O mínimo que você precisa saber sobre candles



  • Os primeiros relatos sobre os candles vêm do século XVII quando o japonês Munehisa Homma, utilizou as "velas" para observar as tendências do mercado de arroz.

    Com o passar dos anos, este tipo de gráfico contou com a simpatia dos investidores pelo seu aspecto visual em relação aos gráficos tradicionais de barras, e também pela maior agilidade de se visualizar quais forças dominaram o mercado através das cores de candles.

    Durante a década de 1980, o trader norte-americano, Steven Nilson fez os seus primeiros ensaios sobre candlesticks para identificar padrões que definissem reversões ou continuações de tendências.


    O que são os candles?

    Os candles possibilitam enxergar os preços mínimos e máximos ofertados para um ativo, que são o preço inicial e o fechamento em determinado período do tempo, podendo ser a cada minuto, hora, dia, semana etc.

    Como os candles mostram as diversas forças que compram e vendem no mercado em determinado período, passou-se a estudar as configurações e os padrões formados pelos candles de modo a criar uma expectativa em relação ao comportamento dos preços.

    Nas extremidades do retângulo pode ter linhas que “saem” da caixa, perpendicularmente ao retângulo. As extremidades delas representam o preço máximo ofertado pelo ativo caso seja acima do retângulo, e o preço mínimo se for embaixo. Estas linhas são também denominadas de sombra.


    O corpo do candle representa a diferença entre o preço de abertura e o de fechamento. Dependendo do mercado, a configuração pode ser de vários modos, desde corpos muito longos até estreitos, nos quais não se pode identificar a diferença entre os preços de abertura e fechamento.

    De acordo com a variação dos preços no mercado, os candles vão se dispondo lado a lado, formando diversas configurações ao longo do tempo. Algumas disposições podem ser interpretadas como possíveis alertas para reversões e continuações de tendências, uma possível disparada nos preços, um bom sinal de compra ou venda etc. Veja um exemplo abaixo:



    1. Martelo

    Este padrão significa que pode ocorrer uma reversão na tendência de baixa atual para uma nova tendência de alta. Embora o aparecimento do martelo não seja uma certeza de que a tendência irá mudar, este candle sinaliza maior atenção em relação àquele momento. Para aumentar a chance de acertar os movimentos no preço é importante sempre combinar os padrões de candlesticks com outros indicadores de análise gráfica, como suportes e resistências, por exemplo.

    Você pode identificar este candle quando: o corpo pequeno estiver no topo; com a sombra inferior comprida; com pouca ou nenhuma sombra superior; com sombra inferior pelo menos duas vezes maior que o corpo e quando ocorre em uma tendência de baixa.




    2. Martelo Invertido

    Possui um formato de martelo de cabeça para baixo. É formado quando a abertura e o fechamento do candle são relativamente próximos (formando a cabeça do martelo invertido) e ocorre uma sombra para cima pelo menos duas vezes maior do que o comprimento da cabeça do martelo, formando o cabo do martelo invertido.

    Para identificar bem o Martelo Invertido, é preciso seguir essas regras que são básicas:

    -Precisa-se uma tendência de baixa;

    - corpo pequeno na parte inferior e grande sombra na parte superior;

    - sombra deve ser pelo menos duas vezes maior que o corpo sem sombra ou sombra muito pequena na parte inferior;

    - ter em mente que a cor é irrelevante.


    3. Estrela da Manhã

    É um padrão formado por três candlesticks consecutivos, e além disso, indica uma reversão da tendência de queda. No primeiro instante, ou no primeiro dia, há um candle de baixa com corpo longo. No segundo dia deve existir um candle de alta ou baixa, mas que tenha um corpo curto, onde os preços de abertura e fechamento estejam muito próximos.

    Esse candle deve estar abaixo do candle longo de baixa do dia anterior. No terceiro dia, configura-se um novo candle de corpo longo, só que dessa vez será um de alta nos preços.





    4. Nuvem Negra

    A Nuvem Negra denota uma possível reversão uma tendência de alta, sugerindo-se que os preços poderão passar a cair no curto-médio prazo.

    A Nuvem Negra tem o seguinte padrão: os preços devem estar previamente numa tendência de alta; deve haver um candle de alta de corpo longo no primeiro dia da formação do padrão; seguindo este candle deve haver um gap na abertura do segundo dia, com o preço abrindo acima do fechamento do primeiro candle; e o candle formado no segundo dia deve ser de queda e deve “invadir” o corpo do primeiro candle de alta, preferencialmente fechando abaixo da metade dele.



    5. Homem enforcado

    Indica uma possível reversão da tendência de alta. Ou seja, mostra que a pressão compradora PODE estar perdendo força.

    O racional por trás deste padrão é que houve um significativo movimento de venda no início do pregão (resultando na longa sombra), mas que os vendedores conseguiram segurar o preço do papel, que fecha o dia próximo ou no mesmo no preço de abertura (resultando no pequeno corpo).

    A pressão vendedora pode ser um alerta de que os comprados no ativo estão perdendo força e uma reversão está próxima.

    O Homem Enforcado só ocorre quando a sombra inferior tem mais do que duas vezes o tamanho do corpo, quando a sombra superior for muito pequena, e além disso, o corpo fica na parte de cima do candle. O formato lembra muito o do candlestick martelo, no entanto, lembre-se que o martelo ocorre em uma tendência de baixa, enquanto que o homem enforcado ocorre em uma tendência de alta



    6. Estrela cadente


    Indica um padrão de reversão configurado por um candle de corpo pequeno e sombra superior cerca de duas vezes maior que o corpo. É preferível que não haja sombra inferior, mas se houver, esta não deve ser muito significativa. Ocorre após um movimento de alta. A estrela cadente é um padrão de reversão baixista e aceita as duas cores possíveis de candles, porém, um candle de cor preta significa que o preço de fechamento foi inferior ao preço de abertura, fortalecendo o sinal de venda

    O ativo vem em um movimento de alta, mas ao fim do dia, o fechamento ocorre próximo ao preço de abertura. A realização de lucros que este padrão sugere indica que a pressão vendedora provavelmente será predominante nos próximos dias.

    Este movimento dos preços representado pelo candle estrela cadente demonstra um esgotamento da força compradora e um provável predomínio da força vendedora durante os próximos dias.





    7. Harami

    Este padrão pode ser de dois tipos:

    Harami de alta

    Harami quer dizer mulher grávida em japonês. É um padrão composto por dois candles. O primeiro tem um fechamento negativo, e o segundo, na maioria das vezes, um fechamento positivo com um corpo menor totalmente engolfado pelo corpo do primeiro candle.

    Após um movimento de baixa, um candle longo negativo (mãe) é seguido por um pequeno candle de indecisão (filho), cujos preços abrem e fecham dentro do corpo do candle anterior. O fechamento é acima da abertura, idealmente. A força dos vendedores certamente diminuiu e pode indicar reversão do movimento de baixa.

    A confirmação da reversão do movimento ocorre pelo prosseguimento de um novo movimento de alta, com o fechamento do candle seguinte acima do preço máximo do candle que representa ou o filho ou a mãe.




    Harami de baixa
    Indica um padrão composto por dois candles. O primeiro tem um fechamento positivo (mãe), enquanto o segundo (filho), na maioria das vezes, um fechamento negativo com um corpo menor totalmente engolfado pelo corpo do primeiro candle. É preferível que as sombras do segundo candle também estejam engolfadas pelo corpo do candle anterior. O harami de baixa ocorre após um movimento de alta, caracterizando-se como um padrão de reversão baixista. Um candle longo de alta é seguido por um pequeno candle de indecisão, cujos preços abrem e fecham dentro do corpo do candle anterior. O fechamento é abaixo da abertura, idealmente, o que indica que a força dos compradores certamente diminuiu e pode indicar reversão do movimento de alta. No padrão harami não é necessário que a cor do segundo candle, o de corpo pequeno, seja diferente do primeiro candle, o de corpo grande, mas o ideal no harami de baixa é que o segundo candle seja baixistaA confirmação da reversão do movimento ocorre pelo prosseguimento de um novo movimento de baixa, com o fechamento do candle seguinte abaixo do preço mínimo do candle que representa ou o filho ou a mãe.




    8. Engolfo

    Pode ser de dois tipos:


    Engolfo de alta

    Este padrão é composto por dois candles. O primeiro tem um fechamento negativo, enquanto o segundo um fechamento positivo com um corpo maior que envolve completamente o corpo do primeiro candle. Os corpos podem ter sombras superiores e inferiores.

    Ele ocorre após um movimento de correção de alta ou após a exaustão de uma tendência de baixa, com um padrão de reversão altista.

    Nele o mercado vem em um movimento de baixa, até que um dia abre abaixo do fechamento anterior, caracterizando, talvez, a última demonstração de força do lado vendedor. Ao longo do dia, no entanto, a pressão compradora vai aumentando, e o mercado consegue fechar acima da abertura do dia anterior, formando um candle positivo de corpo maior. Pode-se observar que houve uma inversão da força predominante nesse dia. O primeiro candle do padrão de engolfo tem um corpo bem pequeno e o segundo ter um corpo bem grande. Isso refletiria uma perda de força do movimento anterior e um aumento de força na direção contrária. Um grande aumento de volume no segundo período do padrão de engolfo.




    Engolfo de baixa

    Indica um padrão composto por dois candles. O primeiro tem um fechamento positivo, enquanto o segundo um fechamento negativo com um corpo maior que envolve completamente o corpo do primeiro candle. Os corpos podem ter sombras superiores e inferiores.

    Ele ocorre após um movimento de correção de baixa ou após a exaustão de uma tendência de alta. O engolfo de baixa é um padrão de reversão baixista. Ele também pode representar um enfraquecimento da força compradora e uma demonstração de força do lado vendedor.

    O mercado vem em um movimento de alta, até que um dia abre acima do fechamento anterior, caracterizando, talvez, a última demonstração de força do lado comprador. Ao longo do dia, no entanto, a pressão vendedora vai aumentando, e o mercado consegue fechar abaixo da abertura do dia anterior, formando um candle negativo de corpo maior. Observa-se então que houve uma inversão da força predominante nesse dia.



    9. Doji

    Este candle caracterizado por apresentar o preço de fechamento igual ao de abertura, mesmo que ocorram flutuações dos preços durante o período. O corpo do doji é representado por uma linha horizontal. Um candle de corpo bem pequeno também pode ser considerado um doji.

    Conforme o modo que ocorrem essas flutuações dos preços, o doji recebe denominações diferentes: doji star, doji libélula (dragonfly), que acontece após um movimento de baixa; doji lápide (gravestone), que acontece após um movimento de alta; doji pernalta (long leg doji), que sugere forte volatilidade. O surgimento de um doji, em qualquer situação, significará indecisão do mercado. Por apresentar fechamento igual à abertura, o candle doji indica que existe um equilíbrio de forças entre compradores e vendedores, independente das flutuações dos preços que ocorreram durante o período. Por significar indecisão do mercado, o doji – por si só – também pode ser considerado como um padrão de reversão. Se acontecem após um movimento de alta pode ser um sinal de reversão baixista. Se acontece após um movimento de queda pode significar um sinal de reversão altista

    Além disso, é muito comum os dojis participarem da composição de outros padrões de reversão mais relevantes, como a estrela da manhã, por exemplo.


    10. Piercing Pattern

    Este padrão é composto de dois candles após uma queda do mercado. O primeiro candle vem de um dia de queda com corpo negro. Já o segundo candle abre abaixo da mínima do dia anterior (gap de baixa), porém entra pressão compradora e os preços sobem, criando um candle de alta que fecha acima do meio do corpo do candle do dia anterior. Quanto maior for a penetração no corpo negro do primeiro dia, maior a chance de que ocorrerá uma reversão. Um padrão de Piercing ideal terá um candle de alta no segundo dia que ultrapassa a metade do corpo do candle de queda do primeiro dia.Se no dia seguinte ao Piercing pattern, o mercado fechar abaixo da mínima do padrão, é provável que uma nova perna de queda ocorrerá. Se, por outro lado, o mercado fechar acima da máxima do padrão será um sinal positivo para uma nova alta.





  • @PedroAugusto

    Excelente material, Pedro! Obrigado por compartilhar e parabéns!



  • Este último padrão nunca tinha ouvido falar.
    Fui dar uma olhada nos gráficos diários da série contínua do dolar e acabei identificando isso aqui abaixo, será que confere com o padrão informado?
    Fato ocorreu no dia 22/11/2016 no dolar mini.


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.