Becker, boa tarde!Se eu compro 1000 ações da Petrobrás a R$ 30,00 e compro uma opção de venda de 100

• Becker, boa tarde!

Se eu compro 1000 ações da Petrobrás a R$ 30,00 e compro uma opção de venda de 1000 ações a R$ 30,00. No dia do exercício da minha opção de venda o preço da ação vai para R$ 25,00 então eu excerço minha opção.

Duas perguntas: Se eu exercer minha opção a Petrobrás é obrigada a comprar? Ou seja, a liquidez é 100%?

Existe possibilidade de hoje eu comprar uma ação a R$ 30,00 e ter disponível uma opção de venda no valor de R$ 35,00 desta ação?

• Quem é obrigado a comprar suas ações não é a Petrobrás, mas sim a pessoa que vendeu a Put para você.

Quanto a segunda pergunta, se vc comprou uma ação a 30,00 e comprou uma  Put de 35,00 você poderã vender suas ações a 35,00. Mas se no momento da venda (ou exercício) a PETR4 estiver valendo R$ 32,00 você não encontrará contraparte (ninguém vai querer comprar de você por 35,00 algo que vale 32,00 no mercado a vista). Então sua compra vai virar pó na sua mão, ou seja,  gastou dinheiro  para comprar a Put mas não exerceu. Logo, perdeu o dinheiro gasto na compra da Put.

• Quem é obrigado a comprar suas ações não é a Petrobrás, mas sim a pessoa que vendeu a Put para você.

Quanto a segunda pergunta, se vc comprou uma ação a 30,00 e comprou uma  Put de 35,00 você poderã vender suas ações a 35,00. Mas se no momento da venda (ou exercício) a PETR4 estiver valendo R$ 32,00 você não encontrará contraparte (ninguém vai querer comprar de você por 35,00 algo que vale 32,00 no mercado a vista). Então sua compra vai virar pó na sua mão, ou seja,  gastou dinheiro  para comprar a Put mas não exerceu. Logo, perdeu o dinheiro gasto na compra da Put.

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.