸.•°*”˜˜”
    ..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ☻/ღ˚ •。* ♥♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 。
    /▌*˛˚ ░ ░ٌٌٌ♥░ Sucesso! ˚ *
    / \ ˚. ★ *˛ ˚♥♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥♥ 。✰˚* ˚ ★ღ ˚ 。✰ •* ˚ ♥♥” ✰˚ ♥* ♥♥

• Essa dúvida com quanto começar sempre surge para nós iniciantes. Depois de assistir o Webinar Virando o Jogo em 3 meses, percebi o quanto o mínimo é mais.

Adorei o Arnold e seu guru. Você, o Caio Sasaki e o Marcos Moore são os meus gurus.... parabéns por esse trabalho tão incrível de vocês... Obrigada.

• @Rodrigo-Cohen Poria postar o link , já procurei na página Aprenda e não encontrei, grato

• Bom, acho q para voce começar, sugiro 1 mini contrato, independente da quantidade de capital...Após o momento que voce criar "corpo e confiança" na sua estratégia, acredito que tenha que levar 2 variáveis como decisão:

1º) Quantos % do seu capital voce está disposto a perder por operação 1%, 2%...3%??? (Ex. eu aceito 1%...pois tenho 100 chances para arriscar até "quebrar")

2º) Olhando a sua estratégia, qual seria a quantidade máxima de pontos que você fica confortável de tomar um stop tecnico?? (Ex. eu me sinto confortável em trabalhar com stop loss/técnico de 200 pontos " pois acredito que seja muito longe do meu preço de entrada")...

Então com o capital de R$ 10.000 , aceitando perder 1% por operação e tomando stop técnico de 200 pontos, temos:     

R$10.000 x 0,01 (1ªDecisão) = R$ 100,00 (vc está arriscando por operação)
    R$100 / 200 (2ªDecisão) = 0,50 R$ / Ponto 
    R$0,50 / 0,20 (vlr em R$ por ponto)) = 2 mini contratos , arredondando

Esse EU acredito que seria o seu lote mínimo a ser trabalhado nas operações...
    Obs: Vamos supor que vc queira entrar em uma operação e vc identifique um topo ou fundo como stop loss e a diferença entre o seu preço de entrada com seu stop loss (que vc visualizou topo ou fundo)  é de 100 pontos
    Então, voce poderá trabalhar com 4 mini contratos e não mais com 2... pois se vc for stopado, vc perderá somente 1% do seu capital...e por ai vai...só regra de 3...jogo rápido

- Aceitando 50 pontos de loss = 9 mini contratos
    - Aceitando 150 pontos de loss = 3 mini contratos

Saiba escolher e delimitar as suas 2 variáveis de decisão e só curtir as oportunidades sendo elas em tendencia ou acumulações

• Bom, aqui vai um depoimento e o meu ponto de vista.

Na verdade eu hoje é como se tivesse começando mas infelizmente pra mim é um recomeço

Conheço o mercado desde 2005 mas opero desde 2006, e, somando tudo com altos e baixos devo ter chegado a ter no máximo 110 mil em 1 ano ou 2 anos. Mas consegui  a proeza de falir, perdendo literalmente tudo. Por que em 2010 começou digamos um pesadelo na minha vida que eu não consegui separar do meu dia a dia na bolsa.

Cheguei a ponto de não conseguir fazer operações consistentes por 3 dias seguidos e se o fazia  no 4.o perdia parte e as vezes tudo. Ai pegava dinheiro do salário (pois normalmente trabalhava a tarde e operava pela manhã até inicio da tarde ) pra repor ou cobrir o "preju". Isso quando não esperava 2 ou 3 meses para tentar voltar novamente

Até perder tudo tudo cheguei a ficar um ano sem trabalhar pequei as últimas economia da última demissão 12 mil reais. e perdi tudo de novo

Inacreditavelmente.

Não conseguia ter limites de riscos, não conseguia controlar minha ansiedade nem a loucura do dólar ou índice variando demais balançando demais e me fazendo sair no prejuízo para depois a dor ser ainda maior ao ver o preço ir para o lucro que eu previa mas eu estava fora. Triste muito triste...

Até que tive que voltar a procurar emprego e trabalhar começar do zero e sofrer devido a outros fatores todas a humilhações e perseguições que eu jamais imaginaria sofrer

Mas não desisti. Queria estar rico antes dos 40, não consegui ,porém devo conseguir antes dos 50 pelo menos. É isso. Eu não desisti mesmo depois de tudo continuei operando conta demo tentando simular situações reais e me impondo a todas as análises necessárias bem como  os riscos e como fazer pra evita-los.,  também tentando manter  controle da mente e do bolso caso entre no "preju". E fui me aprimorando. Procurei definir e seguir religiosamente um método apenas (com pequenas variações). SETUP equilibrado afim de dar uma cara para meu Trade System.

Depois de quase 3 anos alterando entre tentar voltar ao mercado com  2600, 400, 500, 800, 400, 400, desisti e vi que não tem como lucrar sempre e aproveitar qualquer momento da bolsa para lucrar com pouco e baixo capital, por causa do stop que temos que assumir e aceitar e por não ser possível se defender fazendo realização parcial, ficando entrincheirado. Então eu tive que ter paciência e sofrer mais um pouco chegando a achar que possivelmente eu não teria mais sucesso em minha vida e que estaria pra sempre fadado ao fracasso sem nem ao menos ter realizado praticamente nenhum dos meus sonhos em todos os setores da minha vida.

Mas em fim apareceu uma o oportunidade e eu planejei o momento sem deixar de ir treinando na conta demo e me aprimorando. Tudo pronto até o final de junho. quando então na 1.a semana de Julho dia 3 seg feira, comecei finalmente a operar na MINHA CONTA REAL e basicamente Mini-índice e algumas vezes o Míni-dólar. Comecei com r$4.800,00 depositados na conta da minha corretora e procurei por em prática tudo que aprendi e treinei todo esse tempo. 

Resultado: desde o dia 3 até ontem dia 14 foram 10 dias de operações no míni-índice/mini-Dólar. E também foram 10 dias seguidos de Lucros consistentes me fazendo bater um record pois a muito, mas a muito tempo mesmo eu não sabia o que era operar por sequer 10 dias seguidos e tendo lucros ótimos sempre e isso operando no máximo das 09:00 ao 12:30 quando muito 13:00 por que eu trabalho de madrugada e preciso dormir a tarde. Mas simplesmente consegui em 10 dias chegar a 2 mil reais de lucros me fazendo Chegar a PL de  R$ 6.802,00 reais na conta. O que eu achei um resultado e tanto.. 

MINHA ESTRATÉGIA Tenho operado em média com 4 a 5 contratos no míni-índice e as vezes o mesmo no dólar.( lá prefiro no máximo 2). No míni-índice aconteceu 2 vezes  de operar com  15 a 20 minicontratos mas foi só para melhorar o preço médio no ponto de entrada errada por 80 - 120 pontos mas  tendo sim certeza da análise na busca da 3.a onda que ali era  a região de entrada.

Eu espero claro conseguir manter essa mesma consistência e espero que esse ano tenha conseguido realizar tudo que desejo e que minha palavra no início dele tenha sido uma profecia.

• Eu faria a seguinte conta.

Primeiro, calcule quantas operações você pretende fazer por dia. Como iniciantes, costumam exagerar, eu colocaria umas 20 operações.

Em seguida, estime a quantidade que você perde em média por cada operação. No início é normal, o spread (das operações feitas à mercado) e a corretagem consumirem em média uns 3 ticks por operação, somado a eventuais erros pelo fato de ser iniciante, eu colocaria uns 5 ticks. No mini-índice isso dá 25 pontos de prejuízo médio por operação que multiplicado por 20 = 500 pts de prejuízo médio por dia por cada minicontrato, ou seja, 100 reais.

Caso A: se você tiver uma boa gestão de risco e equilíbrio emocional, é possível limitar esse valor, por exemplo, um stop diário de 200 ou 300 pontos. Equivalente a 50 reais em média,

Caso B; Se você tiver baixo equilíbrio emocional, multiplique o valor por 5, que é igual o prejuízo médio multiplicado pelos cinco mini-contratos que o iniciante vai usar para tentar recuperar o prejuízo de um mini-contrato. Equivalente a 500 reais diários de prejuízo em média. O valor pode ser multiplicado novamente por cinco, caso haja uma nova tentativa de recuperar o que perdeu. Como isso é comum, um prejuízo de dois mil reais por dia não deve ser desconsiderado.

No caso B, você quebra a sua conta de dez mil reais entre 5 a 20 dias.

No caso A, dá para operar um ou dois mini-contratos e perder de dois a cinco mil reais, antes de você ganhar experiência e o daytrading começar a se autofinanciar.

• Você deve começar bem leve, com 1 ou no máximo 5 contratos, isso é muito importante para você ir testando sua estratégia e ir adquirindo confiança no seu setup.
    Visite meu blog:  http://daytradeemminiindice.co...

• Você deve seguir a risca o manejo de risco, mas antes de operar tem que estar enquadrado 100% em tudo o que precisa para ter sucesso nas operações, do contrário não terá a menor chance, visite meu site:  http://daytradeemminiindice.co...

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.