Trava de Alta em PETR4 - 29/08/2019 - encerrada com lucro em 04/09/2019

• Racional da operação:
    Gráfico semanal do papel mostra suporte na casa de R$24,50
    Venda de PETRU247 (strike R$24,52) por R$0,58
    Compra de PETRU237 (strike R$23,52) por R$0,27
    Spread recebido: R$0,31
    Risco máximo: R$0,69
    Break Even: R$24,21
    Preço da ação no momento da montagem da trava: R$24,85
    Rendimento bruto sobre capital arriscado: 44,9%
    Vencimento da operação: 16/09/2019 - 12 pregões
    Características da operação: risco moderado devido à alta volatilidade da ação, perda limitada e passagem do tempo a favor.

• @murilobarquette

Muito bom suas postagens Murilo! Estou iniciando no mercado de opções  e seu conteúdo ajuda bastante. Estou em dúvida em como posso fazer um gerenciamento de risco adequado para cada operação. Poderia falar sobre isso? Obrigado !!!

• Olá, @trader-27sf

Claro!

As travas têm uma característica bastante interessante que é justamente o prejuízo limitado. Nessa trava que eu montei, o prejuízo está limitado a R$0,69 por ação - diferença entre os strikes (R$1,00) menos o spread recebido (R$0,31). 

Como a trava é de alta, o pior cenário seria a queda do preço da ação. Então, imagine que no vencimento, a ação esteja negociada a R$23,00. Serei exercido em PETRU247 (minha posição vendida) e serei obrigado a comprar as ações por R$24,52. Porém, exerço meu direito em PETRU237 (minha posição comprada) e vendo as ações por R$23,52. Prejuízo de R$1 por ação. Mas, já havia recebido R$0,31 por ação ao montar a operação. 

Sabendo do risco máximo, podemos calcular o tamanho da mão, então estabeleço uma quantia máxima em dinheiro que aceito perder. Vamos dizer que seja R$800,00. Sei que meu prejuízo máximo é R$0,69 por ação. Então, basta dividir 800 por 0,69 que é igual a 1.159,42. Como as opções são negociadas apenas em lotes de 100, temos que arredondar. Fecho com 1.100. Se o preço da ação estiver abaixo de R$23,52 no dia do vencimento, meu prejuízo máximo será de R$759,00.

Desta forma, você monta a operação e esquece. Melhor ainda: pode se dar ao luxo de esperar o mercado voltar (algo impensável no mercado à vista) ;)

• @murilobarquette

Operação Trava de Baixa em Call - B3SA3, o que acha ? 

Venda de B3SAI 46 (strike R$46,08) 
    Compra de B3SAI 17 (strike R$47,58) 
    Spread recebido: R$0,45
    Stop: 1,45

Preço da ação: 44,97

• @trader-27sf

sua operação preenche dois dos três critérios para uma boa trava.

1) Tem a passagem do tempo a seu favor, ou seja, você não precisa de qualquer movimento do preço para sair vencedor. Se o preço ficar de lado, você ganha. Isso é ótimo!
    2) o ganho em relação ao capital arriscado está acima de 30%.

Qual a parte que acho não ser tão boa? Você montou uma trava de baixa utilizando opções de um ativo em franca tendência de alta. Eu gosto de usar o gráfico semanal, pois as estruturas com opções são de prazo um pouco mais longo (swingtrade, quase um position trade). Por outro lado, você usou opções prestes a vencer e isso diminui bastante o seu risco, pois há pouco prazo para o preço se mexer forte. Ou seja, as chances de a operação dar certo são boas.

Parabéns pela operação!

• Alta dos preços favoreceu a operação que foi encerrada hoje. Spread de R$0,31 recebido na montagem foi recomprado por R$0,05. O lucro bruto da operação foi de 37,68% em 4 pregões. Agora é partir pra próxima.

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.