O que você quer aprender?

Ir

Livros sobre Trading

Tape Reading Jan 26, 2021

Saudações a todos!

Se você está começando a aprender a ler o fluxo do mercado, ou tem interesse e ainda não sabe por onde começar, certamente se perguntou onde conseguir um bom material a respeito do assunto, certo?

É bastante comum as pessoas me pedirem indicações de livros de trade sobre Tape Reading com o intuito de terem uma referência confiável e aprenderem a teoria detalhadamente. Isso funciona para QUASE tudo na vida, mas não faz muito sentido para atividades dinâmicas e que requerem o desenvolvimento de alguma habilidade prática. Por isso, dificilmente você vai encontrar um bom livro, que tenha o potencial para elevar a qualidade de suas execuções, assim como também é difícil encontrar livros sobre os temas “como jogar futebol profissionalmente” ou “como vencer um campeonato de skate”.

Nestes casos, um livro não ajuda muito porque, em primeiro lugar, o desenvolvimento destas atividades depende de características pessoais e, segundo, este tipo de habilidade só se compreende e se desenvolve com muita prática, além da teoria. O Tape Reading faz parte deste grupo de atividades que não se aprende em livro, pois, muito além da teoria, a observação de exemplos dinâmicos e a prática fazem toda a diferença. PRÁTICA – essa é a palavra-chave, ou seja, nada vai fazer um trader aprender melhor do que horas de tela (observando as coisas certas, é claro!).

Se por acaso alguém tomou a iniciativa de pesquisar por conta própria no Google, na Estante Virtual ou na Amazon, certamente encontrou alguns livros. Mas antes que você gaste seu tempo e dinheiro (e ainda no final se decepcione com o que vai encontrar), aqui vai uma breve resenha de dois livros que eu possuo:

Tape Reading & Tactics (Humphrey B. Neil) e Techniques of Tape Reading (Vadym Graifer & Christopher Schumacher ).

O primeiro foi publicado em 1931, o que por si só já deixa claro que o material pode até trazer conceitos fantásticos, contudo, certamente está desatualizado com a realidade de hoje. O Segundo livro é mais recente, mas não deixa de estar desatualizado, pois foi lançado no final da década de 80. Ambos são bons livros, com conceitos fantásticos sobre mindset, mas não são livros voltados para a leitura de fluxo utilizada para day trade no Brasil, que é, objetivamente, o que a maioria dos entusiastas da técnica procuram por aqui.

Aliás, muitos exemplos em ambos os livros ilustram gráficos de candle com rompimentos de topos e fundos, o que remete muito mais à técnica de Price Action. E mesmo se os conceitos estivessem mais atualizados, por conta de algumas diferenças entre o sistema de execução brasileiro e americano, ainda assim haveria uma série de trechos sem aplicação prática em nosso mercado. Só para citar uma diferença, em mercados como a NYSE e NASDAQ, as ordens podem ser executadas por “portas” diferentes, denominadas ECNs (Eletronic Communication Network), o que permite um mesmo preço ter mais de uma fila de compra e venda.

Então, para quem entende o mínimo do que estou falando, já imagina (ou não) como é a cara de um book de ofertas num sistema destes. Além disso, este sistema permite que ECNs diferentes cobrem taxas diferentes, gerando oportunidades de arbitragem entre os preços destas portas, ou seja, traduzindo, é possível fazer dinheiro comprando e vendendo exatamente no mesmo preço (eu mesmo já fiz muita operação assim, entre 2006 e 2007, até os robôs HFTs acabarem com a minha festa).

Enfim, acho que até aqui já fica claro que literaturas estrangeiras, ainda mais desatualizadas, vão ajudar pouco no entendimento do Tape Reading tupiniquim. Uns dias atrás ainda me citaram um livro sobre Tape Reading de um tal Richard D. Wyckoff, mas ao checar informações e constatar que se trata de mais um livro gringo da década de 30, não dei continuidade à busca (mesmo assim, como conhecimento nunca é demais, vale considerar a leitura).

Decepcionante, certo? Mas não me leve a mal, não tenho a intenção de te desanimar – só não quero que você perca seu tempo, como eu já perdi. Por outro lado, a boa notícia é que há algumas saídas bem plausíveis para você que deseja pelo menos começar a entender o que é Tape Reading. Em primeiro lugar você pode (e deve!) fazer cursos, e não precisam ser cursos pagos – recomendo procurar cursos gratuitos, introdutórios, até mesmo para saber se a técnica atende o seu perfil de trader (nem sempre se comenta isso, mas não é todo mundo que se adapta à leitura de fluxo, especialmente para day trade).

No próprio Portal do Trader há um curso gratuito que trata somente deste tema. Clique no link aqui embaixo e confira o nosso curso gratuito de Tape Reading:

E, para fechar, acho válido reforçar a importância da prática, dia após dia, pois a repetição é uma das melhores formas de desenvolver habilidades, muitas vezes até que ela se torne automática e inconsciente (pense no ato de dirigir um carro ou andar de bicicleta, por exemplo).

E este raciocínio leva a outra constatação: se você não possui tempo para praticar diariamente, ou não tem paciência para pregar os olhos na tela e assistir o mercado até por horas sem dispersar, talvez esta técnica não seja adequada para você. Relatórios, plugins, filtros e programações em geral podem até ajudar traders treinados para analisar o mercado por fluxo, mas não oferecem de forma alguma um atalho para o aprendizado e compreensão da técnica para quem está começando – este não tem jeito, precisa dedicar tempo, estudo e prática. Como citou certa vez o filósofo indiano, Osho: “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico”.

Boas reflexões e a gente se vê no mercado!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.