Navigation

    Portal do Trader
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users

    Tudo o que você precisa saber sobre mercados primários e secundários

    Aprendendo a Investir
    1
    1
    1731
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • PedroAugusto
      PedroAugusto last edited by


      Mercado Primário

      É onde há a emissão inicial de um título e o seu primeiro negócio. É através dele que as empresas conseguem recursos financeiros para investir. Nele o patrimônio financeiro obtido é direcionado para a empresa ou banco que lançou o ativo financeiro.


      IPO

      No mercado primário também é onde acontece o IPO (Initial Public Offering) ou Oferta Pública Inicial, onde ações de uma companhia são vendidas na Bolsa de Valores pela primeira vez. Esta operação é realizada para se conseguir capitalização para o financiamento de projetos.

      Diversos investidores apostam no IPO como uma forma de obter altos lucros, já que as ações podem ser lançadas em um valor baixo e podem aumentar logo em seguida.


      Como funciona o bookbuilding?

      A empresa emissora ao invés de fixar um preço, estabelece condições mínimas de lançamento e quem estiver interessado na aquisição envia suas ofertas de forma sigilosa a corretora, sendo que existe um prazo para a realização dos pedidos de reserva para participar do IPO.

      No pedido de reserva, os investidores dizem qual o preço máximo que aceitam pagar pelo ativo e devem ter uma margem de garantia na corretora conforme o valor solicitado para esta se assegurar que ele tem recursos para a compra, no caso do atendimento de seu pedido.

      O preço definitivo e o rateio são apurados depois da análise dessas ofertas, levando-se em conta os preços e respectivas quantidades ofertadas pelo investidor.


      Normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)


      Nas ofertas públicas iniciais só é permitida divulgação da oferta por materiais publicitários aprovados antes pela Comissão de Valores Mobiliários. A fim de evitar possíveis conflitos de interesses, as corretoras são proibidas de recomendar aos seus clientes a participação ou não em um IPO.

      A não participação de uma oferta como essa gera grande prejuízo para a corretora, porque além de deixar de ganhar um valor muito alto em comissões pela distribuição das ações, também faz a instituição ser mal vista por seus clientes que desejariam participar da oferta e acabaram perdendo a reserva ou abrindo conta na concorrente.


      Como saber o que fazer?

      É dificílimo analisar por conta própria se um IPO vale ou não a pena. É necessário realizar uma avaliação completa da empresa a fim de saber se o preço que irá pagar na ação é justo.


      Mercado Secundário

      É onde os títulos mobiliários emitidos no mercado primário são negociados de um proprietário a outro. Ele é tão importante quanto o primário, já que o funcionamento de um depende do outro. Jamais deve esquecer que os ativos financeiros não seriam negociados no mercado primário se não contassem com a capacidade do secundário de gerar liquidez a estes papéis.

      Quando o primeiro comprador revende este ativo a uma terceira pessoa, esta pessoa para outra e assim por diante, desencadeando um processo de circulação do ativo, estas operações ocorrem no mercado secundário.

      No Mercado Secundário os valores resultantes das transações não são mais direcionados para a empresa ou banco emissor do ativo, mas sim para os investidores que participam das novas negociações.

      Neste mercado o investidor não precisa apenas comprar uma ação e vendê-la quando houver valorização. Há muitas outras estratégias e aprendê-las é o diferencial para alcançar o sucesso com os investimentos.

      Uma outra operação como a colocação inicial, junto ao público, de grande lote de ações, é o chamado "Block Trade". Isto normalmente ocorre quand, algum sócio detentor de uma parcela considerável da empresa resolve vender suas ações, por motivos diversos, no mercado secundário. Este movimento tende a pressionar o preço dos papéis para baixo, pois o mercado pode entender que o principal (ou um dos principais) acionista não confia mais na capacidade da empresa em gerar bons resultados.

      Por regulamentação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a venda de grandes lotes (Block Trade) deve ser anunciada com antecedência ao mercado, a fim de proteger os acionistas minoritários de prejuízos por conta de uma abrupta queda no preço das ações.



      Exemplos de mercados secundários

      Bolsa de Valores - onde são negociadas as ações - como a PETR4, VALE5, OIBR4, CIEL3, USIM5 - e os contratos em Mercado Futuro de Dólar, Índice, Boi Gordo, Milho, Café e S&P 500.



      Exemplos de mercados primários

      Tesouro Direto- onde o governo federal emite títulos públicos como Tesouro Selic.

      1 Reply Last reply Reply Quote 2
      • First post
        Last post

      O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
      © 2021 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.