Veja que são ações e como ganhar muito dinheiro através delas




  • Ação é a pequena parte de uma empresa, e que é comercializada na Bolsa de Valores com a finalidade de aumentar os investimentos, melhorar infraestrutura etc. Logo, o investidor está se tornando um sócio da companhia e proprietário de uma porcentagem da empresa escolhida, podendo receber dividendos em caso de lucros.


    O que são dividendos?


    São partes do lucro líquido dado aos acionistas e são proporcionais ao quanto de ações cada investidor possui no momento final de cada exercício social. A empresa é obrigada por lei a distribuir pelo menos 25% de seu lucro líquido ajustado aos seus acionistas.


    O que são bonificações?


    Correspondem à distribuição de novas ações àqueles investidores que já são acionistas da empresa. Em casos raros pode ter o repasse da bonificação em dinheiro.


    Tipos de Ações:


    Ações Ordinárias – ON: a principal característica dela é que dá ao investidor direito de votar e participar das decisões das empresas.


    Ações Preferenciais – PN: nela, o investidor não tem direito ao voto, contudo, ele tem preferência caso haja distribuição de lucros e compensações. Logo, se a companhia fizer distribuição de dividendos, este acionista será o primeiro a receber os lucros e no caso de falência, também será o primeiro a ser recompensado.


    UNITS: são representadas pelo número 11. Ela é um ativo composto, onde o investidor negocia ações de tipos diferentes em grupo, através do mesmo código. Uma UNIT por ser composta, por exemplo, por 2 ações preferenciais e 1 ação ordinária. Veja a seguir alguns exemplos:


    TIET11

    KLBN11

    SANB11


    Como os investidores podem ganhar dinheiro pelo mercado de ações?


    Juros Sobre Capital Próprio: é uma maneira da companhia remunerar os seus acionistas mesmo que não haja lucros. Esta pratica tem a finalidade de manter acionistas e atrair pessoas para investir nesta empresa.

    Não se pode esquecer que há uma taxa de 15% de Imposto de Renda retido na fonte.


    Com a valorização das ações: geralmente se dá porque o número de investidores querendo papéis de uma certa companhia cresce muito, revelando que eles têm boas expectativas quanto ao futuro da empresa.


    Queda das ações: caso o investidor acredite que uma ação cairá, pode realizar uma operação conhecida como Short Selling, que consiste em realizar a venda de uma ação mesmo sem tê-la. Para isso, o investidor pega a ação emprestada de um outro investidor, realiza a venda e quando a ação cair, compra mais barato e devolve ao dono original.





Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.