Guerra de robôs (trading system) será nosso futuro?

• Boa tarde Portal do Trader.

Assisti um video a seguir do Portal do Trader sobre Metatrader 5 e surgiram diversas dúvidas quanto ao futuro uso de expert advisors (robôs/trading system) para pessoas físicas versus os robôs dos grandes players com inteligência artificial, redes neurais, etc:

#action=share

Nos EUA como disse Marcos Moore mais de 70% das operações são feitas por robôs. Eu mesmo já estou quase que completamente só operando por robôs (expert advisor do Metatrader 5).

A pergunta, a dúvida que quero deixar aqui é se aqueles que usam robôs no Metatrader 5 usam um determinado robô por muito tempo ou vão mudando de robôs toda semana, todo mês, todo trimestre, etc?

Num outro post do colega trader MSK, ele me parece otimizar seus robôs quase que semanalmente buscando se adaptar as mudanças do mercado.

Eu não tenho mudado muito não de robôs, tenho usado os mesmos e comparando os resultados com alguns benchmarks (referências) para decidir de continuo com determinado robô ou se mudo para outro. Além é claro de mudar de robôs se os resultados fogem muito do esperado.

Outra dúvida e pergunta: como eu posso concorrer com os grandes players que tem computadores poderosos para otimização de setups, usam redes neurais, algoritmos genético ultra modernos que estão a anos-luz da capacidade de um computador pessoal. Então o que nós pessoas físicas podemos fazer?

Quero dizer o seguinte, escolho um robô, faço backtest e ele me atende, fico satisfeito. Começo a usar e parecesse que o mercado ou os robôs dos grandes players já perceberam como meu robô trabalha e vão atacar meus stops. Meu robô para de operar porque atingiu o limite de perdas diários. Então tento mudar de robô? Volto a operar manualmente para perceber a inteligência artificial dos robôs dos grandes players atuando e assim eu como a percepção de um ser humano e não do meu expert advisor, uso minha malandragem para conseguir superar os robôs dos grandes players?

O que os nobres colegas do Portal do Trader acham disso?

• Sou novato no mundo do trade, mas creio que nao. Enquanto os robôs nao atingirem a singularidade da inteligência artificial nós, humanos, seremos essencialmente diferente dos robôs e portanto imprevisíveis. E o nossos sentimentos - que muitas vezes, principalmente no trade, são vistos como um "defeito" - nos deixarão sempre um passo a frente deles os quais, por sua vez tem de ser alterado e reajustado periodicamente como acima citado. Enfim, por mais que existam robôs que se auto-reajustem a mudanças, para que ele nos ultrapassem em todos os aspectos do trade seria necessário que eles nos ultrapassassem como seres pensantes.

• CaiooK bom dia, legal sua resposta. Também concordo que nós, seres humanos temos muito mais capacidade do que os robôs.

Porém exatamente essa capacidade, em termos de sentimento é que fez com que começasse a usar robôs. Minha ganância, minha raiva, minhaimpaciência começaram a me atrapalhar muito nos meus trades.

Então eu comecei a usar robôs (expert adivisor do Metatrader 5) para eliminar essas emoções, além da praticidade e segurança na execução das ordens.

Mas uma coisa eu não esqueço que desempenho passado (backtest) de algum robô não quer dizer que vai acertar no futuro. O mercado é caótico, dinâmico e imprevisível, porque do contrário algum matemático, algum programador iria prever o comportamento futuro do Ibov, Petro, Vale, Dólar, etc.

Se fosse fácil os estatístico e os economistas econométricos ganhariam tudo.

Bons trades galer

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.